“Eis que vem a ti o rei, justo e vitorioso; ele é simples e vem montado num jumento” (Zc.9,9)
Com a união do Domingo da Paixão, celebrado pelas comunidades cristãs, no domingo anterior ao da Ressurreição é a celebração da Entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão que culminará com a morte na cruz, a liturgia formou, em uma só celebração, o Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, que dá início à Semana Santa. A celebração começa com a bênção dos ramos, a proclamação do Evangelho e uma procissão. Em seguida é celebrada a Santa Missa, com a proclamação do Evangelho da Paixão.
Em sinal de humildade, Jesus, o Rei, entra na cidade montado em um jumento, a montaria dos mais pobres e humildes. As pessoas cobriam o caminho com seus mantos, em sinal de honra e acenavam ramos de palmeiras em sinal de vitória. A multidão saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! (viva) Bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel!
Celebrar com fé e piedade este domingo, é seguir os passos de Nosso Senhor rumo ao Calvário, para que, pela graça da Cruz, Cheguemos, com Ele, à Ressurreição e Vida.
Paz e Bem a todos!
Lourdes Barbosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário