segunda-feira, 19 de março de 2012

Glorioso São José

19 de março dia de São José

    Apesar de ter grande importância dentro da Igreja católica, o nome de São José não é muito citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, sendo mencionado apenas nos Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus.

    Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galileia conforme foi citado no Evangelho de São Mateus: “Não é este o filho do carpinteiro?” (Mt 13, 55) e comprometido com Maria. Quando ela recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria a luz ao Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, confiava em sua fidelidade. Pensou, então, em terminar o noivado e deixá-la secretamente. Porém em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o Menino era Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento.

    José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.

    Pelos seus exemplos de chefe de família e obediência a Deus, São José é bastante cultuado dentro da Igreja Católica, sendo o patrono universal da Igreja, dos pais, dos carpinteiros e da justiça social.

    Quando foi proclamado “O Patrono da Igreja Universal” em 1870, pelo papa Pio IX, passou a ser cultuado no dia 19 de março. 85 anos depois em 1955 o papa Pio XII fixou o dia 1 de maio como o dia de “São José Operário, o trabalhador”.

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

Foto: