sábado, 17 de novembro de 2012

“Estudai o Catecismo!”

    Este é o pedido do Papa Bento XVI aos jovens e fiéis feito pelo YOUCAT (Young Catecism, Catecismo Jovem em inglês), que foi distribuído na ocasião do DNJ (Dia Nacional da Juventude) ocorrido no mês de outubro em Monte Carmelo-MG, preparando o coração dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro no ano de 2013.

    Isto nos leva a refletir qual a real importância do estudo do catecismo, e como este deve ser feito. “Quanto mais conhecemos a igreja, mais a amamos!” diz o prof. Felipe Aquino em um de seus programas, “Escola da Fé” que é transmitido todas as quintas-feiras na TV Canção Nova. Em outra obra escrita pelo professor, o livro “O Catecismo da Igreja de A a Z”, ele mostra como o catecismo pode esclarecer as dúvidas sobre a igreja católica e formar um autentico cristão.

    Desde o começo da igreja os apóstolos se preocupavam com a formação do povo. São Paulo, ao escrever a São Tito e São Timóteo, os primeiros bispos, recomendou que tivessem todo o cuidado com a “sã doutrina”, como é citado na Bíblia: “seja firmemente apegado à doutrina da fé tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a sã doutrina e rebater os que a contradizem” (Tt 1,9). Depois grandes bispos e padres da igreja como, Santo Agostinho, Santo Atanásio, Santo Ambrósio, e tantos outros catequizavam o povo de Deus ensinando-os a doutrina.

    Nos dias de hoje, a melhor fonte de conhecimento da nossa doutrina é o Catecismo da Igreja Católica, aprovado em 1992 pelo Papa João Paulo II que pediu para que todos os Pastores da Igreja repassassem os ensinamentos contidos no catecismo. Este pedido é agora reforçado pelo seu sucessor e é oferecido a todo homem que nos pergunte a razão da nossa esperança e queira conhecer tudo àquilo em que a igreja católica crê.

Seminarista Guilherme Botelho,
Seminário Menor de Patrocínio

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3