Como formação para os catequistas esse ano, a coordenação diocesana de catequese propôs o estudo da Bíblia.
Tema muito oportuno, quando a catequese tem na sua base a SAGRADA ESCRITURA.
Ela está acima de qualquer manual ou material catequético, e deve ser aplicada, oferecida, anunciada, desnudada aos catequistas e catequizandos.
Daí percebe-se o quanto a maioria dos católicos até mesmo catequistas tem dificuldades com a Bíblia.
Poucos sabem e têm resistências a alguns textos e livros bíblicos.
Um material muito rico de estudo bíblico, no formato de pequenos cadernos organizado por Terezinha Cruz, autora de diversas obras bíblico-catequética, estão disponibilizados para serem estudados pelos catequistas de toda diocese.
A proposta é que todos os catequistas tenham conhecimento da PALAVRA DE DEUS, discutam, reflitam e apliquem na catequese.
Em nossa paróquia estamos tentando realizar essa proposta. Esse estudo está sendo realizado nas comunidades, para facilitar o acesso e fortificar o grupo.
Temos recebido respostas positivas dos que participam, mas, infelizmente alguns acham desnecessários (se acham!) e não valorizam nem priorizam tais estudos!
O catequista que age assim, não deveria estar na catequese, porque é impossível anunciar aquilo que não se conhece, porque estaria anunciando TUDO, menos a JESUS CRISTO e a sua IGREJA.
São Paulo em Coríntios destaca que o pregador não deve ser um exibido em busca de prestigio. Diz “estive junto de vós com fraqueza e receio, e com muito tremor”.
Isso não é deficiência, é consciência de que a mensagem é maior que o mensageiro. E o texto diz o motivo dessa atitude:
“para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria humana.”
Sempre temos que nos perguntar: Somos seguidores de quem?
A catequese tem um desafio enorme, só com boa vontade não dá para ser catequista, precisamos ir além, buscar nos estudos oferecidos, oportunidades exclusivas de formação e espiritualidade.
Muitas vezes não nos damos conta do quanto nossas explicações teológicas, mesmo as melhores, são precárias. Deus não cabe na sabedoria humana.
E estudando as cartas de São Paulo vemos o quanto ele é mais sábio, reconhecendo o que não sabe:
“O que Deus preparou para os que amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram....”
Edinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário