segunda-feira, 19 de março de 2012

As Mulheres e Suas Conquistas

Durante muito tempo os valores morais impostos ás mulheres dificultaram a luta pelo direito de igualdade.

Ao longo da história, elas foram subjugadas ás vontades dos homens e aos diversos modos de discriminação, mas se uniram para buscar seus direitos ao seu trabalho e á sua vida.

Este mês comemoramos o dia Internacional da Mulher, data lembrada pelo ápice da discriminação contra a classe feminina.

Em 8 de março de 1857, 130 trabalhadoras de uma fábrica têxtil de Nova Iorque (EUA) foram queimadas vivas após reivindicarem a diminuição da carga de 16 horas para 10 horas de trabalho diário e salários iguais aos dos homens, que na época ganhavam três vezes mais executando a mesma função.

No Brasil, durante o governo do presidente Getúlio Vargas, com a reforma da Constituição, em 1932, as brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito ao voto e aos cargos políticos dos poderes Executivo e Legislativo.

Em 1988 a Constituição Federal concedeu a igualdade jurídica entre homens e mulheres.
Outra conquista feminina foi a Lei Maria da Penha, em vigor desde 22 de setembro de 2006, garantindo punições aqueles que praticarem violência doméstica contra mulheres e crianças.

O espaço feminino na sociedade tem sido ocupado pela participação da mulher em todos os setores sociais. A independência foi conquistada, mas a mulher moderna pode se sentir sobrecarregada por não ser a supermulher e ter de conquistar excelência como profissional, mãe e esposa, além de manter-se bonita, atraente e bem humorada.

Comparado ao tipo de vida de nossas bisavós, avançamos muito e conquistamos a liberdade.

Entretanto, o que temos hoje é o desafio de conciliar todos os afazeres e as obrigações familiares e sociais, e ainda encontrar tempo para ser feliz.

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

Foto: