Estamos vivendo a Quaresma e nos preparando para esse momento fundamental na vida do cristão que é a Páscoa, e assim estamos nos aproximando da Semana Santa. Mas antes vivemos a Semana das Dores e esta semana que precede o domingo de Ramos é dedicada à lembrança das dores de Nossa Senhora, Mãe de Jesus, mas podem ser as dores de qualquer mãe.
A Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Sabemos bem que durante a Semana Santa, a Igreja celebra os mistérios da reconciliação, realizados pelo Senhor Jesus nos últimos dias da sua vida, começando por sua entrada messiânica em Jerusalém. O tempo da Quaresma se prolonga até a Quinta-feira da Semana Santa. A Missa Vespertina da Ceia do Senhor é a grande introdução ao santo Tríduo Pascoal. O Tríduo Pascoal tem início na Sexta-feira da Paixão, prossegue com o Sábado de Aleluia, e chega ao ápice na Vigília Pascal terminando com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.
Por isso meu irmão e minha irmã, Temos que dar testemunho daquilo que experimentamos, pois o que o mundo não reconhece e que só a fé revela: Cristo ressuscitou! Ele vive e nos precede junto de Deus.
Deus abençoe a todos!!!
Pe. José Ricardo Lucas de Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário