terça-feira, 21 de maio de 2013

Eucaristia: Fonte e Centro da Vida Cristã

A festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão ás nossas ruas.

É nesta data que a Igreja Católica celebra a presença de Cristo na Eucaristia, no pão e no vinho que o sacerdote consagra para se tornar o corpo e sangue de Cristo. Um mistério de síntese da vida de Cristo e da Igreja, um sinal da nova e definitiva comunhão entre a humanidade e Deus.

A festa de Corpus Christi, expressão latina que significa “Corpo de Cristo”, foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 11 de agosto de 1264. Mas se tornou realmente popular a partir de sua confirmação, feita pelo Papa Clemente V, em 1313. É celebrada sempre na quinta feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Isso porque, segundo os evangelhos sinóticos, a instituição da Eucaristia se deu na noite de Quinta feira Santa, na qual Jesus celebrou com seus apóstolos a ceia pascal e instituiu o memorial de sua paixão e morte, fatos que se concretizariam no dia seguinte.

Em várias regiões do país, e até no exterior, as procissões marcam a festa de Corpus Christi. O sacerdote percorre as ruas levando o Santíssimo Sacramento no ostensório. Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores, e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo.

Na nossa paróquia de Santa Terezinha, desde a chegada do Padre José Ricardo, as ruas são enfeitadas com mantas, edredons e colchas, que depois são doadas para famílias da nossa cidade. A celebração da Eucaristia nos faz avançar para as águas mais profundas do amor a Deus e aos irmãos. O pão eucarístico nos é dado para que sejamos juntos um só corpo em Cristo e vivamos a caridade fraterna, também fora da celebração.

Neste ano acontece a Celebração da Santa Missa, as 09:00h na Igreja Matriz de Santa Terezinha, com o tema pedido pelo Papa Francisco, “PAZ”, pedimos para que todos levem um lenço branco, os enfeites nas ruas serão sobre a “PAZ”. O trajeto da procissão será da Igreja Santa Terezinha até a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Como gesto concreto pedimos a doação de agasalhos, as doações poderão ser entregues no escritório paroquial, e no dia da celebração haverá locais para depositar sua doação no percurso da procissão.

Pascom - Paróquia Santa Terezinha

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3