quarta-feira, 17 de abril de 2013

O que é o Dizimo?

    O Dízimo é uma atividade eclesial e bíblica que visa despertar no cristão a sua conscientização de cooperação na condução da comunidade. É um dos caminhos que leva a uma aproximação com Deus e com a Igreja. Atende as necessidades da comunidade com melhor condição e qualidade. Assim, se faz necessário que a equipe dessa pastoral seja missionária; anime a comunidade para partilhar e organize a forma de arrecadação, animação e prestação de contas.

    Os fundamentos do Dízimo são quatro: bíblico, teológico, comunitário e pastoral.

    Fundamento Bíblico: O dízimo é um mandamento, expressão da vontade de Deus ao seu povo, tanto no Antigo como no Novo Testamento. São inúmeras as citações bíblicas que o fundamentam. “tragam o dízimo ao templo do Senhor, para que haja alimentos em minha casa.” (Malaquias 3,10)

    Fundamento Teológico: Baseia-se no plano de Deus. Não existe dízimo sem ligação com deus. É algo que vem de Deus e volta para ele pelas mãos dos homens a partir da fé.

    Fundamento Comunitário: A Igreja não é um conjunto de pessoas alheias uma às outras, mas uma família que dá testemunho de fraternidade. Na comunidade todos são responsáveis por tudo que acontece. “Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum.” (Atos dos Apóstolos 2,44)

     Fundamento Pastoral: A ação evangelizadora da Igreja gera despesas que devem ser assumidas pala própria comunidade que recebe os serviços da evangelização. Falando da manutenção dos evangelizadores que escolhe e envia, disse Jesus: “O trabalhador merece o seu sustento.” (Mateus 10,10)

Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo - Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3