segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pastoral Vocacional

A Pastoral Vocacional é uma de tantas outras pastorais que auxiliam os Sacerdotes nas respectivas paróquias. Cada pastoral tem seus objetivos específicos e geral. O objetivo geral é: Possibilitar o surgimento e o acompanhamento de todas as vocações na Igreja. Dando, porém, particular atenção às vocações de especial consagração. Elas são quatro:

VOCAÇÃO LAICAL, SACERDOTAL, RELIGIOSA E MISSIONÁRIA.

Mas antes de explicar cada vocação gostaria de explicar como se inicia uma Pastoral Vocacional na Diocese, e logicamente na paróquia também. A iniciativa é do Bispo diocesano e ao mesmo tempo a responsabilidade. O Bispo preocupado com as vocações, então procura montar uma equipe diocesana da pastoral vocacional. Elege um Assessor Diocesano, geralmente um padre (no caso de nossa diocese é o PE. Ivan José). O Assessor Diocesano, juntamente com o Bispo, e em sintonia com o reitor do seminário Maior, elegem três seminaristas para assessorarem a equipe diocesana. A nossa diocese é dividida em cinco setores, conforme a localidade das respectivas paróquias, mais próximas geograficamente. E para compor a equipe diocesana, são eleitos um coordenador de cada setor da diocese.

A equipe diocesana tem a tarefa de formar em todas as paróquias da Diocese, a pedido do bispo, a pastoral vocacional em sintonia com o pároco. Essa sintonia deve existir sempre entre o Bispo, a equipe diocesana, o pároco e a própria pastoral da paróquia, que sempre devem trabalhar unidos.

No mês que vem o Pe. Ivan José estará escrevendo mais um pouquinho sobre a Pastoral Vocacional. Desejo a você, caríssimo leitor e paroquiano, uma santa quaresma e mais ainda uma Santa e Feliz Páscoa.

Pe. Ivan José Ribeiro

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3