terça-feira, 19 de março de 2013

A Verdadeira Pastoral

    Para a vivência de uma verdadeira pastoral é necessário tornar-se verdadeiros discípulos de Cristo, e acolher o seu profundo Mistério com responsabilidade, que é livre adesão de entrega. Só assim poderemos falar de uma pastoral que tem como base a figura do Bom Pastor.

    Todas as referências expressivas e claras do Cristo, o Bom Pastor, traz em si a dimensão da entrega. Cristo, no seu profundo mistério, define como o Bom Pastor que entrega sua vida para que as ovelhas tenham vida. Quando Cristo afirma: “Eu Sou o Bom Pastor”, não modela uma figura retórica, senão faz-se cumprir aquilo que prega, realizando seu chamado.

    Se o presbítero toma como norma de conduta o princípio proposto por Cristo haverá de concluir que seu fazer frente à comunidade há de ser um “oficio de amor”. Esta caridade pastoral tira o erro de só ver a pastoral fundada no ativismo e no protagonismo humano. Um sacerdote ou um bispo não apascentam suas próprias ovelhas, mas a de Cristo.

    O pastor com seu comportamento reto frente à comunidade cristã serve a Cristo, em cujo nome atua, e serve a Igreja, para cujo bem tem sido consagrado sacerdote. Assim, vemos que o governo da comunidade não é feito pelo exercício de força ou de poder, senão de prestação e serviço por amor ao mandato de Cristo.

    A pastoral tem que sempre ter em vista a unidade: a unidade do único corpo. Esta unidade só será realizada em torno da verdade e não em torno dos múltiplos movimentos de protagonismo humanos. É uma unidade (comunhão do corpo) que se realiza na adequada compreensão da realidade (teologia), onde cada um em seu lugar vive sua vocação.

    Portanto, o protagonismo puramente humano forma cada vez mais a incapacidade de compreender a verdade que é a entrega. Uma entrega que não leva a morte e sim a vida, como a entrega de Cristo que gerou a Igreja. Assim, vemos que não tem como uma pastoral ser unida, orgânica, quando ela não é autêntica. Se ela não forma membros não tem como formar união.

Padre José Luís de Araújo Paiva

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

Foto: