A educação dos filhos pelos pais é sagrada, e assim fizeram Joaquim e Ana ao educarem a Virgem Maria.
São Joaquim nasceu na região da Galiléia e se casou com Ana, que havia nascido em Belém. Apesar do amor entre o casal, já estavam com idade avançada e ainda não haviam sido abençoados com a maternidade e paternidade.
Por isso, Joaquim era constantemente marginalizado, já que naquela época, não ter filhos era como ser punido por Deus em função de sua esterilidade. Conta história, que certa vez, o padre da cidade recusou a oferta de Joaquim por ele não ter filhos. Entristecido, Joaquim rezou e jejuou durante quarenta dias no deserto.
Ana também se ressentia imensamente por não ter filhos, e rezava todos os dias pedindo a Deus para atender suas preces. Certa vez, durante suas orações, um anjo lhe disse que Deus atenderia suas preces. Mas, o anjo ressaltou que seu filho ou filha seria louvado por todo o mundo. Sem entender direito, Ana respondeu “Se Deus vive e se eu conceber um filho ou filha será um dom de Deus e eu servirei a Ele toda a minha vida”.
Aos 40 anos, Ana deu a luz a uma menina, Maria. Em gratidão a Deus, Ana ofereceu a filha ao serviço no templo para servir ao Criador. Na ocasião, Ana disse ao sacerdote:” Recebei-a e guardai-a. Ela me foi dada em resposta a minha prece; conduzi-la com alegria, a Ele com fé”. No templo, Maria ficou até completar 12 anos. Segundo uma antiga tradição, Ana e Joaquim abençoaram o casamento de sua filha com o jovem carpinteiro José, acompanharam a gravidez de Maria e a partida dela e de seu marido para Belém.
Joaquim, de idade avançada, faleceu antes mesmo de Maria sair do templo, e ficou para Ana a responsabilidade de continuar guiando sua filha pelo caminho da luz.
Ana esperou 5 anos até rever sua família, que voltou fugida do Egito. Então, finalmente a avó Ana conheceu seu neto: Jesus Cristo.
A Igreja Católica celebra a festa litúrgica dos avós de Cristo em 26 de julho, data também em que se comemora o Dia dos Avós como homenagem a Santa Ana e São Joaquim.
Pascom - Pastoral da Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário