quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Natal: Deus Acredita na Humanidade

Amigos e Amigas dentro da realidade do Natal, Deus se manifesta em nós. Natal é festa de Deus entrando na história e realizando o milagre da encarnação. É festa da Virgem Maria, dizendo SIM ao plano de Deus e trazendo seu filho ao mundo, Jesus. É ele, que nos faz ser humano, e dotado de amor e alegria e cheios da graça de Deus.

Por isso mesmo é a festa que nos ensina e nos relembra que nossa verdadeira vocação é sermos humanos, verdadeiramente humanos, profundamente humanos.

Deus aposta em nós, ele manda seu filho que se fez humano para nos salvar, e mostra para nós que Jesus é humano sem deixar de ser de Deus.

Assim precisamos ser humano, mas de olho em nossa aliança com Deus, é ele que nos traz a verdadeira paz e alegria. Triste é ver, em nossa realidade que o Natal se tornou uma festa do consumo, dos prazeres desenfreados e da total falta de perspectiva de dias melhores.

Não podemos deixar de exaltar em nossa condição humana que muitas vezes peca, erra, em lugar de humanizarmos, nos animalizamos, nos vegetalizamos. E, pior, ainda, em lugar de ajudarmos à humanização do outro, o desumanizamos. Toda vez que não abrimos à solidariedade, mas violentamente guardamos tudo para nós, nos assemelhamos ao animal que avança e morde quem pegar em sua comida. Toda vez que usamos do poder, para oprimir, para pisar no outro mostramos que estamos só preocupados com nosso próprio eu, e esquecendo que somos uns pelos outros.

A encarnação de Deus que celebramos no Natal quer nos dizer que Deus, sem deixar de ser Deus, abre mão de suas prerrogativas e entra na carne frágil e limitada que é a nossa.

Aprende a ser humano, a ser temporal espacial; a ter frio, fome, sede, calor e sono. Ou seja, Deus lança um projeto a nós, para que tenhamos a capacidade de ver no outro, o nosso querer e nosso agir para a busca de uma vida mais plena e feliz, deixando de lado as nossas vontades e instintos imediatistas.

O Natal é a festa dessa vocação comum a nós: o aprendizado de ser humano, único caminho de acesso ao verdadeiro Deus. Se não aprendermos plenamente nossa vocação a vida, e viver plenamente essa humanidade corremos o risco de não expressar e viver nossa humanidade, pois se falseamos, enganamos, não teremos condições de comunicar aos homens e mulheres com quem convivemos nossa grande missão de sermos plenamente humanos em Deus.

Viva, e se alegra, o NATAL é DEUS, que se revela e quer manifestar sua divindade em nossa humanidade.

Feliz Natal em Cristo Jesus!

Natanael Oliveira Diniz

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3