segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A Bíblia: Palavra de Deus

    Na Bíblia está contida a Palavra de Deus. Ela é o testemunho escrito do Amor de Deus pelo homem expresso na história da salvação. A história da salvação é a história do Amor de Deus pelo homem. Nela temos o testemunho de que Deus ama infinitamente o ser humano. A história da salvação é uma história real, onde Deus relaciona com o homem como duas pessoas se relacionam.

    Para acreditar nesta realidade misteriosa da revelação de Deus na história é preciso ter fé. O povo de Deus do Antigo Testamento e do Novo Testamento, bem como o Magistério da Igreja, dá testemunho desta realidade maravilhosa. Deus sempre quis o bem do ser humano. Quando Adão pecou Deus veio ao seu encontro e lhe diz: “Onde estás?” (Gn 3,9). “Quando, porém chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial (Gl 4,4). Deus quer nos conceder a alegria de permanecer no seu caminho, por isso nos deixou como que uma “Carta, que fala de seu amor por nós, para nos guiar até ele” como diz São Jerônimo.

    A Palavra de Deus não é uma palavra qualquer, mas é o próprio Cristo. Cristo é a Palavra criadora pela qual Deus criou o mundo e o homem. Até mesmo as nossas palavras têm força criadora. Por causa de uma palavra que alguém diz; alguém pode ser processado; alguém pode se encolerizar. Também alguém pode ficar muito alegre por uma palavra bem falada.

    Quanto devemos alegrar por saber que a verdadeira Palavra de Deus Pai - Jesus Cristo - se revelou a nós e deu a sua vida a fim de nos conduzir à felicidade eterna! Se a palavra de Deus é criadora, ela cria em nós os mais sublimes sentimentos de amor, alegria e paz. Só temos que nos abrir a ela.

    O que estamos fazendo para que a Palavra de Deus aja em nossa vida? Nenhum de nós pode viver sem a Palavra. O segredo é nunca parar no meio do caminho. A nossa caminhada de fé foi iniciada no Batismo pela fé de nossos Pais e Padrinhos; agora cada um de nós tem que seguir em frente. Saiba que Deus não abandona aqueles que procuram seguir no seu caminho: “Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28a). Procure conhecer a Bíblia e lê-lá frequentemente. Pois a Bíblia é a Palavra de Deus e esta Palavra, que é ação (O termo Dabar, 'palavra' em hebraico, significa fato, ação, acontecimento) vai agir em sua vida em direção à felicidade que você busca.

    Deus criou o homem para ele ser feliz. O desejo de felicidade que existe no coração de todo ser humano foi colocado pelo próprio Deus ao cria-lo. Deus, ao criar o homem coloca nele o seu Espírito de vida (cf. Gn 2,7). Assim, a felicidade e a vida do homem consiste em viver junto de Deus. São João nos diz no seu Evangelho: “Disse-vos estas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa (Jo 15,11). Que busquemos sempre esta felicidade que está em Deus.

    Sigamos o conselho do grande apóstolo Paulo: “Toda Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça” (2Tm 3,16).Leiamos, meditemos, estudemos e amemos a Sagrada Escritura cada vez mais.

José Antônio Ramos, Seminarista do 3º ano de Teologia
Seminário Maior “Dom José André Coimbra” Patos de Minas.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3