sábado, 12 de janeiro de 2013

Ano Litúrgico

     Por que ano A, ano B e ano C... Durante o ano celebramos a vida de Cristo desde a sua encarnação no seio da Virgem Maria, passando pelo nascimento, Paixão, Morte, Ressurreição, Ascensão e vinda do Espírito Santo. Assim a Igreja foi estabelecendo, ao longo dos séculos, um calendário de datas a serem seguidas, que ficou sendo denominado de Ano Litúrgico ou Calendário Litúrgico.

    Os lecionários foram compostos com as leituras apropriadas para cada tipo de celebração, solenidade ou festa, para que os fiéis compreendam melhor o mistério em que tomam parte e adquiram maior estima pela Palavra de Deus

    Para os domingos e solenidades estão assinaladas três leituras: do profeta, do apóstolo e do Evangelho. Desta forma o povo cristão é levado a conhecer a continuidade da obra da salvação segundo a admirável pedagogia Divina.

    A Igreja escolheu, sabiamente, para cada Ano Litúrgico uma série de leituras. Portanto não há repetição, e sim, ciclos, que se repetem a cada três anos e são divididas em Ano A, B e C. No Ano A lêem-se as leituras do Evangelho de São Mateus; no Ano B o Evangelho de São Marcos e no Ano C o Evangelho de São Lucas. O Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, grandes festas e solenidades.

    Nos dias da semana, do tempo comum, há leituras diferentes para os anos pares e para os anos ímpares. Deste modo, os católicos, de três em três anos, se acompanharem a liturgia diária, terão lido quase toda a Bíblia.

     Como calcular o Ano Litúrgico:

-Todo múltiplo de 3 é Ano C - Ex.: 2013=2+0+1+3=6 logo é ano C
-Múltiplo de 3 mais 1 é Ano A - Ex.: 2002=2+0+0+2=4 (3+1=4) logo é Ano A
-Múltiplo de 3 mais 2 é Ano B - Ex.: 2015=2+0+1+5=8 (6+2=8) logo é Ano B.

    Agora, calcule o ano em que você nasceu, A, B ou C!...´

    Paz e Bem!

Lourdes Barbosa.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3