terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições 2010

Como será aplicado o dinheiro público?

Amigos e Amigas estamos em período eleitoral, e em poucas semanas escolheremos nossos representantes. O atual sistema vigente no país é o sistema democrático, vivemos em uma república federativa, que tem seu presidente e seu vice. No âmbito estadual temos os governadores, que executam as atividades nos estados. E para legislar temos os deputados e senadores. Já nos municípios temos o prefeito e os vereadores.

Assim, pagamos nossos impostos e temos nosso dinheiro aplicado nas diversas atividades, que tem como bem promover o desenvolvimento do país.

O dinheiro público deve ser distribuído na educação, saúde, e segurança que são as principais metas de uma sociedade. Mas o que vemos no Brasil é uma desordem dessa aplicação, políticos corruptos que depredam o dinheiro público e desviam para outros fins.

O desrespeito com o dinheiro público deve ser evitado e combatido, quando votamos e elegemos nossos representantes esperamos deles um compromisso com a ética e com a verdade. Em um país, com tantas desigualdades e urgências a serem enfrentadas, precisamos ter uma postura cidadã e que esse dinheiro seja aplicado da melhor forma possível.

Isso é possível a partir do momento que a população, cobre dos poderes públicos, transparência e lealdade com aquilo que é nosso, afinal somos nós que “bancamos” toda a máquina administrativa com seu funcionamento e seus gastos.

Os recursos públicos e as verbas existentes devem ser acompanhadas pela população, que tem o dever de cobrar de seus representantes uma maior divulgação de onde está sendo gasto o dinheiro público; dessa forma teremos maior controle e rigidez diante de tantas falcatruas que assolam em nosso país.

Em algumas cidades brasileiras, tem o bonito exemplo do Orçamento Participativo, a população é ouvida e reivindica melhores condições de vida, e assim cobra do poder público maior efetividade para que os recursos sejam aplicados no lugar certo.

Contudo, o dinheiro público deve ser aplicado de forma equânime, que valorize a vida das pessoas, e que tenham a capacidade de solucionar os problemas, para que assim o povo sinta que seu dinheiro está sendo investido em obras, saneamento, educação e segurança pública.

Que sejamos cidadãos e cidadãs conscientes de nossa função, de que somos também responsáveis pela total aplicação do dinheiro público.

Natanael Oliveira Diniz
(Com. Santa Teresinha)
Postar um comentário

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores


Foto: