segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A Bíblia: Palavra de Deus

    Na Bíblia está contida a Palavra de Deus. Ela é o testemunho escrito do Amor de Deus pelo homem expresso na história da salvação. A história da salvação é a história do Amor de Deus pelo homem. Nela temos o testemunho de que Deus ama infinitamente o ser humano. A história da salvação é uma história real, onde Deus relaciona com o homem como duas pessoas se relacionam.

    Para acreditar nesta realidade misteriosa da revelação de Deus na história é preciso ter fé. O povo de Deus do Antigo Testamento e do Novo Testamento, bem como o Magistério da Igreja, dá testemunho desta realidade maravilhosa. Deus sempre quis o bem do ser humano. Quando Adão pecou Deus veio ao seu encontro e lhe diz: “Onde estás?” (Gn 3,9). “Quando, porém chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial (Gl 4,4). Deus quer nos conceder a alegria de permanecer no seu caminho, por isso nos deixou como que uma “Carta, que fala de seu amor por nós, para nos guiar até ele” como diz São Jerônimo.

    A Palavra de Deus não é uma palavra qualquer, mas é o próprio Cristo. Cristo é a Palavra criadora pela qual Deus criou o mundo e o homem. Até mesmo as nossas palavras têm força criadora. Por causa de uma palavra que alguém diz; alguém pode ser processado; alguém pode se encolerizar. Também alguém pode ficar muito alegre por uma palavra bem falada.

    Quanto devemos alegrar por saber que a verdadeira Palavra de Deus Pai - Jesus Cristo - se revelou a nós e deu a sua vida a fim de nos conduzir à felicidade eterna! Se a palavra de Deus é criadora, ela cria em nós os mais sublimes sentimentos de amor, alegria e paz. Só temos que nos abrir a ela.

    O que estamos fazendo para que a Palavra de Deus aja em nossa vida? Nenhum de nós pode viver sem a Palavra. O segredo é nunca parar no meio do caminho. A nossa caminhada de fé foi iniciada no Batismo pela fé de nossos Pais e Padrinhos; agora cada um de nós tem que seguir em frente. Saiba que Deus não abandona aqueles que procuram seguir no seu caminho: “Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28a). Procure conhecer a Bíblia e lê-lá frequentemente. Pois a Bíblia é a Palavra de Deus e esta Palavra, que é ação (O termo Dabar, 'palavra' em hebraico, significa fato, ação, acontecimento) vai agir em sua vida em direção à felicidade que você busca.

    Deus criou o homem para ele ser feliz. O desejo de felicidade que existe no coração de todo ser humano foi colocado pelo próprio Deus ao cria-lo. Deus, ao criar o homem coloca nele o seu Espírito de vida (cf. Gn 2,7). Assim, a felicidade e a vida do homem consiste em viver junto de Deus. São João nos diz no seu Evangelho: “Disse-vos estas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa (Jo 15,11). Que busquemos sempre esta felicidade que está em Deus.

    Sigamos o conselho do grande apóstolo Paulo: “Toda Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça” (2Tm 3,16).Leiamos, meditemos, estudemos e amemos a Sagrada Escritura cada vez mais.

José Antônio Ramos, Seminarista do 3º ano de Teologia
Seminário Maior “Dom José André Coimbra” Patos de Minas.

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

Foto: