“Anunciai a todos os povos: Deus vem, nosso Salvador”. Antífona que escutamos na abertura do Tempo do Advento e que ressoa durante todo o Ano Litúrgico. “Deus vem”, é um presente contínuo, ou seja, uma ação que sempre acontece, em qualquer momento “Deus vem”.
O Advento é um tempo de renovada esperança e de alegre espera da vinda de Jesus. Possui dupla característica: um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens. É também um tempo em que se voltam os corações para a expectativa da segunda vinda de Jesus, no fim dos tempos.
O tempo litúrgico do Advento é formado por quatro semanas, entre a festa de Cristo Rei e o Natal e dá início ao Ano Litúrgico. Nas duas primeiras semanas somos chamados a vigiar, esperando a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, somos convidados a nos preparar para celebrar - fazer memória, tornar presente - em nossa vida e em nossa história o nascimento de Jesus em Belém.
Um símbolo que pode nos ajudar a entender e viver o sentido do Advento é a Coroa do Advento, que é feita de um círculo de ramos verdes, simbolizando o amor infinito de Deus para com todos os povos. As quatro velas colocadas no círculo e acesas, uma a cada semana, nos lembram a luz de Deus que vem ao mundo para iluminar nossa existência e nossa história. As cores das velas podem ser: Roxa, no primeiro, segundo e quarto domingos, nos convidando a purificar nossos corações para acolher o Cristo que vem. Rosa: no terceiro domingo e nos chama à alegria, pois o Senhor está próximo. As cores das velas acompanham as cores dos paramentos litúrgicos usados nas celebrações do Advento: roxo e róseo.
Também pode se usar na coroa as velas: roxa, rosa, verde (esperança) e vermelha(o amor de Deus).
Sendo o Advento um tempo de forte espiritualidade aproveitemos para aplainar, não só os nossos caminhos, mas, especialmente a nossa vida, endireitando o nosso modo de ser e de viver para que as alegrias do Natal possam continuar ao longo da nossa caminhada neste mundo.
Um Santo e Feliz Natal a todos!
Lourdes Barbosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário