terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições 2010

Como será aplicado o dinheiro público?

Amigos e Amigas estamos em período eleitoral, e em poucas semanas escolheremos nossos representantes. O atual sistema vigente no país é o sistema democrático, vivemos em uma república federativa, que tem seu presidente e seu vice. No âmbito estadual temos os governadores, que executam as atividades nos estados. E para legislar temos os deputados e senadores. Já nos municípios temos o prefeito e os vereadores.

Assim, pagamos nossos impostos e temos nosso dinheiro aplicado nas diversas atividades, que tem como bem promover o desenvolvimento do país.

O dinheiro público deve ser distribuído na educação, saúde, e segurança que são as principais metas de uma sociedade. Mas o que vemos no Brasil é uma desordem dessa aplicação, políticos corruptos que depredam o dinheiro público e desviam para outros fins.

O desrespeito com o dinheiro público deve ser evitado e combatido, quando votamos e elegemos nossos representantes esperamos deles um compromisso com a ética e com a verdade. Em um país, com tantas desigualdades e urgências a serem enfrentadas, precisamos ter uma postura cidadã e que esse dinheiro seja aplicado da melhor forma possível.

Isso é possível a partir do momento que a população, cobre dos poderes públicos, transparência e lealdade com aquilo que é nosso, afinal somos nós que “bancamos” toda a máquina administrativa com seu funcionamento e seus gastos.

Os recursos públicos e as verbas existentes devem ser acompanhadas pela população, que tem o dever de cobrar de seus representantes uma maior divulgação de onde está sendo gasto o dinheiro público; dessa forma teremos maior controle e rigidez diante de tantas falcatruas que assolam em nosso país.

Em algumas cidades brasileiras, tem o bonito exemplo do Orçamento Participativo, a população é ouvida e reivindica melhores condições de vida, e assim cobra do poder público maior efetividade para que os recursos sejam aplicados no lugar certo.

Contudo, o dinheiro público deve ser aplicado de forma equânime, que valorize a vida das pessoas, e que tenham a capacidade de solucionar os problemas, para que assim o povo sinta que seu dinheiro está sendo investido em obras, saneamento, educação e segurança pública.

Que sejamos cidadãos e cidadãs conscientes de nossa função, de que somos também responsáveis pela total aplicação do dinheiro público.

Natanael Oliveira Diniz
(Com. Santa Teresinha)

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3