sábado, 17 de novembro de 2012

“Estudai o Catecismo!”

    Este é o pedido do Papa Bento XVI aos jovens e fiéis feito pelo YOUCAT (Young Catecism, Catecismo Jovem em inglês), que foi distribuído na ocasião do DNJ (Dia Nacional da Juventude) ocorrido no mês de outubro em Monte Carmelo-MG, preparando o coração dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro no ano de 2013.

    Isto nos leva a refletir qual a real importância do estudo do catecismo, e como este deve ser feito. “Quanto mais conhecemos a igreja, mais a amamos!” diz o prof. Felipe Aquino em um de seus programas, “Escola da Fé” que é transmitido todas as quintas-feiras na TV Canção Nova. Em outra obra escrita pelo professor, o livro “O Catecismo da Igreja de A a Z”, ele mostra como o catecismo pode esclarecer as dúvidas sobre a igreja católica e formar um autentico cristão.

    Desde o começo da igreja os apóstolos se preocupavam com a formação do povo. São Paulo, ao escrever a São Tito e São Timóteo, os primeiros bispos, recomendou que tivessem todo o cuidado com a “sã doutrina”, como é citado na Bíblia: “seja firmemente apegado à doutrina da fé tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a sã doutrina e rebater os que a contradizem” (Tt 1,9). Depois grandes bispos e padres da igreja como, Santo Agostinho, Santo Atanásio, Santo Ambrósio, e tantos outros catequizavam o povo de Deus ensinando-os a doutrina.

    Nos dias de hoje, a melhor fonte de conhecimento da nossa doutrina é o Catecismo da Igreja Católica, aprovado em 1992 pelo Papa João Paulo II que pediu para que todos os Pastores da Igreja repassassem os ensinamentos contidos no catecismo. Este pedido é agora reforçado pelo seu sucessor e é oferecido a todo homem que nos pergunte a razão da nossa esperança e queira conhecer tudo àquilo em que a igreja católica crê.

Seminarista Guilherme Botelho,
Seminário Menor de Patrocínio

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores


Foto: