quarta-feira, 18 de abril de 2012

CatequInformando

Pais e catequistas catequizam juntos

    Usando o titulo desse texto, a Igreja procura e quer o envolvimento da família na educação da fé dos catequizandos.

    Em nossa paróquia essa prioridade é bem visível, já é parte do calendário catequético a reunião mensal com a família. Para esse ano de 2012 padre Jose Ricardo adquiriu um material reflexivo muito rico da importância da participação ativa dos pais na catequese.

    Estão sendo realizados nas comunidades encontros com as famílias fazendo um estudo do folder Pais e catequistas catequizam juntos, do Padre Cristovam Lubel. Isso se faz porque a família e a comunidade são espaços privilegiados da catequese.

    Em casa os filhos recebem o primeiro anuncio, e na comunidade é aprofundado o que os catequizandos receberam de seus pais. Pois os pais são os primeiros catequistas dos filhos. Quem gera a vida deve também prove-la de alimento para o corpo, a mente e o espírito. A casa, para os cristãos, deve ser a primeira Igreja e a primeira sala de catequese.

    Se os pais, soubessem o quanto a sua presença na vida religiosa de seus filhos é importante, talvez, encarassem a catequese com outros olhos. É na família que tudo acontece, os catequistas, são apenas intermediadores. Pais e catequistas precisam caminhar juntos e juntos se ajudarem.

    Pais rezem com seus filhos. Acompanhem eles à missa. Participem dos encontros de família, dos retiros e encontros de formação.

    A presença de vocês, neste projeto, é fundamental.

    Sabemos, a vida é corrida, questões profissionais, compromissos diversos, sabemos bem como é isso, pois também temos diversas ocupações. No entanto, temos de fazer-lhes um alerta: sejam pais mais presentes na vida religiosa de seus filhos. Se não for assim, com o seu exemplo, a catequese não terá tido validade alguma.

    Nós, catequistas, somos apenas intermediadores.

    Os melhores catequistas do mundo, sem dúvida alguma, são vocês.

Edinha

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3