quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Devoção a Maria no Mês de Agosto

    Estamos no mês de Agosto. Este é o mês vocacional. E todos somos chamados a rezar pelas vocações sacerdotais, religiosas, leigas e matrimoniais. Rezemos principalmente para que todos possam ser mais santos. A santidade é o primeiro chamado vocacional que Deus nos faz e deve ser o principal desejo de todos os fiéis na sua caminhada cristã.

    Na busca dessa santidade, podemos seguir o exemplo de vários santos e santas que souberam busca-lá na sua vida e, principalmente, o exemplo de Maria. Ela que é a Mãe de Jesus, nossa Mãe e Mãe da Igreja. Ela soube trilhar o caminho da santidade em sua vida, seguindo os ensinamentos de seu Filho Jesus, que é Deus com o Pai e o Espírito Santo. Seguir o exemplo de Maria e dos santos é um caminho seguro para a santidade

    No mês de agosto comemoramos uma das festas mais importantes de Maria: sua Assunção ao Céu. Em nossa diocese é um mês especial, pois é quando temos as peregrinações para os santuários de Nossa Senhora da Abadia em nossa diocese: Romaria e Andrequicé. Também se celebra a festa em outras Igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Abadia em Patos de Minas e Abadia dos Dourados. Além disso, a festa a Nossa Senhora do Rosário é celebrada com muita devoção e fé em várias paróquias da diocese, que é abrilhantada ainda mais pelos grupos de Congado e Moçambique. Assim, o mês de agosto apesar de não ser o mês dedicado à Maria - este mês é maio - é um mês bem mariano em nossa diocese.

    Este é um momento oportuno para louvar Maria, aquela que, sendo a Mãe de Jesus, foi também a primeira cristã. Ela é exemplo para todos nós. Entretanto, sejamos conscientes de que Maria apenas nos indica o caminho: que é seu Filho Jesus. O próprio Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6) e ainda: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12). Maria nos indica Jesus como “O Caminho”. Ela é apenas uma intercessora, apesar de sua intercessão ser especial, pois Ela é Mãe.

    Que neste mês possamos crescer na devoção à Maria, nossa Mãezinha, que está sempre perto de nós. Ela é o maior exemplo de santidade que temos: imitando as suas virtudes garantimos o Céu. Este é um momento oportuno para que, seguindo o exemplo de Maria, possamos crescer na fé e no seguimento de Jesus.

    Que também possamos buscar em Maria, Nossa primeira intercessora, o consolo em tantas dificuldades que às vezes nos afligem na caminhada. Estejamos sempre bem pertinho de Maria, louvando-a, seguindo seu exemplo, imitando as suas virtudes e pedindo a sua intercessão! Quem responde “Sim” a Deus como Maria já trilha o caminho da santidade aqui na terra. É só perseverar neste “sim” que Deus o acolherá no Céu junto com Maria e todos os santos.

José Antônio Ramos, seminarista do 4º ano do curso de teologia
do Seminário Maior “Dom José André Coimbra” de Patos de Minas.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3