terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O Natal e seus Sinais

    O Natal se faz presente através de muitos sinais, mas nem todos ajudam a celebrar a certeza de que “ele está no meio de nós”.

     O trânsito maluco, a correria para as compras, a angústia nas filas, o corre-corre atrás de presentes... Tudo isso faz parte do Natal, mas não é a verdadeira essência do sentido pleno desse acontecimento. Assim, em meio a difícil sociedade atual deixamos de viver a mística de um menino Deus que nasce em todas as coisas, e convida-nos a uma vida plena.

    Para celebrarmos o verdadeiro sentido do Natal, devemos questionar: por que gostamos tanto de comemorar o Natal?

     Como todos sabem, de uns tempos para cá, o “espírito natalino” foi um tanto quanto desvirtuado em função do apelo comercial, o que faz com que essa época se restrinja quase que única e simplesmente à troca de presentes. Entretanto, devemos nos lembrar sempre, do real motivo dessa data: o nascimento de Jesus!

    Para comemorarmos esse dia tão especial para todos nós, é importante que saibamos o verdadeiro significado das refeições presentes nesta época: a ceia e o almoço de Natal.

    A palavra “ceia” quer dizer refeição. No momento em que as pessoas se reúnem para compartilhar uma refeição festiva, ocorre o fortalecimento de seus vínculos afetivos e espirituais. Para Jesus, cada refeição é um encontro com os irmãos e com Deus, oportunidade na qual alimentamos o nosso corpo e nosso espírito.

     Durante uma confraternização de Natal, os familiares e amigos transmitem entre si, os valores preconizados por Jesus: fraternidade, união, amor, partilha e bem-estar. Portanto, o Natal manifesta, e seus sinais estão ao nosso alcance.

    A grande possibilidade de fazer um Natal mais pleno está em nossas mãos, caro leitor (a), desejo a você um abençoado Natal e que a presença do menino Jesus esparrame muita luz, paz e amor em sua vida e que possamos viver um FELIZ NATAL!

Natanael Oliveira Diniz (Professor de Literatura)

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores


Foto: