sexta-feira, 15 de maio de 2009

OS MINISTROS SE REUNEM

Como sempre acontece na 1ª terça-feira de cada mês, nós ministros nos reunimos com nosso pároco Monsenhor Izael, ocasião em que tratamos especialmente dos assuntos relacionados diretamente a nossa missão, como possíveis dificuldades, alterações de agenda etc, mas abordamos também outros temas, que embora não estejam ligados diretamente a função de ministros, fazem parte do cotidiano da nossa Igreja, que precisamos conhecer.
São assuntos direcionados mais a outras pastorais. como por exemplo, à litúrgica e a catequética, mas que precisamos ter conhecimento, pois o ministro segundo o nosso Bispo Dom Cláudio, precisa ter condições de atuar em qualquer uma destas pastorais, se for necessário.
Na última reunião que tivemos dia 5 deste mês, faltaram alguns ministros, por isto julguei ser útil relatar aqui um resumo daquilo que nos foi passado pelo Monsenhor, mas precisamente sobre liturgia. – O ministro precisa ter conhecimento nesta área, o suficiente para substituir um catequista ou um membro da liturgia. Liturgia Como Ação E Trabalho, se compõe de sinais, gestos, silêncio etc. Pela Comunicação Interpessoal, é aquela que por si só se explica: a Palavra, a Eucaristia. Participação Grupal, nas respostas, nos cantos e orações conjuntas. Que o ministro precisa ter confiança em si mesmo e convicto daquilo que prega e anuncia. Deve dar testemunho de uma vida coerente e transparente.
Que a comunicação da liturgia, brota da própria celebração que se comunica por si só, e que a comunicação na liturgia, são os elementos complementares que usamos: velas, flores, ornamentos, vestes, etc.
Ficou confirmado o nosso retiro espiritual, que será dia 31, domingo de Pentecostes, na casa de São Cristóvão, com inicio às 7 horas e final entre 16 e 17 horas. Vamos contribuir com R$ 10,00, pois teremos lá: café da manhã, almoço e lanche a tarde. Todos os ministros estão convocados para este retiro de suma importância para nossa espiritualização.




Jose Donato

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

Foto: