segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Festa Junina...

Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Independente da origem da nossa festa junina, o importante é que saibamos sempre participar das nossas festividades com alegria e animação, na paz de nosso Senhor Jesus Cristo.

Na comunidade Nossa Senhora do Rosário, com as doações da comunidade, tivemos uma bela confraternização, comendo uma deliciosa canjica, pipoca frita na hora e paçoquinha, e ainda tivemos uma animada quadrilha com a participação de todos que se prontificaram a brincar e dançar, tudo isso na praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Nosso agradecimento a todos que colaboraram na realização da nossa festa junina.

Que São João, Santo Antônio e São Pedro nos abençoem e que estejamos todos juntos comemorando no próximo ano.

Clique nas imagens para ver:

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3