Brilho nos olhares! Corações acelerados! Mãos que se encontram! Palavras doces ditas com suavidade! É o amor que nasce!
Amor Ágape ou amor Eros? Como saber? Como escolher? Estou buscando a mim mesmo? Quero ser feliz agora, realizando a auto satisfação egoísta? Ou quero edificar uma felicidade a dois, partilhando os sentimentos, respeitando os valores de família, tendo coragem de dizer e de ouvir um “não”, quando necessário?
Desde os anos 90, temos sido chamados a falar para adolescentes e jovens do E.A.C. e E.J.C. sobre sexo. Sempre foi um assunto bastante polêmico. E com as mudanças do ponto de vista da sociedade se torna mais ainda. Parece retrógrado, mas a mensagem cristã-católica, de propor o sexo somente após o casamento, é a opção mais responsável para uma adolescência e juventude saudável e madura.
Não se sobe uma escada saltando degraus, é arriscado. Cada degrau deve ser pisado com firmeza e segurança!
Assim são as fases de ascensão para um matrimônio feliz e duradouro. Namoro, Noivado, Casamento: Busca, escolha. Conhecimento, projetos, preparativos. Realização.
Se queimamos etapas a possibilidade de sucesso se torna mais distante e o risco de um casamento infeliz é maior. Pois, a princípio são dois na busca de um fim único. Porém somente pela Graça do Matrimônio vão se tornar Um. Corpo e alma se misturam e “já não são dois, mas, uma só carne”Mc.10,8.
Daí a importância de nos educarmos desde cedo para as três dimensões do Matrimônio, tão grandiosas e ao mesmo tempo tão esquecidas:
Unidade: um só corpo.
Indissolubilidade: o que Deus uniu a homem não separe.
Paternidade: geração e criação dos filhos.
Jovens namorados, vivam intensamente esta fase tão linda de sua vida, mas não deixem de ser cristãos autênticos!
Um feliz Ágape a vocês!
Lourdes Barbosa (Pastoral Familiar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário