terça-feira, 17 de novembro de 2009

FAMÍLIA BAROSO



Músicas que nos aproximam de Deus!

Cantadas pela Família: Paulo, Gislene, Lorena e Lucas

Praça Santa Luzia

Dia 22/11/2009

Venha e traga sua Família!!!

sábado, 14 de novembro de 2009

FESTA EM LOUVOR A SANTA TEREZINHA




10 ANOS DE HISTÓRIA DA PARÓQUIA SANTA TEREZINHA
A PARÓQUIA SANTA TEREZINHA, CCP E OS FESTEIROS CONVIDA VOCÊ E SUA FAMÍLIA, PARA JUNTOS CELEBRARMOS A FESTA EM LOUVOR A SANTA TEREZINHA
BAIRRO SANTA TEREZINHA

DE 17 A 29 DE NOVEMBRO DE 2009



NOVENA À SANTA TEREZINHA

Dia 17/11 às 19:00h: Procissão com a Imagem de Santa Terezinha, saído da Igreja São Francisco até a Igreja Santa Terezinha, longo em seguida a Celebração Eucarística.
Participação: Comunidade Terapêutica São Vicente Paulo

Dia 18/11 às 19:00h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha
Participação: Comunidade Santa Terezinha

Dia 19/11 às 19:00h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha
Participação: Pastoral Catequética
Pastoral da Crisma: pais e padrinhos

Dia 20/11 às 1900h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha
Participação: Comunidade São Francisco
Primeira Eucaristia da Comunidade São Francisco

Dia 21/11 às 19:30h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha
Participação: Divisa, Pedros Santo Antônio do Quebranzol, Córrego Dantas, Vieiras e Macaubinhas
Primeira Eucaristia das comunidades do setor Santa Terezinha

Dia 22/11 às 12:00hs: Almoço
Local: Igreja Santa Terezinha
Ingressos: Pastorais, Movimentos, CCP(s), Festeiros, Escritório Paroquial

Dia 22/11 às 18:00h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha
Participação: Comunidade Santa Terezinha e os Missionários do Oriente

Dia 23/11 às 19:00h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha
Participação: Comunidade Santa Terezinha

Dia 24/11 às 19:00h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha
Participação: Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Primeira Eucaristia da Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Dia 25/11 às 19:00h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha.
Participação: Comunidade Santa Edwiges
Primeira Eucaristia da Comunidade Santa Edwiges e São Pelegrino
TRÍDUO A SANTA TEREZINHA

Dia 26/11 às 19:00h: Celebração Eucarística na Igreja Santa Terezinha.
Participação: Comunidade Nossa Senhora do Rosário
Primeira Eucaristia da Comunidade Nossa Senhora do Rosário

Dia 27/11 às 19:00h: Celebração Eucarística na Igreja Santa Terezinha
Participação: Comunidade Santa Terezinha
Primeira Eucaristia da Comunidade Santa Terezinha

Dia 28/11às 19:00h: Celebração Eucarística na Igreja Santa Terezinha
Participação: Duas Pontes, São João, Macaúbas, Brejo do Silvano, Mata do Silvano, Coelhos, Córrego da Mata e Silvano
Primeira Eucaristia das comunidades do setor São Sebastião

ENCERRAMENTO
Dia 29/11 às 18:00h: Celebração Eucarística e Procissão na Igreja Santa Terezinha
Participação: Comunidades Urbanas e Rurais, CCP(s), Festeiros



Pe. Wesley Roberto Balbino

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

EDITORIAL


Irmãos e irmãs, ao iniciarmos o mês, celebrando todos os Santos e Santas de Deus, formamos comunhão com todos os que são glorificados com Cristo. Também somos proclamados felizes porque fazemos parte da grande família de Deus, procurando seguir a multidão dos que já nos precedem no céu e nos deixaram exemplos de fidelidade e amor.

Celebrar o dia dos fiéis defuntos, apesar das lembranças e da saudade, é a alegre festa da esperança. É nos alegrarmos com a felicidade daqueles que amamos e que retornaram à casa do Pai. Ao mesmo tempo é a oportunidade que nos é dada para refletirmos sobre o grande dom de Deus, que é a nossa vida aqui na terra. Que o Senhor nos dê sabedoria para vivermos com respeito e muito amor, enquanto seguimos rumo a ressurreição.

Durante todo o mês nossa paróquia está em festa, em homenagem aos padroeiros: Nossa Senhora do Rosário, São Francisco e Santa Terezinha.

No dia 22, festa de Cristo Rei, encerra-se o Ano Litúrgico, este ano, dedicado a catequese. A celebração nos recorda que temos um só Rei e que sua Lei deve ser a nossa lei: Amar e Servir sem medida.
Saúde e Paz!



Lourdes Barbosa.

FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO


























A comunidade Nossa Senhora do Rosários esteve em festa, mais uma vez com muita alegria para saudar Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Tivemos celebrações todos os dias as 19:30 hs com a participação da comunidade, festeiros, visitantes, congadeiros.

Esta festa é diferente de todas as demais festa de nossa Paróquia, nela temos a participação dos congados que com sua dança e seu canto entram na Igreja, passam em frente de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito louvando e bendizendo. Na celebração de sábado trouxeram com eles um Mastro colorido que foi aspergido com água benta e depois da celebração foi feito o levantamento do Mastro na entrada da Igreja.

No final de cada celebração tivemos lindas coroações com participação de pastorais, movimentos, padrinhos e festeiros deste ano.

Em frente da Igreja montamos uma ampla barraca onde tivemos a oportunidade de tomar um lanche, brincar de Bingo, bater um papo, rever amigos, e contribuir com a construção do Reino de Deus.

Nas ruas próximas a igreja tivemos muitas barraquinhas de diversas qualidades onde todos puderam fazer suas compras.

Foi uma bela festa, com muita espiritualidade, que Nossa Senhora do Rosário e São Benedito continue nos abençoando e nos dando força para estarmos novamente aqui em 2010.

Obrigado a todos que ajudaram com seus esforços, suas doações, suas orações e seus serviços para que tudo corresse bem. A todas as pastorais e movimentos e ao CCP o nosso obrigado pela dedicação.

FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA APARECIDA

Aconteceu, de 22 a 25 de outubro, no bairro Amir Amaral a festa em louvor a padroeira Nossa Senhora Aparecida. As comemorações se iniciavam, durante todos os dias, com a Celebração Eucarística, presididas pelos padres Wesley e/ou Sizenando e contando ainda com a participação dos recuperandos da Comunidade Terapêutica São Vicente de Paula “Colina da Paz”, sempre animando as celebrações com seus cantos.

Logo após as celebrações acontecia a movimentação nas barraquinhas, com bebidas, os deliciosos caldos e pastéis além de um animado bingo, tudo em um ambiente super familiar.

No domingo dia 25 aconteceu o encerramento, com celebração da Santa Missa e logo após, procissão e coroação a Nossa Senhora Aparecida, feita pelas crianças da comunidade. No final, nosso pároco Pe. Wesley Roberto Balbino agradeceu aos festeiros de 2009 e a todos os que ajudaram na realização da festa e acolheu os festeiros para 2010.



Dayane














Consagração a Nossa Senhora Aparecida

“Ó Maria Santíssima, que em vossa querida imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, cheio (a) do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado (a) a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis. Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção. Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade.” Assim seja!

Cantinho do Coração de Jesus - Partilhando Maravilhas

“COM A PERMISSÃO DE JESUS OCUPO HOJE MAIS ESPAÇO QUE UM SIMPLES CANTINHO PARA CONTAR BÊNÇÃOS QUE TRANSBORDAM EM MINHA VIDA”

É muito grande a alegria de poder partilhar com todos vocês as maravilhas e bênçãos que pude viver de 06 a 16 de outubro, numa viagem “especial” para representarmos o Brasil na canonização de nosso querido Damião de Molokai.



Fomos um grupo de 53 pessoas, sendo 29 de Patrocínio e incluindo 05 sacerdotes amigos nossos.

Nosso primeiro objetivo era a Itália pois, além de estarmos em Roma no feliz dia 11 de outubro da canonização, ainda aproveitaríamos para visitar Cássia e Assis.

Primeiro Cássia, distante apenas 150 km de Roma.

Além da expectativa por conhecer relíquias de uma santa tão querida, enchemos de encantamento nossos olhos com tantas plantações de uva e de azeitona, sendo comum até nos jardins, praças e portas das casas.

Para chegarmos na Igreja que fica muito alto, subimos uma montanha sem sentir. Eram 05 escadas rolantes e mais algumas escadas convencionais.

Valeu a pena subir tanto, pois, lá dentro vi um dos sacrários mais belos de toda a minha vida e ainda, numa urna de vidro, o corpo de Santa Rita de Cássia mantido intacto ainda hoje.



Graças e louvores a Deus!

No dia seguinte fomos conhecer a Basílica de São Francisco de Assis, também construída no alto de uma montanha. Vimos mais maravilhas ainda, pois a região toda é muito linda e logo que chegamos soubemos de duas notícias muito interessantes: esta Basílica já tem 800 anos e nosso amado São Francisco media apenas um metro e meio.



Um Frei Franciscano brasileiro era nosso guia e nos explicou e mostrou tudinho.

Tomados por bastante emoção, fomos conhecendo as partes mais importantes da Basílica, as pinturas no teto e nas laterais que representam toda a oração do Credo, e de um lado a paixão de Cristo e do outro lado a compaixão de Francisco.



No altar principal o túmulo de São Francisco rodeado pelos túmulos dos outros freis, seus maiores companheiros. Mais adiante, no Museu de São Francisco, pudemos ver o hábito original que ele tanto usou (todo surrado); o manuscrito da Regra de São Francisco, as luvas, meias e um pedaço do seu cordão (também muito surrados) e um único documento assinado por ele naquela época, com a marca do Tau que assumiu naquele tempo e até hoje lembra sua pessoa, sua história, sua vida.



Deus seja louvado por esta alegria e mais esta emoção!

Voltando desse passeio maravilhoso, passamos pelo Rio Tibre, o terceiro maior da Itália, com 405 quilômetros de extensão, que banha toda a cidade de Roma.

São incontáveis igrejas, monumentos inesquecíveis, muitos arcos, muitas pontes e também abrigo dos restos mortais de inúmeros papas e santos.

Cidade Eterna, assim é chamada pelo mundo, Roma de quase 2.800 anos.

Imponente no Vaticano é a Capela Cistina, construída pelo Papa

Cisto IV, dividida por uma grade onde ficam os cardeais para as celebrações, onde se escolhe o novo Papa, quando necessário; vimos também a janela por onde sai a fumaça preta, se ainda não há Papa e fumaça branca quando já temos novo Papa.

O grande artista Michelangelo gastou 04 anos para pintar o teto da Capela e o fez deitado em cima de um andaime.

Percorremos 04 quilômetros e meio das belezas do Vaticano (no total são 11 quilômetros). Vimos tetos, paredes, janelas, vitrais, pisos, e tantas obras de arte maravilhosa, que nem pensávamos que pudesse existir. Deus seja louvado!

Também vimos e tocamos a Porta Santa de São Pedro que é aberta pelo Papa somente de 25 em 25 anos e assim permanece por todo o ano jubilar. A última vez que foi aberta foi no ano de 2.000, portanto a próxima abertura será no ano de 2.025.

Eis que chegamos à Catedral de São Pedro, totalmente mística, inteiramente linda e se preparando para iniciar uma Celebração Eucarística, com nove sacerdotes. Nem preciso falar que aí mesmo eu fiquei e só saí depois da bênção final, radiante e feliz.



A Basílica de São Pedro foi construída pelo Imperador Constantino, em cima do local onde fora guardado o corpo de São Pedro.



São quatro as Basílicas Papais: São Pedro, São Paulo, Santa Maria Maior e São João do Latrão. Esta última é a maior de todas, considerada Arquibasílica pois possui dois arcos enquanto as outras tem apenas um.

Ela é a única Arquibasílica do mundo, e é a Basílica do Bispo de Roma, o Papa.

Nela existem várias capelas com altares diferentes e especiais, mas, a que mais me chamou a atenção foi a que possui guardadas em local visível, as relíquias usadas na Última Ceia. Tudo é muito lindo e significativo.



Também lá existe a Porta Santa que o Papa abre somente nos anos jubilares, portanto de 25 em 25 anos.



O Papa celebra nesta Basílica de Latrão, todo ano, a cerimônia da 5ª feira santa, e em Roma, não se celebra a 6ª Feira da Paixão e sim a “2ª feira do anjo” que é a 2ª feira logo após o domingo da Páscoa.

No último dia 09 de novembro, a Igreja celebrou, em todas as comunidades de rito romano, a festa da Dedicação da Basílica do Latrão ao Divino Salvador .



Ela foi fundada pelo Papa Melquíades e é considerada a mãe de todas as Igrejas.

Ainda fomos também na Igreja de Santa Maria Sopra Minerva, para celebrar uma adoração em preparação à canonização e a Santa Missa, junto do Superior Geral da Congregação dos Sagrados Corações, muitos padres da congregação representantes do mundo e ainda vários representantes da Ilha de Molokai, incluindo 12 leprosos.



Assim chegou o tão esperado 11 de outubro, com uma madrugada chuvosa, católicos chegando de todas as partes do mundo. À medida que o sol nascia, ia iluminando a Basílica de São Pedro, tornando-a dourada, esplêndida.

Gente de todas as caras, de todas as cores, de todas as línguas e com um só objetivo: ver o Papa e rezar juntos a canonização de 05 novos Santos.



A missa presidida pelo Papa, foi na Catedral, estampada em grandes telões. Ao encerrar a celebração e a cerimônia da canonização que foi belíssima e acompanhada por todos através de um livro próprio, o Papa veio para a Praça ver de mais perto os milhares de fiéis que lá estavam. Cumprimentou as nações ali representadas, não se esquecendo de se alegrar muito com o Brasil que, no caso, éramos nós. Encerrou esta inesquecível celebração com a bênção papal.

Ainda desejando mais alegrias e fortes emoções lá vamos nós para Portugal, no dia 12 de outubro conhecer o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.



Que presente original para um 12 de outubro, não acham?

Chegamos numa cidade próxima à Fátima de nome Leiria. Ainda nesta noite de 12 de outubro, enquanto no Brasil todos podiam cantar “Viva a mãe de Deus e nossa”, nós cantávamos em Fátima: Á 13 de maio na cova da Iria, no céu aparece a Virgem Maria! Ave, Ave, Ave Maria...

Meu Deus, quão grande és Tu! Que nos deste mãe tão doce e terna. Que nos permitiste estar neste lugar, neste dia...

Vimos a procissão luminosa, com milhares de filhos e filhas devotos e amáveis, cada país levando sua bandeira, mais de 200 padres, nossas velas, orações e cânticos se misturando à de tantos irmãos de tantos lugares...



No dia seguinte, dia 13 às 09 horas, missa em Português. Mais uma vez, milhares de fiéis devotos e agradecidos. Não bastasse cada minuto ou cada parte da missa com a sua emoção própria, na hora da comunhão ficou mais lindo ainda pois, numa organização impecável, foram se abrindo sombrinhas brancas para marcar o local onde centenas de sacerdotes iriam parar para distribuir a Eucaristia. Para mim foi um dos momentos mais fortes e ricos. Junto a este momento, considerei uma verdadeira bênção do Senhor Deus, poder tocar e ajoelhar na “Cova da Iria”.



Graças e louvores hoje e sempre!

Peço licença à Maria, mãe de Jesus e nossa para dizer como me sinto depois de ter experimentado tudo isto: estou plena de graça!

Quero viver para agradecer! Para louvar ao Deus bondoso as maravilhas que Ele fez e faz em minha, em nossas vidas.

Que o Senhor Deus abrace, assista e recompense a todos que, de alguma forma, se irmanaram conosco nesta empreitada.

Vou repetir mais uma vez o que falo sempre aonde vou:

Como eu sou feliz por ser católica!

Obrigada meu Deus! Obrigada Maria!

São Damião de Molokai, intercedei sempre por nós!



Maria José da Silva Alfredo.

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3