A Quinta feira Santa vem dar início ao ponto alto da Semana Santa: o Tríduo Pascal, que termina na Vigília Pascal do Sábado Santo. Todo o Mistério Pascal se resume nestes três dias, que formam uma só celebração. Por isso não se dá bênção final nas celebrações da quinta e da sexta-feira; ela só será dada no final da Vigília Pascal.
Ao celebrarmos a ultima ceia do Senhor com os apóstolos, celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Na parte da manhã há a Missa do Crisma, onde os sacerdotes renovam suas promessas sacerdotais, e, é dada a bênção dos santos óleos, usados nos sacramentos. À noite, a Missa recorda a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. É realizada a cerimônia do Lava-pés, recordando o gesto de humildade e serviço, em que Jesus o Mestre e Senhor, faz o papel de escravo, lavando os pés de seus discípulos. E recordamos ainda o mandamento de Jesus seguido de um ensinamento: Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei; vocês entenderam o que eu fiz? Então, façam o mesmo.
Saibamos viver este Tempo Santo em clima de silêncio e oração, guardando a fé, na certeza de que é passando pela Cruz que chegamos à Ressurreição.
Feliz Páscoa!
Lourdes Barbosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário