quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Devoção a Maria no Mês de Agosto

    Estamos no mês de Agosto. Este é o mês vocacional. E todos somos chamados a rezar pelas vocações sacerdotais, religiosas, leigas e matrimoniais. Rezemos principalmente para que todos possam ser mais santos. A santidade é o primeiro chamado vocacional que Deus nos faz e deve ser o principal desejo de todos os fiéis na sua caminhada cristã.

    Na busca dessa santidade, podemos seguir o exemplo de vários santos e santas que souberam busca-lá na sua vida e, principalmente, o exemplo de Maria. Ela que é a Mãe de Jesus, nossa Mãe e Mãe da Igreja. Ela soube trilhar o caminho da santidade em sua vida, seguindo os ensinamentos de seu Filho Jesus, que é Deus com o Pai e o Espírito Santo. Seguir o exemplo de Maria e dos santos é um caminho seguro para a santidade

    No mês de agosto comemoramos uma das festas mais importantes de Maria: sua Assunção ao Céu. Em nossa diocese é um mês especial, pois é quando temos as peregrinações para os santuários de Nossa Senhora da Abadia em nossa diocese: Romaria e Andrequicé. Também se celebra a festa em outras Igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Abadia em Patos de Minas e Abadia dos Dourados. Além disso, a festa a Nossa Senhora do Rosário é celebrada com muita devoção e fé em várias paróquias da diocese, que é abrilhantada ainda mais pelos grupos de Congado e Moçambique. Assim, o mês de agosto apesar de não ser o mês dedicado à Maria - este mês é maio - é um mês bem mariano em nossa diocese.

    Este é um momento oportuno para louvar Maria, aquela que, sendo a Mãe de Jesus, foi também a primeira cristã. Ela é exemplo para todos nós. Entretanto, sejamos conscientes de que Maria apenas nos indica o caminho: que é seu Filho Jesus. O próprio Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6) e ainda: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12). Maria nos indica Jesus como “O Caminho”. Ela é apenas uma intercessora, apesar de sua intercessão ser especial, pois Ela é Mãe.

    Que neste mês possamos crescer na devoção à Maria, nossa Mãezinha, que está sempre perto de nós. Ela é o maior exemplo de santidade que temos: imitando as suas virtudes garantimos o Céu. Este é um momento oportuno para que, seguindo o exemplo de Maria, possamos crescer na fé e no seguimento de Jesus.

    Que também possamos buscar em Maria, Nossa primeira intercessora, o consolo em tantas dificuldades que às vezes nos afligem na caminhada. Estejamos sempre bem pertinho de Maria, louvando-a, seguindo seu exemplo, imitando as suas virtudes e pedindo a sua intercessão! Quem responde “Sim” a Deus como Maria já trilha o caminho da santidade aqui na terra. É só perseverar neste “sim” que Deus o acolherá no Céu junto com Maria e todos os santos.

José Antônio Ramos, seminarista do 4º ano do curso de teologia
do Seminário Maior “Dom José André Coimbra” de Patos de Minas.

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

Foto: