terça-feira, 30 de outubro de 2012

O Mensageiro Entrevista

Entrevista Pascom

Amigos e Amigas em Jesus Cristo. Nossa entrevista desse mês traz o casal Marcelo e Kenia, eles fazem parte da Pascom (Pastoral da Comunicação). Na oportunidade eles comentam e respondem alguns questionamentos sobre esse importante trabalho na paróquia. Nossos agradecimentos. Eduardo e Dayane.

01 - O que é a PASCOM?

PASCOM é a Pastoral da Comunicação.

Esta é uma indagação ainda presente, em nossa Igreja. Há os que acham que a turma da Pascom quer se exibir, fazer fotografias, filmar, aparecer na hora dos avisos no final da missa, ter o nome do expediente do boletim paroquial, falar na rádio etc.

A experiência tem mostrado que atuar na Pascom é coisa séria e tem muito o que fazer. Sabe por quê? Porque a Pascom não é uma pastoral que trabalha isoladamente. Ela passa por dentro de todas as outras pastorais, movimentos e serviços, levando o oxigênio da comunicação a toda paróquia.

02 - Qual a função da pastoral na paróquia?

Dar unidade às práticas de comunicação existentes na Igreja. Quantas paróquias têm programas de rádio, site, jornal, mural, mas cada um feito por uma pessoa ou um grupo, isoladamente? A Pascom existe para dar unidade as estas ações.

A Pascom tem a função de atuar em toda comunicação, para levar as informações até os paroquianos, tendo muitos campos para atuar, porem hoje em nossa Paróquia temos o jornalzinho “O Mensageiro”, que nos mantém informados dos eventos, acontecimentos e todo tipo de informação, divulgação que a Paróquia necessite fazer. E ainda tem o Blog pela internet, que todos podem acessar e ver as matérias e fotos de tudo que acontece em nossa paróquia.

03 - Quais os desafios da pastoral?

Temos muito mais coisas que poderiam ser feitas, porem temos nossas limitações, às vezes nos faltam bagagem, preparo e conhecimento, para fazer mais dentro da pastoral. Nos trabalhos que estamos fazendo, nossa maior dificuldade é fazer uso dos meios, que temos em nossa paróquia. Estamos a disposição para ajudar e divulgar, porem é preciso que as pastorais e movimentos utilizem este meio. Nos informando, mandando noticias que podem tornar nosso jornalzinho ainda mais interessante.

O objetivo da Pascom não é, simplesmente, produzir e emitir informações. Antes disso, é preciso pensar em melhorar a qualidade da comunicação entre as pessoas, pastorais e setores, para que a comunicação gere comunhão, a exemplo das primeiras comunidades cristãs. Devemos comunicar para gerar comunhão.

04 - Quem pode participar e como são feitas as reuniões?

Hoje, nossa equipe e formada por 9 membros (diretos), e alguns membros que não fazem parte das nossas reuniões, mas dão as suas contribuições mensalmente no nosso Informativo paroquial. A nossa pastoral não é fechada, porem se você tiver conhecimento nesta área, e gostaria de participar conosco, é só nos procurar e vir participar conosco.

Nosso Jornalzinho normalmente é distribuído no segundo final de semana de cada mês, portanto, fazemos nossa reunião mensal no inicio do mês, para o fechamento do jornal e distribuição das tarefas.

05 - Quais são os santos de sua devoção?

Nossos Santos de devoção são Nossa Senhora do Rosário, Santa Terezinha e Sagrada Família.

06 - Deixe-nos sua mensagem.

A Pastoral da Comunicação é o conjunto de ações realizadas dentro de uma comunidade eclesial. É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que o rodeia. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3