sexta-feira, 11 de março de 2011

Campanha da Fraternidade e Via Sacra

CAMPANHA DA FRATERNIDADE E VIA-SACRA

Já estão disponíveis em nosso Escritório Paroquial os livrinhos para a celebração da Via-Sacra nas comunidades, como acontecem todos os anos em nossa paróquia.

As comunidades que ainda não pegaram seus livrinhos devem fazê-lo o quanto antes. O importante é que ninguém deixe de participar. Veja abaixo um relato sobre a Campanha da fraternidade deste ano:

Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta

Lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22)

Explicação do cartaz da CF 2011

O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.

A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento d8S enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.

Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um micro ecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: "A criação geme dores de parto" (Rm 8,22).

Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus "gritos de dor", a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.

A CF 2011 tem por objetivo geral contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta.

Tem como objetivos específicos:

1. Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas.

2. Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global.

3. Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário.

4. Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.

Quais são as estratégias desta Campanha da Fraternidade:

1. Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.

2. Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente.

3. Mobilizar pessoas. Comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global.

A Igreja toma esses temas como reflexão para servir à sociedade, porque implicam em sofrimento, dores e morte. A Igreja, imbuída da missão de evangelizar, procura levar a luz de Deus àquela situação, para que brote a vida no seio da sociedade.

Deus, à medida que criava o mundo, via que este era bom. E a narrativa da criação conclui: "E Deus viu tudo quanto havia feito e achou que era muito bom". (Gn 1.31),

Que a reflexão sobre a Vida no Planeta possa despertar ainda mais o ser humano para que tenha uma maior consciência em cuidar daquilo que Deus criou com tanto amor.
Postar um comentário

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

Foto: