segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Os Sacramentos da Igreja

“Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete, a saber: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio. Os sete sacramentos atingem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida do cristão: dão à vida de fé do cristão origem e crescimento, cura e missão. Nisto existe certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual. (CIC n.1210)”.

Esta introdução ao estudo dos sacramentos no CIC é um resumo do que precisamos saber sobre os sacramentos. Que eles são sete e quais são eles, normalmente nós sabemos. Porém em relação ao fato de que por eles é gerada a vida de fé do cristão, esta mesma vida de fé cresce, recebe a cura para continuar no caminho e recebe uma missão para dar sentido a esta vida que recebe.

O BATISMO e a CONFIRMAÇÃO agregam à Igreja. A PENITÊNCIA reconcilia o pecador com a Igreja. A ORDEM designa uma pessoa para o serviço da comunidade eclesial. A UNÇÃO DOS ENFERMOS une o cristão enfermo à Igreja através da intercessão da comunidade. O MATRIMÔNIO constitui homem e mulher em “Igreja doméstica”, cria uma família no seio da comunidade. A EUCARISTIA torna visível o que é ser Igreja: comunhão fraterna em união por meio do Corpo de Cristo, que é a Igreja.

O que é Sacramento?

Definição → Do grego “mysterion”. Foi traduzido para o latim por dois termos “mysterium” e sacramentum”. Posteriormente o termo “sacramentum” foi interpretado como o que exprime o sinal visível da realidade escondida da salvação, a qual é indicada pelo termo “mysterium” . Disso podemos concluir que cristo é o mistério da salvação, a graça tornada presente em nós por meio dos sacramentos no seio da igreja(cf. CIC 774).

História → Os sacramentos como os entendemos hoje, em sete, foram definidos no concílio de Trento (1545-1563), mas desde o início a comunidade cristã tinha suas celebrações para tornar presente e eficaz a graça na vida das pessoas. No início havia uma preparação rigorosa para os sacramentos da iniciação - Batismo, Eucaristia e Crisma - chamada de catecumenato, que durava por volta de 2 anos. O objetivo era que a graça recebida nestes sacramentos realizasse na vida do cristão realmente o que expressa: a vida em Cristo.

Como devem ser recebidos os sacramentos hoje?

Cabe lembrar que o catecumenato pode ser importante ainda hoje, mas ele deve ser feito com os adultos. Uma boa preparação é indispensável. Sem dúvida a questão está mesmo ligada à catequese e, principalmente no que diz respeito ao testemunho e à oração. Receber a graça de Deus requer abertura. Deus nos ama, mas nos deixa livres para acolher este amor.

O Batismo

O batismo nos faz passar da condição de criaturas para a condição de Filhos de Deus. Por ele a pessoa se une à Igreja, “Corpo de Cristo” tornando membro desta família e pertencente a cristo por um sinal indelével. Pela força do Espírito Santo, a graça santificante que recebemos no batismo pode perseverar em nós, produzindo em nós a fé e o crescimento no bem (cf. 1262-1274). É preciso que o cristão seja a terra boa que diz Jesus na parábola do semeador e produzir muitos frutos (cf. Mt 13,4-9). É necessário a fé para desenvolver esta Graça.

A Confirmação ou Crisma

Em At 2, 1-4, no dia de Pentecostes o Espírito Santo foi outorgado aos apóstolos que estavam reunidos. Diante disso, podemos afirmar que o efeito por excelência do sacramento da confirmação é a efusão do Espírito Santo.

A confirmação vai também produzir no cristão o crescimento e o aprofundamento da graça batismal. Na crisma ele é despertado para a fidelidade ao chamado de Deus, fazer parte de sua família e serví-lo com amor.

A Eucaristia

A Eucaristia é a fonte e o cume de toda a liturgia cristã (SC 10). É pelo sacramento da Eucaristia que:

Alimentamos nossa vida espiritual e mantemos bem unidos a Cristo.

Recebemos a graça da perseverança no amor a Jeus Cristo e aos irmãos.

Acolhemos a vida oferecida pelo Pai em Jesus Cristo que deu a sua vida para que tenhamos vida e vida em abundancia (cf. Jo 10,10).

Conclusão

Os sacramentos são a graça santificante que recebemos por meio de Jesus Cristo no seio da Igreja. Quem recebe esta graça, a conserva e a desenvolve na vida terá a vida eterna. Nos sacramentos Deus nos dá a sua graça como dom gratuito, que é o próprio Cristo. No entanto esta graça só dará frutos se for acolhida com fé. O próprio Jesus nos diz: “quem crê tem a vida eterna” (Jo 6,47b).

 

José Antônio Ramos, seminarista do 4º ano de Teologia do

Seminário Maior “Dom José André Coimbra” de Patos de Minas

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3