sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A importância do leigo na vida da Igreja

Amigos e Amigas, diante de um mundo cada vez mais globalizado somos chamados a refletir sobre a real importância do leigo na vida da Igreja.

Nossas comunidades só são cheias de vida e animação, quando os leigos trabalham em conjunto, atuando na Liturgia, Catequese, e nas diversas pastorais. Em comunhão com o pároco, os leigos são os atores fundamentais para a realização efetiva do Reino de Deus aqui na terra.

Ser leigo atuante não é fácil, mas se ouvimos a voz do Senhor que chama, teremos maior comprometimento para nossas ações e projetos.

Não se pede ao leigo nada além das suas capacidades. A cada batizado, o Espírito Santo concede dons e carismas que não devem ser escondidos, mas colocados a serviço dos irmãos.

Mas a missão do leigo não se resume somente á atuação nas paróquias. O testemunho cristão perante a sociedade é de suma importância.

O leigo antes de tudo, é pelo Batismo filho de DEUS. Como tal, deve demonstrar em todos os instantes e lugares que CRISTO rege sua vida e que procura viver conforme o Evangelho.

Assim, o leigo não pode compactuar com o processo de destruição dos valores, da corrupção em todos os níveis, do capitalismo desenfreado, da falta de caridade, enfim o leigo deve ser promotor da VIDA.

Por isso, o leigo deve buscar viver o mais autenticamente possível sua fé. Cultivar uma vida de oração, e desejo de anunciar as maravilhas que DEUS faz por cada um de nós.

Contudo, tenhamos a ousadia, a força de sermos leigos atuantes, firmes e dispostos para que o Reino de DEUS aconteça aqui e agora.

"A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria." Santo Agostinho.

FELIZ TEMPO QUARESMAL!



NATANAEL OLIVEIRA DINIZ

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

Foto: