Entrevista - Ministério Extraordinário da Comunhão Eucaristica
Amigos e Amigas em Jesus Cristo, esse mês tive a grande satisfação de entrevistar o Claudinei Egidio, coordenador dos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística da comunidade Santa Terezinha. Ele foi bem acolhedor e demonstrou bastante amor ao ministério. Feliz tempo pascal!
Natanael Oliveira Diniz (Comunidade Santa Terezinha)
1) Qual a função dos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística?
A função dos ministros é levar a Eucaristia aos enfermos e as pessoas que não tem condições de participar das celebrações da Santa Missa, cuidar dos objetos sagrados como o sacrário, a âmbula, o altar, o cálice. Preparar a credencia com os objetos sagrados, com antecedência e auxiliar o padre nas celebrações.
2) Como é feita as reuniões? Existe formação? Explique-nos.
As reuniões são realizadas com um breve momento de adoração ao Santíssimo, após é repassado alguns avisos e escala de atuações do mês seguinte, ou seja, quais datas o ministro irá atuar nas celebrações. Todos os assuntos são relatados em ata que posteriormente é assinada pelo pároco e demais ministros. A cada dois meses temos uma reunião com o pároco e todos os ministros da paróquia, onde são solucionadas as dúvidas.
3) Conte-nos sua experiência pessoal no ministério.
Difícil encontrar palavras que descrevam a emoção, o momento em que você esta com Jesus levando-o as pessoas, principalmente aos enfermos é um momento único. É muito bom ver a alegria nos olhos das pessoas ao receber Jesus.
4) Quais são seus santos de devoção?
Santa Terezinha, São Tarcísio, São José, Santa Edwiges, São Pelegrino e Nossa Senhora da Abadia.
5) Como é feita a escolha para ser ministro extraordinário da comunhão eucarística?
É feito um convite pelo pároco, sendo aceito o convite, o nome do futuro ministro é repassado para o bispo diocesano, com a aprovação da diocese é feito algumas formações com o pároco, e logo após é feita a investidura do ministro.
6) Deixe-nos sua mensagem.
Quando Cristo é Senhor de nossas vidas e o nosso coração o hospeda com alegria, temos motivos de sobra para manter viva a nossa fé.
“A Eucaristia cria em nós corações novos, transformados pelo amor, fazendo a nossa convivência neste mundo mais humana, mais digna, mais cristã. A sagrada comunhão fortalece a nossa alma na pratica das virtudes, apaga as manchas de pecados leves, nos anima na caminhada para a eternidade e é penhor da gloria futura.” (João Paulo II).
Nenhum comentário:
Postar um comentário