sexta-feira, 11 de março de 2011

Editorial Março 2011

Com o rito das Cinzas, iniciamos o mês de Março, o tempo sagrado da QUARESMA.

- A Oração nos leva a uma EXPERIÊNCIA pessoal com Deus.

- O Jejum nos leva a um gesto concreto de conversão: privar-se de algo para uma liberdade interior maior.

- A Esmola nos leva a nos doar aos irmãos, no serviço fraterno, em gesto de solidariedade

A Bíblia usa com freqüência o período de 40 dias (ou 40 anos) para indicar períodos especiais, que criam um clima adequado para algo que vai acontecer.

- Quaresma é para nós um tempo forte de conversão e renovação em preparação à PÁSCOA.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.

Nesse espírito, a Igreja no Brasil nos propõe todos os anos na Quaresma a CAMPANHA DA FRATERNIDADE, apontando um ponto de fraternidade que merece uma atenção especial. Diante da situação preocupante do meio ambiente, a Igreja nos propõe o tema: Fraternidade e a vida no planeta. Com o lema "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22), a Campanha denuncia a realidade que criamos e as conseqüências vindas dela. No dia 19 de março comemoramos o dia de São José. Sabemos que José foi um homem de fé, obediente e temia a Deus. Ele seguiu ao pedido de Deus para cuidar de Maria e do Menino Jesus e ao ir a Jerusalém para Jesus ser circuncidado e Maria purificada após o nascimento de Jesus.

O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, assim meu irmão que possamos viver com todo amor e paz, Boa Quaresma a todos!!

Pe. José Ricardo Lucas de Lima
Pároco - Paróquia Santa Terezinha.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3