segunda-feira, 9 de setembro de 2013

São Jerônimo - Padroeiro dos Estudos Bíblicos

Doutor da Igreja e um dos maiores especialistas em bíblias de sua época. Jerônimo nasceu em uma família muito rica na Dalmácia, hoje Croácia, no ano de 347. Com a morte dos pais, herdou uma boa fortuna, que aplicou na realização de sua vocação para os estudos, pois tinha uma inteligência privilegiada. Jerônimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos antigos, nos quais era formado e graduado doutor.

Passando pela França, conheceu um monastério e decidiu retirar-se para vivenciar a experiência espiritual. Uma de suas características era o gosto pelas entregas radicais. Ficou muitos anos no deserto da Síria, praticando rigorosos jejuns e penitências, que quase o levaram á morte. Em 375, depois de uma doença, Jerônimo passou ao estudo da Bíblia com renovada paixão.

Foi ordenado sacerdote pelo bispo Paulino, na Antioquia, em 379. Mas Jerônimo não tinha vocação pastoral e decidiu que seria um monge dedicado á reflexão, ao estudo e divulgação do cristianismo.

Voltou para Roma em 382, chamado pelo papa Damaso, para ser seu secretário particular. Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia, do grego e do hebraico, para o latim. Nesse trabalho dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se “Vulgata” e tornou-se oficial no Concílio de Trento.

Devido a certas intrigas do meio romano, retirou- se para Belém, onde viveu como um monge, continuando seus estudos e trabalhos bíblicos. Morreu de velhice no ano de 420, em 30 de setembro, em Belém. Foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos, dos bibliotecários e das secretárias.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3