sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

PEREGRINAÇÃO À TERRA SANTA

No final de 2008, integrando um grupo de vinte peregrinos de Patrocínio, quatro pessoas de nossa paróquia (Iraci, Brenda, Cândida e Geralda) tiveram a alegria de visitar a Terra Santa, realizando assim o sonho de pisar na terra onde Jesus nasceu, viveu com Maria e José, caminhou com os discípulos, ensinou, pregou, curou doentes, foi perseguido, sofreu o martírio da Paixão e Morte e ressuscitou glorioso.

Não sei se será possível descrever as maravilhas desta viagem, mas tentarei passar alguns destes momentos vividos por nós.

É muito bom chegar a Israel, a Jerusalém, a Belém. Agente é invadido por grande alegria. Imaginem então subir ao monte da transfiguração- o Tabor. Estar em Nazaré na igreja das Bodas de Caná, em Cafarnaum, e no monte das Bem Aventuranças. E passear de barco no Mar da Galiléia? Conhecer o primado de São Pedro, entrar no Rio Jordão, no Mar Morto, ir a Jericó, ver o lugar da árvore de Zaqueu e o monte das tentações... Estar na casa de São Joaquim e Santa Ana, na igreja da anunciação, na casa de Izabel e Sacarias e na carpintaria de São José. Visitar a Igreja da Dormição, o Cenáculo, o Monte das Oliveiras e a igreja da Agonia...

É tudo uma grande emoção. Lembranças que vão ficar para sempre em nossos corações. E em Belém? O campo dos pastores com a pequena igreja onde, como os anjos anunciaram, cantamos o Glória. Visitar a igreja da Natividade, a manjedoura, as catacumbas, etc. Tudo é fantástico! A visita à Terra Santa encerrou-se com a caminhada pela via dolorosa e o Santo Sepulcro. Participar da Via-Sacra, seguindo o caminho que Jesus Cristo percorreu ate o Calvário é algo inexplicável. É um momento de muito fervor e reflexão. A Via Sacra se encerra no alto, no Calvário, lugar onde é hoje a igreja do Santo Sepulcro. Lá, pudemos beijar a pedra perfumada, onde o corpo de Jesus, depois de descido da cruz foi preparado com perfume e enrolado em faixas para ser sepultado. No sepulcro vazio participamos da missa da Ressurreição, celebrada pelo Padre Edmilson, guia espiritual da peregrinação.

Tudo foi lindo.

Jesus vive!

Ressuscitou. Aleluia!



De volta ao Brasil passamos pela Itália. Tivemos o prazer de conhecer a linda cidade de Assis onde nasceu, viveu e morreu nosso querido São Francisco de Assis e Santa Clara. Finalmente, Roma, a cidade eterna e o Vaticano. A Basílica de São Pedro, a maior do mundo, é extraordinária em sua arquitetura, famosas esculturas e principalmente por ser o centro da fé católica. Foi marcante a visita ao túmulo do Papa João Paulo II, com sua simplicidade e pureza.

Tenho certeza que como foi para mim, foi para todos uma bela experiência. Um encontro com a história da salvação, uma viagem pela Bíblia, que hoje, com certeza será vivida de forma diferente. Louvamos e agradecemos a Deus pela dádiva desta oportunidade.

Obrigada.

Geralda Luzia Romão

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3