segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

Aconteceu no dia 27 de Março de 2011 o encontro de formação para os ministros extraordinários da comunhão Eucarística da Paróquia Santa Terezinha. “Este encontro é somente o primeiro de muitos outros”, frisou o Pe José Ricardo, pároco desta Paróquia. De fato, a formação é muito necessária para quem vai exercer este importante ministério na Igreja. O encontro contou com a cordial e paternal presença de seu pastor, Pe José Ricardo, que não mediu esforços para tal, mesmo tendo que conciliar sua participação com os outros compromissos, e dos seminaristas José Antônio e José Luis, que fazem estágio pastoral na Paróquia. Também estavam presentes, além dos fiéis que serão os futuros ministros extraordinários da comunhão Eucarística da paróquia, alguns ministros que estão encerrando o mandato, os quais colaboraram com a organização do encontro.

O seminarista José Antônio iniciou o encontro com a oração inicial por volta das 09:00h e, em seguida, desenvolveu o primeiro assunto do dia - uma palestra sobre os ministérios. O seminarista esclareceu a diferença entre os ministérios ordenados e os não-ordenados. Ministros ordenados são os bispos, os padres e os diáconos; não-ordenados são, por exemplo, os ministros extraordinários da comunhão Eucarística, do batismo, do matrimônio etc. O termo ministério vem do grego diakonia traduzido para o latim Ministerium, que significa “serviço”. O ministério é um serviço prestado na Igreja em favor do bem comum de todos os fiéis. Pelo batismo os fiéis já são chamados a testemunhar a sua fé e prestarem serviços à comunidade para construção do Reino de Deus: “Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos” (1Cor 12, 7). O fundamento dos ministérios tanto os ordenados, quanto os não-ordenados está em Cristo e em sua missão: ele próprio disse que “não veio para ser servido, mas para servir” (Mc 10,45).

Num segundo momento, o seminarista José Luís expôs o tema da “Eucaristia”. A Eucaristia é o sacramento primordial da Igreja ao lado do batismo. Diz Jesus: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá para sempre” (Jo 6,51). É o sacramento que reúne e sustenta a Igreja numa só comunidade de fé. Quando está reunida em torno da mesa eucarística, a comunidade prefigura o banquete eterno em que todos serão reunidos em um só povo “para que sejam perfeitos na unidade” (Jo 17, 23). Porque a Eucaristia é a presença real do Cristo em nosso meio, os ministros precisam de muito amor a Cristo no seu ministério.

À tarde, o Pe. José Ricardo falou sobre o exercício do ministério extraordinário da comunhão Eucarística. O exercício do ministério extraordinário da comunhão Eucarística é muito importante, pois é o Cristo que será distribuído nas celebrações e levado aos enfermos como viático pelo ministro. Diante disso, uma primeira e essencial exigência é que ele seja um cristão autêntico. Também foi falado sobre coisas práticas, sendo estas as principais: como distribuir a Eucaristia da forma adequada, conhecer bem os enfermos, cuidar para que seja preparado um pequeno altar para uma breve celebração e, quando possível, fazer uma reflexão do evangelho do dia.

Em seguida, os futuros ministros extraordinários da comunhão Eucarística conheceram todos os objetos litúrgicos que eles terão maior contato e receberam alguns esclarecimentos práticos sobre como usá-los corretamente. Todos os temas foram expostos numa perspectiva concreta, tendo em vista que os futuros ministros começarão sua atividade em breve.

É verdade que todos os cristãos somos chamados sempre a seguir o Cristo mais de perto, pela oração e pelo o testemunho. Muito mais os ministros extraordinários da Eucaristia são chamados a esse seguimento, uma vez que estarão com ele freqüentemente, presente na Hóstia Consagrada. Que o exemplo e a intercessão de São Tarcísio, padroeiro dos ministros da Eucaristia e dos coroinhas sejam um impulso e os ajude nesta missão!

José Antonio (Seminário Maior)

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3