terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Falando sobre “Incenso”

Incenso: Quando e porque deve ser usado

    Já reparou naquelas celebrações em que se usa o incenso? O celebrante coloca-se em pé, dois coroinhas ou acólitos se aproximam.

    Um traz o turíbulo, onde estão as brasas e o outro traz a naveta, onde está o incenso. Normalmente, o celebrante deposita três colherinhas de incenso sobre as brasas. Em seguida, toma o turíbulo com a mão esquerda e com a mão direita faz o movimento de incensação.

Qual é o simbolismo do incenso?

    O incenso é uma resina vegetal aromática, que libera uma fumaça perfumada. Além do uso comum, ele traz uma simbologia religiosa. Nas religiões antigas, a intenção era de que a fumaça do sacrifício subisse até a divindade e a agradasse. No cristianismo, em que o único sacrifício foi aquele que Jesus ofereceu sobre a cruz uma vez por todas, a fumaça do incenso é principalmente um símbolo da oração, que sobe a Deus como um aroma agradável de louvor.

    Além disso, simboliza a adoração ás pessoas da Santíssima Trindade e a reverência diante dos santos, das pessoas e de objetos ligados ao culto.

    Eventualmente, o incenso pode ser usado no ritual de penitência, indicando que o mau odor do pecado é substituído pelo bom odor de Cristo (2Cor 2,15).

    Por isso, a Instrução geral do Missal Romano, n.276, sintetiza bem o sentido da incensação nas Missas, ao afirmar: "O queimar incenso ou a incensação exprime reverência e oração, como vem significado na Sagrada Escritura (cf.Salmo 140,2; Ap 8,3). Pode usar-se o incenso em qualquer forma de celebração da Missa:

a - durante a procissão de entrada;
b - no princípio da Missa, para incensar a cruz e o altar;
c - na procissão e proclamação do Evangelho;
d - depois de colocados o pão e o cálice sobre o altar, para incensar as oblatas, a cruz, o altar, o sacerdote e o povo;
e - á ostensão da hóstia e do cálice depois da consagração.

    Notem que a incensação, em nossas celebrações, é feita também aos ministros e á assembleia, como um gesto de reverência, porque formam um só corpo com Cristo. "Minha oração suba até vós como incenso!" ( SL 140,2)

Pascom

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3