domingo, 13 de dezembro de 2009

CONGRESSO PAROQUIAL 2009












Aconteceu no próximo dia 29 de novembro passado o primeiro congresso Paroquial da Paróquia de São José. O mesmo foi programado desde a Assembléia Paroquial de novembro de 2008 para esta data. A finalidade do mesmo foi congressar os paroquianos das diversas comunidades, pastorais e movimentos para uma maior consciência da vida de Igreja e sua responsabilidade como tal.

Durante o ano de 2009 foi trabalhado como realizá-lo de maneira a corresponder a expectativa. Primeiramente foi escolhido o tema e eleito o coordenador do evento, pois este é importante para o bom andamento do mesmo e sem o qual o projeto não funciona. Uma vez escolhido este, passou-se a pensar na grandiosidade do evento e no local para sua realização. Várias propostas foram apresentadas, mas foi escolhido o Parque de Exposições Brumado dos Pavões devido sua localização, espaço e ambiente agradável. Não foi difícil agendar ali o evento, pois houve ótima acolhida por parte da diretoria, coordenação e funcionários do mesmo. A seguir foi montada as equipes de trabalho para que o evento oferecesse condições adequadas a todos os participantes.

Os coordenadores e os membros de cada equipe convidados demonstraram grande interesse e disponibilidade, o que muito surpreendeu o Pároco. Foi escolhido o tema: “Paróquia, Rede de Comunidades” e no anoitecer de um dia e amanhecer de outro surgiu a letra e a música do hino do congresso. Para as colocações foram convidados o nosso Bispo Dom Cláudio que falou sobre o tema: “Paróquia, Rede de Comunidades”, Pe. Sizenando com o tema: “Jesus Cristo fundador de sua Igreja” e Pe. Sebastião Paulino que discursou sobre “Igreja, Rede de Comunidades”. Escolha muito feliz. A abertura do congresso foi com a oração da manhã pelos Ministros da Comunhão e da Palavra da Paróquia. Nos intervalos entre um e outro aconteceram às apresentações das comunidades, peças teatrais, encenações pelos grupos de jovens e catequistas. Apresentação do congresso ficou a cargo de Wanderson Sales da Radio Rainha da Paz e animação pelas equipes de cantos da Paróquia.

O ponto alto do congresso foi a Celebração Eucarística, quando os participantes foram alimentados com o Pão do Céu. As equipes do café, cozinha e água que ofereceram o alimento e bebida indispensável para o corpo. A equipe da limpeza sempre atenta ao cuidado para que o ambiente fosse sempre agradável. No local também não faltou os dons criativos da equipe de ornamentação que fez do ambiente um local alegre a saudável. Por fim, a equipe de liturgia e ministros não deixaram faltar nada para a celebração Eucarística e Bênção do Santíssimo Sacramento.

O encerramento do congresso foi com o terço missionário e por fim a bênção do Santíssimo Sacramento. Cerca de 800 pessoas participaram do evento. Foi pedido pelo Pároco da Paróquia de São José, para o bom andamento do mesmo, que os participantes permanecessem no local do início ao fim do congresso e que não levassem crianças para que estas não sofressem o peso do dia e do calor sem nada compreender.

Aproveito para agradecer a Deus, a dom Cláudio, Pe. Sizenando, Pe. Sebastião Paulino, à coordenadora, a todos os participantes do congresso, às equipes de trabalho, COPAE, CPP, CCP's., equipes de canto, adolescentes, jovens e tios, catequistas, ministros, coroinhas, voluntários, Prefeitura Municipal, Daepa, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras da Prefeitura, Acessória de Imprensa Municipal, pessoal do Parque de Exposições, patrocinadores, Rádio Difusora, Radio Rainha da Paz, o apresentador e a todos que de uma ou outra maneira colaboraram para a realização deste evento. Deus abençoe a todos. Foi tão bom que deixou saudades!


Monsenhor Izael

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3