quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pentecostes

    Neste mês de maio, a Igreja comemora o dia de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo.

    O dia de Pentecostes é comemorado cinquenta dias após a comemoração da páscoa. Pentecostes é uma palavra que vem do grego e significa quinquagésimo. No antigo testamento, pentecostes era uma festa judaica. Em êxodo 23, 14-17 é chamada a festa da Colheita, a festa dos primeiros feixes de trigo colhidos. Em êxodo 34, 22 é chamada a festa das semanas, calculava-se sete semanas depois do início da colheita do trigo.

    No tempo de Jesus, recordava o dia em que Moisés recebeu no Monte Sinai as tábuas da Lei. Na narração do Pentecostes nos Atos dos Apóstolos (At 2), o Espírito Santo repousa sobre os discípulos em forma de línguas de fogo e eles começam a falar em outras línguas como o espírito os concedia que falassem.

    Hoje também nós somos chamados a receber o Espírito Santo no sacramento do Batismo, quando também somos incorporados na Igreja e nos tornamos autênticos cristãos. E somos convidados a confirmar o espírito Santo no sacramento da Crisma. Na Crisma recebemos os sete dons do Espírito Santo. São eles:

***    Sabedoria - nos leva a buscar os reais valores da vida e o verdadeiro conhecimento de Deus.

***    Inteligência - nos leva a compreender as verdades da salvação.

***    Ciência - nos dá a capacidade de descobrir, inventar formas para salvar o ser humano e a natureza.

***    Conselho - é o dom de ajudar e orientar quem precisa.

***    Fortaleza - é o dom de tornar as pessoas fortes e corajosas para enfrentarem as dificuldades da vida e da fé.

***    Piedade - é o dom que nos coloca em uma atitude de filhos buscando um diálogo com Deus.

***    Temor de Deus - este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama e nós também devemos corresponder a esse amor.

    Em suma, o Espírito nos une como irmãos membros da Igreja, a qual Jesus é a cabeça e nós somos os membros. Também por meio do Espírito santo somos chamados a ser testemunhas do Reino de Deus a todos os nossos irmãos para que formemos em Cristo uma igreja cada vez mais santa e fiel ao chamado que Deus nos faz.

Douglas Henrique dos Reis Ribeiro, seminarista do 2º ano de Filosofia
“Seminário Maior Dom José André Coimbra” de Patos de Minas.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3