sábado, 15 de agosto de 2009

CatequInformando


Catequese, Caminho para o discipulado
Ano Catequético Nacional 2009 e 10 anos da Paróquia Santa Terezinha
Parte II
Continuamos aqui, a narrativa do histórico da catequese, em comemoração do ano catequético Nacional e os 10 anos de nossa paróquia, dando seqüência ao artigo anterior.
Em 1999, o Bispo diocesano de Patos de Minas, Dom João Bosco Oliver de Faria, no dia 08 de setembro, cria a Paróquia Santa Terezinha.
Muitos são desafios para a catequese, pois ela fundia-se em duas realidades diferentes: Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e Pe. Damião de Molokai .
Isso veio encontrar na catequese algumas resistências por parte dos paroquianos; insegurança quanto à capacidade das novas lideranças. Só sendo superado com a ajuda da coordenação setorial e a diocesana. Uma equipe de catequistas assumiu, realizando nos três primeiros anos, realizando neste período:
* Sete cursos de formação
* Continuidade do estudo do Ecoando,
* Crisma de 438 jovens
* Eucaristia de 400 catequizandos,
* Reestruturação da catequese nas comunidades rurais de: Silvano, Pedros, Macaúbas, Divisa, Santo Antonio do Quebranzol, Vieiras, Macaubinhas, Mata do Silvano e Coelhos. Também na comunidade urbana de Santa Edwiges.
O que chama a atenção na paróquia Santa Terezinha é a fé do seu povo simples, com tantos desafios nas comunidades, enfrentando suas dificuldades sempre confiando na presença de Deus.
E na catequese não foi diferente. Quantas comunidades iniciaram a catequese sem mesmo um lugar apropriado? E a maior parte sem catequistas para assumirem as turmas?
Quando a paróquia foi criada a Igreja Santa Terezinha estava em construção, a catequese acontecia na Creche Santa Terezinha, já com um grande numero de catequistas e catequizandos.
Temos também diversas comunidades rurais, que adaptam o espaço.
A catequese Santa Terezinha é simples como sua padroeira, sem deixar de observar os seus objetivos, com grande preocupação e com a mensagem a transmitir: que é levar Jesus aos catequizandos, sabendo que não há formulas prontas, exigindo do catequistas formação e espiritualidade.
Iremos, se Deus nos permitir nas próximas edições deste grande comunicador “O Mensageiro”, relatar o histórico de cada comunidade, para celebrarmos bem esse ano tão rico para a catequese.
Por motivos de precaução, o XIII Congresso Diocesano de catequistas na cidade de Coromandel no dia 23 de agosto está temporariamente suspenso, por prevenção a Gripe Suína. Estamos rezando e aguardando.


Edilamar.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3