terça-feira, 18 de outubro de 2011

Entrevista

PASTORAL CATEQUÉTICA

    Amigos e Amigas em Jesus Cristo! Segue abaixo a entrevista com a coordenadora da Pastoral Catequética, Edilamar Maria de Arvelos Caixeta. Nossos sinceros agradecimentos e que Deus a ilumine para continuar fazendo esse belo trabalho em prol do reino de Deus.

Natanael Oliveira Diniz


    1. Qual a importância da Pastoral Catequética para a Igreja?
R. A catequese é importante, porque ajuda os catequizandos na educação da fé, atingindo todas as etapas da vida: do nascimento a morte, ligando fé e vida na busca do encontro pessoal com JESUS CRISTO.


    2. Qual o perfil dos catequistas de nossa paróquia?
R. A paróquia conta com 108 catequistas: jovens, adultos, homens e mulheres de todas as faixas etárias.
    Em algumas comunidades o grupo é permanente, isso qualifica a catequese, pois há o compromisso do catequista, que esforça na formação. Porém, existem ainda aqueles que não comprometem e quando esbarram nos desafios (que são muitos!) eles desistem.


    3. Sabemos dos desafios em educar nossas crianças e jovens. O que a pastoral tem feito para despertar maior interesse para a participação na vida da Igreja?
R. Vejo uma grande organização na catequese, tanto diocesana, setorial e também paroquial. Todas as ações catequéticas são planejadas e desenvolvidas ao longo do ano. A catequese prioriza o acolhimento, a formação e espiritualidade dos catequistas. Esse tripé é fundamental, e a catequese o pratica sempre.


    4. Conte-nos sua experiência pessoal. O que te levou a ser catequista? Quem são os santos de sua devoção?
R. Posso afirmar que sou feliz como catequista, encantada com o Projeto de JESUS. Quando realizamos nosso encontro pessoal com JESUS, não tem mais volta. Ele nos seduz, nos encanta nos move e impulsiona a ecoar o seu AMOR. É uma experiência muito pessoal, sei que quanto mais conheço seu Projeto, mais me comprometo na sua mensagem.
    Ser catequista exige muito. São muitas reuniões, estudos, formações e retiros. Mas, tudo isso me fez crescer na fé e ser uma pessoa melhor.
    Gosto muito da leitura da vida dos santos, todos eles me deixam uma lição, um exemplo. Fico fascinada com suas histórias, seu total abandono nos braços do PAI. Santa Terezinha e São Francisco como modelo da mais linda entrega ao AMOR.


    5. Como é feito o Congresso de Catequistas? Patrocínio já sediou algum?
O Congresso diocesano de catequistas é realizado todos os anos no final do mês de agosto. Cada ano, um setor da diocese se encarrega da realização, escolhendo uma cidade do setor para sediá-lo. Em Patrocínio já aconteceram congressos.


    6. Estamos no mês missionário, e temos a missão de propagar a mensagem do Evangelho. Pra você as pessoas estão seguindo o evangelho com autenticidade?
R. A mensagem de Jesus é muito clara “Quem quiser me seguir, tome a sua cruz e siga-me” Hoje as pessoas querem encontrar Jesus, mas sem a cruz, buscam um Jesus curandeiro, querem o Evangelho da prosperidade. Li em algum lugar a seguinte mensagem: “Há poema mais bonito que um gesto de amor? Até os iletrados são capazes dessa literatura.”

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3