quinta-feira, 14 de junho de 2012

A Fogueira de São João

São João Batista é celebrado na liturgia em duas ocasiões diferentes. O seu martírio é lembrado no dia 29 de agosto e a natividade no dia 24 de junho, sendo essa uma das mais importantes festividades desse período.

O nascimento de João Batista foi anunciado pelo Arcanjo Gabriel, sendo o filho da velhice de Isabel e Zacarias (Lc 1,5-24). Comemora-se o nascimento desse grande santo, porque o fato marcou o início do cumprimento das promessas divinas, João é o último profeta da Antiga Aliança. Ele é identificado com Elias, que estava destinado a preceder imediatamente o Messias para preparar o povo de Israel para a sua vinda.

Após a morte de seus pais, João doou todos os bens da família e viveu na austeridade do deserto. Pregou um batismo de conversão e preparou realmente a vinda de Jesus. Foi João que batizou Cristo no Rio Jordão, quando Deus revelou a divindade de Jesus: “Este é o Meu Filho muito amado; no qual encontro o meu agrado” (Mc1,11).

Isabel, mãe de João estava próxima de dar á luz quando Nossa Senhora foi visitá-la e lhe perguntou como poderia ficar sabendo do nascimento da criança.

Isabel lhe respondeu que quando João nascesse acenderia uma fogueira bem grande e também mandaria erguer um mastro com uma boneca sobre ele. Assim Nossa Senhora ficaria sabendo que o bebê nasceu.

Por isso se chama “fogueira de São João”.

Pascom

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3