domingo, 16 de agosto de 2009

EDITORIAL

Agosto, mês das vocações.

Vocação é chamado. Deus chama cada filho seu pelo nome, como chamou Moisés, na Sarça ardente.

Cada um, conforme seu dom, é chamado pelo Pai, para trabalhar na construção do seu Reino. No primeiro domingo celebramos o dia do Padre, nosso pai espiritual. Rezemos por nossos sacerdotes, para que Deus lhes dê muita sabedoria, perseverança, saúde e santidade, para conduzir seu povo no caminho do céu. No segundo domingo, celebramos o dia dos Pais, a grande festa da família. Peçamos ao Pai do céu que abençoe a todos os pais, dando-lhes fortaleza, para conduzirem as famílias no caminho da santidade. O terceiro domingo é o dia dos Religiosos, pessoas que, como Maria, dão seu sim a Deus e dedicam sua vida a serviço do Reino do Pai. No quarto domingo lembramos os ministérios e serviços, é o dia do leigo. Gente do meio do povo, que dedica parte de seu tempo a serviço da Igreja de Cristo. E, no quinto domingo, o dia do Catequista, pessoas dedicadas, que estão sempre se preparando e doando seu tempo a serviço da evangelização de crianças e jovens.

Nossas orações a todos estes apóstolos de hoje, e que cada cristão batizado saiba ouvir e atender ao chamado do Pai.

Aproveitemos a Semana da Família, de 16 a 23, para refletirmos sobre a importância da família na edificação do Reino de Deus.


Saúde e Paz!
Lourdes Barbosa.

PASTORAL DA CRIANÇA











A Pastoral da Criança da Comunidade Santa Terezinha agora em sede definitiva.

Após muito sacrifício e sem uma sede própria e definitiva, a Pastoral da Criança funcionou por muito tempo em uma das salas da Igreja Santa Terezinha. E hoje no dia 09 de agosto de 2009, dia dos Pais, inauguramos a nossa sede. Graças a Deus tivemos forças e o apoio da comunidade e em especial o apoio do nosso Pároco Pe. Wesley. Para nós, é uma felicidade imensa, pois é a primeira celebração da vida em nossa sede definitiva, no local funcionará também a Pastoral catequética.

Neste dia, houve uma confraternização com um almoço, onde estavam presentes lideres e apoio da Pastoral da Paróquia, pais e crianças cadastradas, a coordenadora diocesana e Pe Wesley que deu-nos a benção e desejou boa sorte.

Estamos esperando por você, venha também nos ajudar, “Para que todos tenham VIDA e a tenham em abundância”. Nosso endereço fica na Rua Silvestre Moreira, nº 1.990.


Sebastião Alonso dos Reis
Coordenador Paroquial

DIA DOS PAIS






No dia 09 de Agosto, comemoramos o dia dos pais. Parabéns a todos os pais. Que Jesus os abençoe e proteja, lhes dê saúde, força, animo, retidão, fé, amor e muitas alegrias. Que os pais saibam ser firmes, mas amigos no dia a dia com seus filhos. Que se espelhem em São José, o pai adotivo de Jesus.

Pai, obrigado por sua total doação a nós filhos e a sua família, com sua dedicação muitas vezes deixou de lado seus sonhos e objetivos para nos ajudar a buscar nossos sonhos, com seu incentivo sempre achamos que vamos conseguir, mesmo que seja muito difícil, e você pai esta sempre pronto a nos dar tudo e muitas das vezes somos ingratos, não sabemos agradecer e nem valorizar seus sacrifícios.

Pai, papai, paizinho... não importa como o chamamos, queremos pedir desculpa pelas vezes que não fomos o filho que você esperava e falhamos, te magoamos e te fizemos infelizes, perdão. E obrigado por existir em nossas vidas, por tudo que é e faz por nós filhos. Te amamos e desejamos muitas felicidades, que Jesus cuide de vocês hoje e sempre.

Em nossa Paróquia tivemos varias celebrações em homenagem a estes grandes guerreiros, que são os Pais.

Cantinho do Coração de Jesus

DEUS PRECISA DE VOCÊ

POR ISSO LHE DÁ A VOCAÇÃO

Deus não trabalha sozinho. Ele cria, mas pede a você que valorize o que ele criou.

Só Deus pode infundir a esperança, mas você pode restituir a confiança a seu irmão.

Só Deus pode dar o amor, mas você pode ensinar o seu irmão a amar.
Só Deus pode dar a paz, mas você pode semear a união.

Só Deus pode dar a alegria, mas você pode sorrir a todos.

Só Deus é vida, mas você pode restituir aos outros o desejo de viver.

Só Deus pode dar a fé, mas você tem o dever de testemunhar.

Sim, Deus tudo pode, mas ele não trabalha sozinho. Ele prefere contar com você!

Mais que nunca precisamos ter consciência disto: nascemos com uma vocação muito especial. Somos herdeiros de Cristo, herdeiros do céu e por isso, tudo que fizermos em nossa vida, que seja bem feito, que seja perfeito.

Com o batismo, recebemos a nobre missão e vocação de produzir frutos, bons frutos, por todos os dias de nossa vida.

E depois, cada um de nós, no estado de vida que escolhemos, no trabalho que exercemos, a verdadeira vocação nos leva ao objetivo de santidade.

Deus precisa de todos nós, para que aceitemos que termine em nós a grande obra de amor que ele iniciou ao nos criar.

Somos vocacionados ao amor, à graça santificante, somos herdeiros do paraíso e, principalmente, somos os colaboradores desse Deus maravilhoso que conta comigo e com você!


Um abraço amigo,
Maria José.

IGREJA DE SÃO VICENTE DE PAULA






A Comunidade Terapêutica Colina da Paz, faz o trabalho de reabilitação dos dependentes químicos e Familiares a Comunidade.

Visando um melhor conforto e espiritualidade, já iniciou a construção da Igreja de São Vicente de Paula, na Comunidade Terapêutica Colina da Paz.

A dependência química é uma doença multifatorial, nociva não só ao individuo, mas a todas as pessoas que o amam, sobre tudo, a família. São inúmeras as famílias que tem sua dinâmica alterada e adoecida devido ao caos emocional instalado pela dependência de um de seus membros.

A família é um fator essencial no processo de reabilitação do paciente, no entanto não basta querer ajudar, é preciso saber ajudar. Afinal trata-se de uma doença, não de uma deficiência moral. A dependência química pode deixar marcas indeléveis, e o convívio familiar saudável minimiza, afaga e impulsiona a família e paciente a buscar novos caminhos.

As doações para a construção da Igreja de São Vicente de Paula, podem ser encaminhadas para o Escritório Paroquial e Diretoria da Comunidade Terapêutica Colina da Paz


(34) 9951-4554 (Valdineu)
ou (34) 9956-7817 (Ana)

CONSTRUIR UM FUTURO DE LIBERTAÇÃO

Amigos e Amigas, muitas pessoas e comunidades sonham hoje com um futuro sem fome, sem desemprego, e com meios de vida para que possam realizar seus projetos.

Um futuro liberto da maior parte das dores, injustiças, divisões, medos, abandonos que infectam crescentemente nosso mundo. Porém, como chegar a um tal futuro? Como construí-lo juntos? Certamente não é coisa fácil.

Permitam-me sugerir aqui que uma das várias razões pela qual não é fácil construir estes caminhos de libertação sonhados por tanta gente. A realidade nos aponta para muitos desafios, sejam elas de ordem social ou econômica. Tudo se move para um sentido predominantemente destrutivo e excludente. Conhecer a realidade para transformá-la, é tarefa de todos.

Há um velho adágio que diz “o caminho do inferno está cheio de boas intenções”. Sem dar-nos conta, e também sem querer podemos terminar facilmente fazendo danos aos demais com todas as boas intenções de fazer-lhes o bem.

Todos queremos ser parte de processos de libertação, mas estes processos não existem. Não tem existido nunca. Os processos de liberdade que existem, que têm existido e que existirão sempre são os processos humanos. E como tais, são complexos, ambíguos, cheios de contradições, conflitos e retrocessos. São dinâmicas frágeis e infalíveis.

Que tal uma espécie de “mudança na mudança.” Talvez seja interessante desenvolver uma atitude espiritual, tanto individual como comunitária, de buscar constantemente e corrigir diariamente as múltiplas maneiras como o sistema oprime e agride os menos favorecidos.

Todavia, pode-se achar que alguma coisa, ou tudo, deste artigo esteja equivocado. Porém, não é por acaso do constante debate que podem emergir melhores maneiras de se conviver humanamente? Se estas sugestões para repensar as relações entre conhecimento e libertação tenha valido a pena para que sejamos construtores de um futuro mais pleno e feliz.


Natanael Diniz
(Estudante de Letras do Unicerp)

SEMANA DA FAMÍLIA



Todos os anos temos no mês de agosto uma semana dedicada as famílias e este ano será do dia 16 a 23/08/2009 com varias celebrações e a participação especial das escolas da Paróquia Santa Terezinha e a sua participação caro cristão. Venha, se informe através de nossa programação que segue abaixo, participe conosco.

Precisamos resgatar os valores que a família vem perdendo ao longo dos tempos, e por causa desta falta de valores as famílias não fazem questão de viver com respeito e respeitar o próximo, não buscam a união, amizade, amor, Jesus para estar no meu deles, não valorizam o matrimônio que é o sacramento da graça de Deus, queremos viver com alegria, buscando a paz, enfim que sejamos como a Sagrada Família de Nazaré.


PASTORAL FAMILIAR


SEMANA DA FAMÍLIA DE 16 A 23 DE AGOSTO DE 2009

TEMA: FAMÍLIA, IGREJA DOMÉSTICA,
CAMINHO PARA O DISCÍPULADO


“A minha preocupação não é a ter a Igreja cheia, o que
mais preocupa é o fato de ter pessoas com o coração vazio!”

PROGRAMAÇÃO

16/08 - 18:00h: Abertura da Semana da Família na Igreja São Francisco
Tema: Família, Igreja doméstica, caminho para o discipulado!
Missa em ação de graças pelos jovens e os familiares da Comunidade Terapêutica Colina da Paz - São Vicente Paulo
Benção das Famílias

16/08 - 19:30h: Celebração Eucarística na Igreja Santa Edwiges
Tema: Família, comunidade de solidariedade!
Missa da Saúde de São Pelegrino: protetor contra o câncer!
Benção da Saúde
Participação: Grupo Nova Vida com Cristo

17/08 - 19:00h: Escola Dalva Stela
Participação: Pastoral Familiar (Premiação de Redação)

18/08 - 19:00h: Celebração Eucarística na Igreja São Francisco
Tema: Família, comunidade de amor e de ternura!
Benção das chaves

20/08 - 19:00h: Celebração Eucarística na Igreja São Francisco
Tema: Família, comunidade de perdão e de diálogo!
Missa em ação de graças pelas crianças e os jovens
Participação: Escola Joaquim Dias, Escola Dalva Stela e Escola João Beraldo
Benção dos pais e das mães

22/08 - 15:00h: Celebração Eucarística na Igreja São Francisco
Tema: Família, Santuário da Vida!
Missa em ação pelos catequistas, Catequizandos e os familiares
Benção das Famílias

22/08 - 20:00h: Celebração Eucarística na Igreja Nossa Senhora do Rosário
Tema: Família, primeira escola de vida e de fé.
Missa em ação de graças pela juventude
Benção da juventude

23/08 - 09:30h: Celebração Eucarística na Igreja Nossa Senhora Aparecida
Tema: Família, comunidade de partilha e caridade.
Participação: Escola Valma de Oliveira
Coroação a Nossa Senhora e consagração

23/08 - 18:00h: Encerramento da Semana da Família na Igreja São Francisco
Tema: Família, Igreja doméstica, caminho para o discipulado!
Missa em ação de graças pelas famílias
Benção das Famílias
Participação: Pastorais e Movimentos. Confraternização e Músicas

Pe. Wesley Roberto Balbino
Paróquia Santa Terezinha
Pároco

sábado, 15 de agosto de 2009

CASOS ESPECIAIS






Nasceu em nossa paróquia o Grupo “Nova Vida com Cristo”, formado por casais que após um retiro no dia 12 de Julho de 2009, na Igreja Santa Edwiges, com Padre Wesley e a participação da Pastoral Familiar.
Neste dia todos puderam trocar idéias, esclarecer duvidas e buscar crescer na fé e agora seguem reunindo uma vez por semana para fazerem juntos o “Celebrando a Palavra em Família” e assim com muita oração vão a cada dia fortalecendo a amizade entre eles e com Jesus.
Que Jesus os abençoe e fortaleça cada vez mais o grupo, dando-lhes animo e perseverança para caminharem conosco e ajudarem na Paróquia Santa Terezinha.

CatequInformando


Catequese, Caminho para o discipulado
Ano Catequético Nacional 2009 e 10 anos da Paróquia Santa Terezinha
Parte II
Continuamos aqui, a narrativa do histórico da catequese, em comemoração do ano catequético Nacional e os 10 anos de nossa paróquia, dando seqüência ao artigo anterior.
Em 1999, o Bispo diocesano de Patos de Minas, Dom João Bosco Oliver de Faria, no dia 08 de setembro, cria a Paróquia Santa Terezinha.
Muitos são desafios para a catequese, pois ela fundia-se em duas realidades diferentes: Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e Pe. Damião de Molokai .
Isso veio encontrar na catequese algumas resistências por parte dos paroquianos; insegurança quanto à capacidade das novas lideranças. Só sendo superado com a ajuda da coordenação setorial e a diocesana. Uma equipe de catequistas assumiu, realizando nos três primeiros anos, realizando neste período:
* Sete cursos de formação
* Continuidade do estudo do Ecoando,
* Crisma de 438 jovens
* Eucaristia de 400 catequizandos,
* Reestruturação da catequese nas comunidades rurais de: Silvano, Pedros, Macaúbas, Divisa, Santo Antonio do Quebranzol, Vieiras, Macaubinhas, Mata do Silvano e Coelhos. Também na comunidade urbana de Santa Edwiges.
O que chama a atenção na paróquia Santa Terezinha é a fé do seu povo simples, com tantos desafios nas comunidades, enfrentando suas dificuldades sempre confiando na presença de Deus.
E na catequese não foi diferente. Quantas comunidades iniciaram a catequese sem mesmo um lugar apropriado? E a maior parte sem catequistas para assumirem as turmas?
Quando a paróquia foi criada a Igreja Santa Terezinha estava em construção, a catequese acontecia na Creche Santa Terezinha, já com um grande numero de catequistas e catequizandos.
Temos também diversas comunidades rurais, que adaptam o espaço.
A catequese Santa Terezinha é simples como sua padroeira, sem deixar de observar os seus objetivos, com grande preocupação e com a mensagem a transmitir: que é levar Jesus aos catequizandos, sabendo que não há formulas prontas, exigindo do catequistas formação e espiritualidade.
Iremos, se Deus nos permitir nas próximas edições deste grande comunicador “O Mensageiro”, relatar o histórico de cada comunidade, para celebrarmos bem esse ano tão rico para a catequese.
Por motivos de precaução, o XIII Congresso Diocesano de catequistas na cidade de Coromandel no dia 23 de agosto está temporariamente suspenso, por prevenção a Gripe Suína. Estamos rezando e aguardando.


Edilamar.

NOSSA SENHORA DA CABEÇA - PERDIZES















No dia 16 de julho, em Perdizes - dentro da programação da festa de “Nossa Senhora da Cabeça”, foi celebrada uma missa, com grande participação da Paróquia Santa Terezinha.
A celebração foi presidida pelo nosso pároco, Padre Wesley Roberto Balbino, e contou ainda com vários ministros e muitos fieis de nossa paróquia, a equipe de canto, foi formada pelos recuperandos da fazendinha Colina da Paz, o santuário de Nossa Senhora da Cabeça estava lotado, e ao final da celebração, houve uma linda coroação a Nossa Senhora.
O título de Nossa Senhora da Cabeça se prende a seu aparecimento, em 1227, ao pastor João Rivas, no Monte da Cabeça, que faz parte da Serra Morena, na Espanha, nas imediações da vila de Andújar, na Andaluzia. O testemunho do pastor de que havia visto num clarão no alto do monte a Virgem Maria foi ratificado pelo fato de que Nossa Senhora lhe restituíra o braço que lhe faltava. O Monte da Cabeça tornou-se rapidamente lugar de peregrinação Mariana, o que valeu a Maria esse título. (fonte: Portal Editora Paulinas)


Oração a Nossa Senhora da Cabeça

Eis-me aqui, prostrado aos vossos pés, ó mãe do céu e Senhora Nossa! Tocai o meu coração a fim de que deteste sempre o pecado e ame a vida austera e cristã que exiges dos vossos devotos. Tende piedade das minhas misérias espirituais! E, ó Mãe terníssima, não vos esqueçais também das misérias que afligem o meu corpo e enchem de amargura a minha vida terrena. Dai-me saúde e forças para vencer todas as dificuldades que me opõe o mundo. Não permitais que a minha pobre cabeça seja atormentada por males que me perturbem a tranquilidade da vida. Pelos merecimentos do vosso divino Filho, Jesus Cristo, e pelo amor a que Ele consagrais, alcançai-me a graça que agora vos peço (pede-se a graça que se deseja obter).Aí tendes, ó Mãe poderosa, a minha humilde súplica. Se quiserdes, ela será atendida.
Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós.



Eduardo e Dayane

REZEMOS PELOS NOSSOS SACERDOTES





Este mês temos dupla razão para rezarmos para nossos padres: Uma por estarmos no ano sacerdotal, a outra é que é agosto, mês tradicionalmente dedicado as vocações sacerdotais. E o apelo neste sentido tem sido grande; desde sua abertura solene pelo Santo Padre Bento XVI, em 19 de junho, e agora reforçada pela carta de Nosso Bispo Dom Cláudio, lida e entregue cópia a cada um de nós, pelo nosso pároco Monsenhor Izael. Nela, Dom Cláudio, entre várias mensagens, exalta que - toda vocação cristã vem de Deus, que a renovação da Igreja vem de certo modo pela renovação do sacerdócio e que não devemos deixar de rezar pelo nosso pároco, por aquele que nos batizou e por aqueles que passam por dificuldades. – É fácil entender que esta renovação se dá através das vocações sacerdotais, pelos novos seminarista que aceitam o chamado de Deus. Por isto achei oportuno registrar aqui a carta que me foi enviada pelo nosso seminarista Victor, dando nos noticia de seu seminário, e nos pedindo também orações:
Vocação: o fiat de Maria
"Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" Lc 1,38
A palavra de Maria no Evangelho de São Lucas retrata o verdadeiro sentido de uma vocação. Através do Fiat (do latim = eis aqui, seja feita), Maria assume a maternidade carnal do Salvador do Mundo. E esse é o Mistério da Santíssima Trindade.
Hoje, no final do 1º Semestre, o Seminário Menor Monsenhor Josias Tolentino de Araújo conta com 14 seminaristas. Élson e Fabiano que cursam o Propedêutico, que, por terem terminado o Ensino Médio, se preparam um ano para ingressarem no Seminário Maior. Bendder, Luiz Carlos, Maycon e Vagner, que cursam o terceiro ano. Douglas Henrique, Gilberto, Robson e Ronan que cursam o segundo ano. Douglas Alves, Lucas, Rafael e Víctor, que cursam o primeiro ano. E ainda Padre Sizenando, reitor do Seminário Menor
Em nome de todos esses seminaristas, e em comunhão com o Santo Padre, o papa Bento XVI, que instituiu esse ano como o ANO SACERDOTAL, suplicamos a graça de suas orações em intenção as nossas vocações.



Seminarista Victor Lucas Alves Vitória.

Jose Donato

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

CATEQUESE, VOLTA DAS FÉRIAS

Neste 1º de agosto, recomeçaram as aulas de catequese em todas as comunidades da paróquia. Foi um breve período de descanso, mas que sem dúvida, serviu para catequistas e catequizandos retornem as atividades renovados, para mais um semestre de trabalho, e já visando o grande dia para aqueles que farão a 1ª eucaristia em novembro, conforme consta de nosso calendário.

A todos catequistas e catequizandos, nossos votos de sucesso no ensino e no aprendizado.

O Congresso da catequese Setorial que seria dia 23 deste mês em Coromandel, foi cancelado até segunda ordem.

Neste dia dedicado aos catequistas, teremos uma reunião de confraternização, após a Santa Missa das 18:00h na Igreja São José.


José Donato

MOREIRAS

Enquanto aguardam o 27 de setembro, dia da festa de seus padroeiros, a comunidade de Moreiras vem celebrando as novenas nas casas de seus habitantes, praticamente já desde o começo do ano, sempre com boa participação de devotos, conforme fomos informados.

No dia 25 de julho estivemos lá participando da novena com a celebração do Culto, e pelo que presenciamos, realmente a comunidade está unida e preparando com muito carinho a sua festa. Nesta ocasião tivemos uma ótima participação dos moradores, e fomos todos acolhidos com carinho e fraternidade pelo casal: José Marcio e a Srª Dagmar, em sua residência onde o culto foi celebrado.

E assim vem acontecendo com as demais celebrações que lá tem sido realizada.

Agradecemos a acolhida, e desejamos que realmente celebrem uma bonita festa, com muitas orações e confraternização entre todos os participantes.

A comunidade Sagrados Corações, foi convidada a participar com sua equipe de canto e liturgia às 14 horas do dia da festa, 27 de setembro. Pedimos aos moradores então desta comunidade em especial e das outras que não deixem de comparecerem, pois além de participarem, estaremos também retribuindo um pouco a atenção que temos recebido de Moreiras, por ocasião de nossas festas. Neste 19 de agosto, por exemplo, eles estarão participando com a liturgia e canto, na celebração da missa votiva na igreja São José. A comunidade Sagrados Corações irá providenciar ônibus, e as pessoas interessadas, devem procurá-la para reserva do lugar.

No dia 23 deste mês de agosto teremos a festa de Santa Mônica e Santo Agostinho, na comunidade de Boqueirão, Eles também nos convida a participarmos. È com a participação de todos, .que a paróquia cresse física e espiritualmente, e se mantém unida pela graça de Deus.


José Donato

O MENSAGEIRO - AGOSTO 2009




Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3