terça-feira, 27 de setembro de 2011

Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011

“Que nenhuma adversidade vos paralise. Não tenhais medo do mundo, nem do futuro, nem da vossa fraqueza. O Senhor lhes tem concedido viver neste momento da história para que, graças à vossa fé, seu nome continue ressoando por toda a terra”, Bento XVI JMJ Madri 2011.


Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011

Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé

Entre os dias 16 e 21 de agosto, foi realizada em Madri na Espanha, a Jornada Mundial da Juventude – JMJ com o tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” - um trecho da Carta de São Paulo aos Colossenses. A Jornada é um momento da Igreja Católica, onde o Santo Padre vai ao encontro de milhares de jovens de todo mundo que se reúnem para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.

De acordo com seu idealizador e criador, beato João Paulo II “o principal objetivo das Jornadas é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.” (Carta de João Paulo II ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude organizado em Czestochowa).

Durante a Jornada são realizados eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Mas todas as atividades com o mesmo objetivo: a busca de Deus.

Nos dias que antecedem a JMJ são realizados os "Dias nas Dioceses", também conhecidos como Pré-jornada. Em Madri, foi realizado de 11 a 15 de Agosto em diversas dioceses espanholas que ofereceram aos jovens peregrinos, que vieram participarem da JMJ, a possibilidade de passarem algum tempo de convivência com outros jovens, na preparação da JMJ. Na Pré-jornada são realizadas atividades culturais, visitas históricas e momentos de festa, e também tempos de oração e celebração nos santuários e lugares de peregrinação, que formam parte da identidade religiosa local.

A Diocese de Patos de Minas foi representada na Jornada e Pré-Jornada, integrando a Delegação Oficial da CNBB, com os jovens André Nogueira da Paróquia Santo Antônio de Pádua Patos de Minas (Pastoral da Juventude) e a jovem Alessandra Aparecida de Oliveira da Paróquia São Damião de Molokai de Patrocínio (EJC).

Sobre a experiência


A delegação da CNBB era composta por dois jovens de cada diocese do Brasil, além de padres, religiosos e religiosas, que foram divididos por regiões. Nós da Diocese de Patos de Minas, ficamos com o grupo da região Sudeste e viajamos para Madri no dia 09 de agosto, saindo do aeroporto de Galeão no Rio de Janeiro – RJ.

Chegando em Madri, seguimos para a cidade de Valência onde realizaríamos a Pré-jornada. Outros grupos da delegação seguiram para outras cidades da Espanha como Sevilha e Cuidad Real. Ficamos alojados em um poliesportivo, em um distrito de Valência, onde também ficaram um grupo de jovens da Áustria. Com o objetivo de conhecer e vivenciar a realidade daquela diocese, entre os dias 11 e 14 tivemos a oportunidade de visitar paróquias e participar de celebrações, oficinas, peças de teatro e apresentações culturais, além de conhecer realidades de outros países através do contato com jovens de diversas partes do mundo que também vieram para a Pré-jornada em Valência. No dia 14 aconteceu o encerramento com um terço a beira mar, onde tivemos uma experiência de fé marcante, pelos testemunhos e pela dinamicidade na forma como foi preparado.

No dia 15 retornamos a Madri para a participarmos das atividades da Jornada. Além da tão esperada presença do Santo Padre, podemos contar, com bispos do mundo inteiro, inclusive do Brasil, para realização das celebrações e catequeses. Nosso grupo participou das catequeses para os jovens de língua portuguesa do dia 17 ao dia 19, sendo no dia 17 com o tema “Firmes na fé,” realizada por Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Referencial do Setor Juventude da CNBB; “Enraizados e edificados em cristo” no dia 18, com Dom Bernardino Marchió, Bispo de Caruaru - PE e no dia 19 com o tema “Testemunhas de Cristo no mundo”, feita com Dom Vilson Basso, Bispo de Caxias do Maranhão – MA e membro da comissão episcopal para juventude da CNBB. As catequeses aconteceram nas paróquias Santo Domingo de Sávio e Sam Juam Bosco, e foram momentos de formação importantes para todos da delegação.

Dia 16, houve uma missa de abertura da Jornada e acolhida para os peregrinos que chegaram a Madri. Nesta missa estavam presentes mais de 500 bispos do mundo inteiro. Durante a Jornada, além das catequeses e dos atos principais com a presença do Papa Bento XVI havia uma extensa programação com atividades culturais e litúrgicas, para conhecermos novas expressões de espiritualidade de jovens de todo mundo.

No dia 18, o Papa desembarcou em Madri, e neste mesmo dia na parte da tarde fez uma breve passagem pelas ruas entre os milhares de jovens que estavam a sua espera. Na noite, desse mesmo dia, realizou uma cerimônia de boas vindas com todos os jovens. No dia 19, o Santo Padre fez uma passagem mais demorada e mais longa entre a multidão de jovens, e celebrou a Via Crucis num momento muito emocionante da Jornada. No dia 20, toda a juventude que estava presente em Madri, seguiu para o aeroporto de Cuatro Vientos, onde o papa realizou a Adoração ao Santíssimo na noite de sábado. Os jovens permaneceram em vigília no aeroporto até dia 21, onde o Papa Bento XVI encerrou as atividades da JMJ em Madrid. Durante a Vigília enfrentamos sol, poeira, chuva, pisamos sobre espinhos, mas como disse o Papa Bento XVI, “vivemos uma aventura juntos”. No encerramento o Papa anunciou a cidade do Rio de janeiro como sede da próxima Jornada em 2013 e toda a juventude Brasileira ali presente festejou cantando em alto e bom som o orgulho de ser brasileiro.

A Jornada Mundial da Juventude também foi marcada em especial para a delegação da CNBB, como um momento de encontro do Setor Juventude, visto que estavam reunidos diversas expressões da juventude da nossa igreja, Pastoral da Juventude, Juventude Missionária, Movimento dos Focolares, Vicentinos, Ministério Jovem da Renovação Carismática, e tantas outras novas comunidades e movimentos. Enquanto estávamos em Madri, as orações da manhã eram preparadas por algumas destas expressões de juventude, podendo assim conhecer melhor a diversidade dos carismas juvenil da nossa igreja.

A Jornada foi um momento de intensa espiritualidade, onde era visível na vivência do grupo valores como fraternidade, solidariedade, comunhão e amor ao próximo, que a cada dia se fazia mais forte e presente entre os jovens participantes da Jornada. Diante das dificuldades que enfrentamos relacionadas as condições dos alojamentos, alimentação e locomoção tivemos um grande fortalecimento e renovação de fé, onde Deus se mostrava presente nas pequenas coisas. Foram momentos emocionantes que mostraram a força de uma juventude que conhece o amor de Cristo, e que se apresentavam a Igreja e ao mundo proclamando: “ESTA ES LA JUVENTUDE DEL PAPA”.

A JMJ foi também espaço para avaliação da JMJ de Madri e servirá como reflexão sobre como queremos construir a Jornada Mundial aqui no Brasil em 2013. Enfim foi um momento de conhecer novas culturas, novos povos e também de grande participação da juventude brasileira em Jornadas Mundiais, pois além da delegação da CNBB, tínhamos presentes mais de 13.000 jovens brasileiros, das diversas regiões do país inclusive da nossa Diocese que não estavam conosco na delegação, mas que foram viver a Jornada como um dos grandes momentos da juventude católica do mundo.

Alessandra Aparecida de Oliveira e André Nogueira Guimarães

Representantes da Diocese de Patos de Minas e da Delegação Oficial da CNBB na Jornada Mundial da Juventude.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3