RIQUEZAS DE MAIO...
Maio é um mês muito importante para a vida da Igreja. Nele celebramos o mês das noivas, o dia das Mães (12), Nossa Senhora de Fátima (13), Santa Rita de Cássia (22), Nossa Senhora Auxiliadora (24), Nossa Senhora de Caravaggio (26), e Nossa Senhora da Visitação (31).
Sem dúvida nenhuma é mesmo o mês das mulheres. Homenageamos todas as mães vivas, nos recordamos com amor das mães falecidas e aproveitamos para honrar, bendizer, louvar e agradecer à Maria, mãe de Deus e da humanidade.
Ainda junto com o dia das mães, celebramos também a Ascensão do Senhor ao céu. Assentado à direita do Pai, Jesus continua junto de todos nós, como cabeça da Igreja e Senhor da humanidade.
No dia 19, celebraremos alegremente, como verdadeiros irmãos, a Solenidade de Pentecostes. “Sim, o Espírito do Senhor enche toda a terra e, abrangendo tudo, tem conhecimento de cada som”. Sb 1, 7.
A intensidade litúrgica desta festa deve nos fazer pensar no Espírito Santo, como dom “recriador”. Jesus, ao enviar o Espírito Santo, nos possibilita recriar a nossa história e promover uma Igreja mais dinâmica e mais atenta às suas realidades. “Daí-nos, ó Deus, os dons do Espírito para sermos vencedores nas provações, fortes na dor, perseverantes na caridade e sensíveis às pessoas que sofrem”.
Ainda antes de fechar tão rico mês, celebramos a Solenidade do Corpo e do Sangue de Cristo, no dia 30. Esta grande festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, no século XIII, e nos atrai pela beleza do culto à Eucaristia e nos recorda que a memória do Senhor se faz pelo Sacrifício, pela Refeição Eucarística e pelo Serviço.
Jesus quis permanecer entre nós como presença viva e vivificante todos os dias nesse modo sacramental: na aparência do pão e do vinho, Ele mesmo se faz dom e presença.
Ao recebermos o Corpo e o Sangue de Cristo, não temos outra escolha senão a de sermos parecidos com Ele. Cristificados então, necessitamos agir e viver como Cristo agiu e viveu.
Obrigado, Senhor, pelo dom da Eucaristia!
Obrigado pela sua presença em nós!
Um abraço amigo,
Maria José da Silva Alfredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário