sexta-feira, 10 de julho de 2009

CatequInformando

PARÓQUIA SANTA TEREZINHA 10 ANOS

Parte I

O ano de 2009 é muito significativo para a paróquia Santa Terezinha, em comemoração os seus 10 anos. Também nesse ano um amplo significado tem a catequese junto com toda a Igreja no Brasil, quando celebra o ANO CATEQUETICO NACIONAL.
Estas importantes datas, não devem passar despercebidas pelos paroquianos, sem provocar alguma revisão no itinerário percorrido, também quantificar e qualificar suas ações pastorais.
No ano de 1935 a cidade de Patrocínio, passou a pertencer a Diocese de Patos de Minas, havia na época uma só paróquia: Nossa Senhora do Patrocínio, pois a cidade era pequena com poucos habitantes e poucas comunidades.
A catequese acontecia de maneira improvisada em determinadas comunidades, muitas vezes ao ar livre, e a maioria das catequistas, eram as irmãs do Colégio Normal. Isso era antes do Concilio Vaticano II, quando se cobrava do catequizando; saber de cor todas as orações e preceitos da Igreja. Havia uma piedade muito grande; exemplo: o uso de mantilhas, pelas mulheres nas celebrações Eucarísticas, designadas pelas cores branca e preta, respectivamente solteiras e casadas.
Recebia-se, os Sacramentos muito cedo, a Eucaristia, assim que a criança matriculasse na escola ( na época os professores preparam os alunos), e a Crisma vinha logo após, aproveitando as visitas do Bispo na cidade, sem nenhuma preparação.
Mas, observa-se o carinho dos padres pela catequese. Ela chegava de modo que supria a necessidade da época. Uma grande forma de evangelização, já nas décadas 60 e 70, era a visita dos padres com a distribuição de santinhos, uma devoção muito popular. Até nessa década, a catequese caminhava, ensinado as doutrinas e preparando para os Sacramentos.
O alvo da catequese eram as crianças, levando-as a conhecerem e praticarem as devoções populares, como exemplo no mês de maio, que era ricamente comemorado, com a reza do terço e oferecimento de flores a Nossa Senhora, sendo também estimuladas ao Sacramento da confissão que acontecia semanalmente, com horário próprio para as crianças.
Foi na década de 80, que vislumbrou um novo olhar, para a catequese, com o Documento Catequese Renovada, com centralidade a catequese Cristocêntrica. Fazendo a interação fé e vida. Isso revolucionou profundamente a catequese. Novos materiais foram adquiridos, e nova metodologia embasou os encontros catequéticos.
Nessa percepção, na catequese, houve a necessidade de criar equipes de coordenação: diocesana, setorial e paroquial.
Também com o crescimento de Patrocínio, criou-se a Paróquia Padre Damião de Molokai. Ficando sobre a responsabilidade de cada paróquia sua catequese. Época em que per tecemos à Paróquia Pe. Damião.
Em 1999, o Bispo Diocesano Dom João Bosco, cria a Paróquia Santa Terezinha (continua no próximo)


Edilamar

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3