terça-feira, 25 de setembro de 2012

Congresso Pastoral Familiar Regional Leste II

VI CONGRESSO REGIONAL DA PASTORAL FAMILIAR - LESTE 2

    O congresso Regional da Pastoral Familiar foi um tempo de encontro de irmãos e irmãs que comungam a mesma fé, amam o mesmo Deus, unem-se na defesa do mesmo Projeto de Família e defendem com o mesmo ardor o dom da vida e da dignidade da pessoa humana. Neste encontro e na convivência fraterna, na partilha de experiências e no aprofundamento e reflexões, buscamos o fortalecimento de nossas convicções e de nosso empenho para sermos, cada vez mais, dispostos e disponíveis para o apostolado em favor da família, na defesa do sentido cristão do matrimônio e no enfrentamento das realidades de morte que atentam contra o dom precioso de Deus que é a vida humana.

    O Congresso foi, também, um tempo de estudos e reflexões para que cada agente possa aprofundar o seu conhecimento acerca dos desafios ao apostolado em favor das famílias. Os agentes são chamados, também, a conhecer as propostas de evangelização das famílias assumidas pela Igreja. Tudo isto aconteceu a partir dos temas que são propostos, da apresentação em oficinas, de projetos de evangelização das famílias que acontecem em diversas paróquias e dioceses.

    Finalmente, o Congresso foi um tempo de oração, pois, sendo de Deus a obra que procuramos realizar, é fundamental uma escuta atenta Dele através de sua Palavra que fielmente e com propriedade, é interpretada pelo Magistério, e da inspiração do Espírito Santo nos momentos especiais de oração, sobretudo a Celebração Eucarística.

    Portanto, refletimos que Família é Igreja domestica, é o Santuário da Vida e do Amor, é patrimônio da Humanidade, tesouro precioso, é comunhão de pessoas, é o inicio de tudo, pois todos nós vivemos em uma família e temos como espelho a Sagrada Família de Nazaré, e nossa missão e evangelizar as outras famílias, principalmente com nosso exemplo, pois, não adianta falação o que convence é o que vemos.

    "Família, trabalho e festa: três dimensões da nossa vida que se devem encontrar num equilíbrio harmonioso. Harmonizar os horários do trabalho e as exigências da família, a profissão e maternidade e paternidade, o trabalho e a festa é importante para construir sociedades com um rosto humano. ... É preciso educar-se para crer, em primeiro lugar na família, no amor autêntico: o amor que vem de Deus e nos une a Ele e, por isso mesmo, nos transforma e um Nós que supera as nossas divisões e nos faz ser um só, até que, no fim, Deus seja tudo em nós" (Trecho da Homília do Papa Bento XVI no Encontro Mundial das Famílias)

    O Congresso aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de Setembro na cidade de Divinópolis-MG, onde tivemos uma acolhida carinhosa e fraterna das famílias que moram lá, que Jesus os abençoe e retribua com muitas graças o bem que eles nos fizeram neste final de semana. Aprendemos muito, ouvimos muitas experiências, aprofundamos em alguns assuntos, agora precisamos voltar para nossas paróquias e tentar colocar em prática tudo que aprendemos. Que Nossa Senhora venha intercedendo por nós e não deixe faltar o vinho novo como nas Bodas de Cannã e nos ajude a ajudar outras famílias.

Pastoral Familiar - Paróquia Santa Terezinha

Veja a Galeria de Fotos:

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3