quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Vocações, Dons do Amor de Deus

    No mês de agosto a Igreja volta mais atentamente o seu olhar para as vocações que integram e mantém a vida da comunidade cristã. Discípulos e missionários de Jesus Cristo, vocacionados à comunhão com Deus, somos convidados neste contexto, à oração e reflexão acerca deste fiel chamamento do Pai e da nossa correspondência.

    “O amor é a vocação fundamental e originária do ser humano” (Cf. FC 11). “Todos os homens são chamados ao mesmo fim, o próprio Deus” (CIC 1878) e “é em Igreja, em comunhão com todos os batizados, que o cristão realiza sua vocação” (CIC 2030). “É preciso convencer-se de que a primeira vocação do cristão é a de seguir Jesus” (CIC 2232). “Tornar-se discípulo de Jesus é aceitar o convite de pertencer à família de Deus, de viver conforme a sua maneira de viver” (CIC 2233), servindo-o em santidade e em justiça. Atentos à colaboração com Deus na criação e na instauração de seu Reino (1Cor 3,9), rezamos pelas famílias “células da sociedade”, onde a vocação dos leigos é realizada: “graças a eles a Igreja é o princípio vital da sociedade humana. Eles são a Igreja” ( Pio XII). Assumimos também a tarefa de concretizar aquilo que o Senhor nos pediu: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita” (Lc 10,2). Essa deve ser a nossa prece e o nosso desejo: que continuem a aparecer pessoas generosas dispostas a se comprometer com o Reino de Deus, nos ministérios ordenados e de vida consagrada.

    Nessa perspectiva o Santo padre nos vai dizer: “Exorto-vos, com viva solicitude, a uma escuta atenta de quantos, no âmbito das comunidades paroquiais, associações e movimentos, sentem manifestar-se os sinais duma vocação para o sacerdócio ou para uma especial consagração. É importante que se criem na Igreja, as condições favoráveis para poderem desabrochar muitos “sins”, respostas generosas ao amoroso chamamento de Deus. É tarefa da pastoral vocacional oferecer os pontos de orientação para um percurso frutuoso. Elemento central há de ser o amor à Palavra de Deus, cultivando uma familiaridade crescente com a Sagrada Escritura e uma oração pessoal e comunitária devota e constante, para ser capaz de escutar o chamamento divino no meio de tantas vozes que inundam a vida diária. Mas o “centro vital” de todo o caminho vocacional seja sobretudo a Eucaristia: é aqui no sacrifício de Cristo, expressão perfeita de amor, que o amor de Deus nos toca; e é aqui que aprendemos incessantemente a viver a “medida alta” do amor de Deus. Palavra, oração e Eucaristia constituem o tesouro precioso para se compreender a beleza duma vida totalmente gasta pelo Reino. (Bento XVI)

    É importante ressaltar o papel primordial das famílias na promoção das vocações: “é no seio da família que os pais são para os filhos, pela palavra e pelo exemplo, os primeiros mestres da fé. E favoreçam a vocação própria a cada qual, especialmente a vocação sagrada” (Cf. LG 11). É preciso refletir como seria se um de vossos filhos ou familiares despertassem para uma vocação sacerdotal ou religiosa. Como haveria de ser a vossa reação, irmãos? Espero que com alegria e ação de graças.

    Pois bem, “ouçamos o que o Espírito diz à Igreja” (Ap2, 7), “o amor de Deus foi derramado em nossos corações, pelo dom desse mesmo Espírito” (Rm5, 5), possamos mais profundamente nos silenciar, para ouvir a voz e a vontade de Deus para nós. Preparando-nos para a abertura do Ano da fé e das comemorações dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II, creiamos piamente que “Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa” (2Tm 1, 9a) ,a todos. Ele não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos, os que Ele quer. Como vai dizer o padre Raniero Cantalamessa, pregador do papa, o seguimento de Jesus não vale a pena! Vale a vida! (e a vocação).

Marcos Vinícius Magalhães Teixeira
Seminário Menor
“Monsenhor Josias Tolentino de Araújo”.

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

Foto: