quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O que é Vocação?

Caros irmãos e irmãs na fé da Paróquia Santa Teresinha, quero dirigir-me a vós neste mês de setembro, falando do mês de agosto o mês vocacional, para falar-vos de vocação. É muito comum encontrarmos pessoas que acham que vocação é coisa de padres e freiras, de religiosos e religiosas, de seminaristas e consagrados. Na verdade a vocação é algo que existe para todas as pessoas e principalmente cristãos e cristãs batizados.

A definição do significado do termo vocação vai nos ajudar num melhor esclarecimento. O termo “vocação”, como muitas das palavras da nossa língua, veio do latim. Em latim vocare quer dizer “chamar” ou “chamado”. Agora então fica fácil entendermos na prática o que é uma vocação. Sendo que o significado do termo latim vocare no português significa “chamado”, a vocação é então um chamado de Deus a cada um de nós.

O primeiro chamado que Deus faz é para todos. Trata-se do chamado à santidade. Este chamado é feito por Deus já no Antigo Testamento ao povo de Israel: “Sede santos, porque eu, Iahweh vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2). Também Jesus confirma este chamado aos discípulos, que se estende a todos nós: “Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). A nossa missão de cristãos no que diz respeito a este chamado é muito importante porque assim a evangelização será mais frutuosa. Como diz o ditado “as palavras comovem, mas os exemplos arrastam”. É essencial que nós os cristãos demos sempre um testemunho de santidade onde que estejamos para que o amor de Jesus irradie cada vez mais no mundo.

Mas a vocação existe também para cada um especificamente. São muitas as chamadas vocações específicas: vocação sacerdotal (padre) vocação religiosa (Frei, Freira), vocação ao matrimônio. Também há vocação consagrada (são fiéis que consagram a vida ao serviço de Deus, mas sem estar num convento) e a vocação da pessoa que prefere viver sem se casar, na fidelidade ao amor a Deus e no serviço do próximo. Em suma, ninguém vive sem vocação; todos somos chamados por Deus a viver uma vocação, servindo a Deus e ao próximo, contribuindo assim para a construção do Reino de Deus neste mundo. Jesus será sempre a nossa força nesta missão, pois ele mesmo disse: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20b).

Como vimos, Deus chama a cada um particularmente para uma vocação. Entretanto, este chamado de Deus necessita de uma resposta por parte da pessoa que é chamada. Quando Jesus chama os seus apóstolos logo eles o seguem: “Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens. Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no”. (Mc 1,16-18). Da mesma forma somos cada um de nós chamados a seguir Jesus. Este chamado é ainda mais especial para todos os batizados. Pelo batismo nos tornamos “filhos no Filho”, pois é a filiação divina de Jesus que nos garante a filiação em Deus, por sermos incorporados na Igreja que é o “Corpo de Cristo” e nós os membros deste corpo.

Sejamos então autênticos e fiéis em nossa vocação Cristã, a qual adquirimos pelo batismo e que nos lança a buscar a santidade através da vivência da fé e da nossa vocação específica. Convido também a todos para rezarem por todas as vocações, não só as vocações sacerdotais e religiosas. De modo especial convido a rezarem por estas últimas, para que sejam os primeiros darem o exemplo de santidade a fim de que Cristo seja cada vez mais conhecido e amado.

Seminarista José Antônio Ramos - 3º ano de Teologia
Seminário Maior “Dom José André Coimbra” de Patos de Minas

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3