quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O que é Vocação?

Caros irmãos e irmãs na fé da Paróquia Santa Teresinha, quero dirigir-me a vós neste mês de setembro, falando do mês de agosto o mês vocacional, para falar-vos de vocação. É muito comum encontrarmos pessoas que acham que vocação é coisa de padres e freiras, de religiosos e religiosas, de seminaristas e consagrados. Na verdade a vocação é algo que existe para todas as pessoas e principalmente cristãos e cristãs batizados.

A definição do significado do termo vocação vai nos ajudar num melhor esclarecimento. O termo “vocação”, como muitas das palavras da nossa língua, veio do latim. Em latim vocare quer dizer “chamar” ou “chamado”. Agora então fica fácil entendermos na prática o que é uma vocação. Sendo que o significado do termo latim vocare no português significa “chamado”, a vocação é então um chamado de Deus a cada um de nós.

O primeiro chamado que Deus faz é para todos. Trata-se do chamado à santidade. Este chamado é feito por Deus já no Antigo Testamento ao povo de Israel: “Sede santos, porque eu, Iahweh vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2). Também Jesus confirma este chamado aos discípulos, que se estende a todos nós: “Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). A nossa missão de cristãos no que diz respeito a este chamado é muito importante porque assim a evangelização será mais frutuosa. Como diz o ditado “as palavras comovem, mas os exemplos arrastam”. É essencial que nós os cristãos demos sempre um testemunho de santidade onde que estejamos para que o amor de Jesus irradie cada vez mais no mundo.

Mas a vocação existe também para cada um especificamente. São muitas as chamadas vocações específicas: vocação sacerdotal (padre) vocação religiosa (Frei, Freira), vocação ao matrimônio. Também há vocação consagrada (são fiéis que consagram a vida ao serviço de Deus, mas sem estar num convento) e a vocação da pessoa que prefere viver sem se casar, na fidelidade ao amor a Deus e no serviço do próximo. Em suma, ninguém vive sem vocação; todos somos chamados por Deus a viver uma vocação, servindo a Deus e ao próximo, contribuindo assim para a construção do Reino de Deus neste mundo. Jesus será sempre a nossa força nesta missão, pois ele mesmo disse: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20b).

Como vimos, Deus chama a cada um particularmente para uma vocação. Entretanto, este chamado de Deus necessita de uma resposta por parte da pessoa que é chamada. Quando Jesus chama os seus apóstolos logo eles o seguem: “Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens. Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no”. (Mc 1,16-18). Da mesma forma somos cada um de nós chamados a seguir Jesus. Este chamado é ainda mais especial para todos os batizados. Pelo batismo nos tornamos “filhos no Filho”, pois é a filiação divina de Jesus que nos garante a filiação em Deus, por sermos incorporados na Igreja que é o “Corpo de Cristo” e nós os membros deste corpo.

Sejamos então autênticos e fiéis em nossa vocação Cristã, a qual adquirimos pelo batismo e que nos lança a buscar a santidade através da vivência da fé e da nossa vocação específica. Convido também a todos para rezarem por todas as vocações, não só as vocações sacerdotais e religiosas. De modo especial convido a rezarem por estas últimas, para que sejam os primeiros darem o exemplo de santidade a fim de que Cristo seja cada vez mais conhecido e amado.

Seminarista José Antônio Ramos - 3º ano de Teologia
Seminário Maior “Dom José André Coimbra” de Patos de Minas
Postar um comentário

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

Foto: