domingo, 11 de agosto de 2013

Após Vocação: Chamado e Resposta!

     No Brasil, o mês de agosto é sempre uma oportunidade para que possamos refletir sobre o chamado que Deus nos faz para vivermos de um modo mais concreto a nossa vocação á santidade, que recebemos no dia em que fomos batizados.

    Na primeira semana, lembramos a vocação sacerdotal, refletimos sobre a sua importância para a Igreja e rezamos ao Senhor da messe para que envie operários, de modo que não faltem padres para cuidar das mais diversas comunidades espalhadas pelo Brasil.

    Em seguida, recordamos a vocação religiosa. Nossa mente se volta para os homens e mulheres que se consagram a Deus através dos conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência para viverem em comunidade segundo o carisma de seus fundadores e servirem á Igreja e ao povo de Deus nos mais diferentes serviços, sejam de natureza religiosa ou social.

    Lembramo-nos também dos missionários e missionárias que deixaram suas terras e foram para os locais mais distantes no serviço do Reino de Deus, anunciando Jesus Cristo aos que não o conhecem e dilatando o Reino até os confins da terra.

    Outra vocação que não pode ser esquecida é a dos fiéis leigos e leigas que, através do exercício de ministérios não ordenados, se fazem presentes nas comunidades eclesiais e no mundo e se dedicam á evangelização na família, no trabalho profissional e no seu ambiente social, para santificar o mundo e fazer com que ele deixe de ser a cidade dos homens para tornar-se a cidade de Deus. Dentre os diferentes ministérios leigos, o último domingo de agosto destaca a catequese, comemorando o dia das catequistas.

    Grandes santos, exemplos de vocacionados, são lembrados neste mês, como São João Maria Vianney, o Cura D Ars, padroeiro dos párocos; São Lourenço, padroeiro dos diáconos; São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina e, de modo especial, nossa Santa Mãe do Céu, Maria Santíssima, que é recordada na solenidade da sua Assunção, nos apontando o feliz destino de todos os que dizem Sim a Deus.

    O tema vocacional é, de modo especial, voltado para os jovens. É um apelo para que todos procurem ouvir a voz de Deus e dizer sim ao seu chamado para servirem concretamente ao seu Reino. Vamos rezar para que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, abençoe a Igreja, mas principalmente os jovens, a fim de que sejam generosos no seguimento de Jesus Cristo e na colaboração para que a Igreja seja fiel ao mandato de seu Fundador e Mestre: Ide e fazei discípulos meus todos os povos.

Pascom - Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3