sábado, 15 de maio de 2010

Editorial

Maria mediadora de todas as graças, Rogai por nós! Mãe de Jesus, Mãe da Igreja, Mãe de todos nós! Senhora das Dores, da piedade, do Rosário, do Perpétuo Socorro!


Senhora de Fátima, de Aparecida, de Lourdes, de Guadalupe, da Lapa, da Penha e de tantos lugares! São tantos títulos, tantos nomes que chamamos, mas, é a mesma Mãe de Deus, presente em todos os lugares. Derramando graças e favores em cada filho que a invoca. Terna, carinhosa e protetora para com todos.

Neste mês das mães, que as famílias se reúnam para a reza do terço. Que as crianças aprendam com suas mães a juntar as mãozinhas e rezar a “Ave-Maria”. Que os pais sejam como José, ao lado de suas “Marias”, protegendo suas famílias da fúria dos “Herodes” dos tempos modernos. E que a humanidade toda, unida em uma só voz, possa rezar: Maria Mãe da Igreja, salvai as nossas famílias! Amém.
Paz e Bem!


Lourdes Barbosa.

Toda Mãe traz os traços de Maria

Ser mãe vem ao encontro da plenitude do ser feminino. Toda mulher é chamada a gerar um novo ser humano, seja física ou espiritualmente. Com Maria, mãe de Jesus, também foi assim. Ela foi escolhida por Deus para uma gravidez incomum, em que o fruto de seu ventre traria a vida eterna para toda humanidade. Para isso Nossa Senhora contou com auxílio do Céu. Ela nasceu imaculada para o propósito divino de ser genitora do Salvador; o Pai dotou-a de virtudes naturais que são inerentes ao ser mulher e, na maior parte dos acontecimentos de sua vida, ela dispôs do que lhe era humano para que o plano do Altíssimo acontecesse.

Desde a anunciação, em que ela abre mão de seus planos de constituir uma família, até o pentecostes, evento em que ela está firme e perseverante na oração junto aos apóstolos, o ministério de Jesus é marcado pela presença de sua mãe.

Como, então, separar Maria do Ministério do Cristo?

É nesse caminhar junto, dispondo da energia natural ao que é vontade de Deus, que acontece a maternidade espiritual. Ser mãe é ser Maria na vida dos filhos, aquela que não apenas traz ao mundo, mas encaminha para sua missão, indicando o que é nobre, justo e verdadeiro.

O amor do coração materno as impulsiona a estarem sempre presentes na vida dos filhos. Não somente de forma física ou tomando-os como propriedade, mas vislumbrando na maternidade de Maria como educar para o crescimento em estatura, sabedoria e graça, diante de Deus e diante dos homens.

O grande milagre da vida realiza-se quando o sopro amoroso da existência que vem de Deus perpassa o ser de alguém que desfaz de si para elevar o pequeno e indefeso até a grandiosidade de sua missão neste mundo.

Se foi tão importante para Nosso Salvador Jesus Cristo ter a presença de sua mãe Maria até a vinda do Espírito Santo, é porque o amor materno é capaz de apoiar os filhos de forma extraordinária na realização de um desígnio de vida.

Obrigado a todas as mães por serem Maria em nossas vidas.

Parabéns a todas as mães e um abençoado mês de Maria.

Festa em Louvor a São Pelegrino e Santa Edwiges

PARÓQUIA SANTA TEREZINHA

FESTA EM LOUVOR A SÃO PELEGRINO
‘‘PROTETOR DOS DOENTES DE CÂNCER’’

FESTA EM LOUVOR A SANTA EDWIGES
“PROTETORA DOS POBRES E ENDIVIDADOS”

A PARÓQUIA SANTA TEREZINHA, CCP E OS FESTEIROS CONVIDAM VOCÊ E SUA FAMÍLIA, PARA JUNTOS CELEBRARMOS A FESTA EM LOUVOR A SÃO PELEGRINO E SANTA EDWIGES

NA COMUNIDADE SANTA EDWIGES DE 03 À 13 DE JUNHO / 2010 NO BAIRRO CRUZEIRO DA SERRA - PATROCÍNIO-MG

Tema: “São Pelegrino livra-nos do câncer do corpo e ajudai-nos a vencer o pecado, que é o câncer da alma!”

Novenas de São Pelegrino e Santa Edwiges

Dia 03/06 - Quinta-feira: Corpus Christi
18:00h: Adoração e Confissões na Igreja Santa Edwiges e São Pelegrino
19:00h: Celebração Eucarística e Novena de Igreja Santa Edwiges e São Pelegrino
Participação: Comunidade Terapêutica São Vicente de Paulo, Santa Terezinha, Santa Edwiges, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Rosário e Associação dos Missionários do Oriente.

Dia 04/06 - Sexta-feira
19:00h: Celebração Eucarística e Novena de Igreja Santa Edwiges e São Pelegrino
Participação: Comunidade São Francisco

Dia 05/ 06 - Sábado
20:00h: Celebração Eucarística e Novena de Igreja Santa Edwiges e São Pelegrino
Participação: Comunidade Santa Edwiges e São Pelegrino

Dia 06/06 - Domingo:
Caminhada dos Devotos de Santa Edwiges e São Pelegrino
18:00h: Saído da Igreja Santa Terezinha até Igreja Santa Edwiges e São Pelegrino
Participação: Comunidade Santa Terezinha

Dia 07/06 - Segunda-feira
19:00h: Celebração Eucarística e Novena de Igreja Santa Edwiges e São Pelegrino
Participação: Grupo de Oração da Renovação Carismática

Dia 08/06 - Terça-feira
19:00h: Celebração Eucarística e Novena de Igreja Santa Edwiges e São Pelegrino
Participação: Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Dia 09/06 - Quarta-feira
19:00h: Celebração Eucarística e Novena de Igreja Santa Edwiges e São Pelegrino
Participação: Comunidade Santa Edwiges e São Pelegrino

Tríduo de São Pelegrino e Santa Edwiges

Dia 10/06 - Quinta-feira
18:00h: Adoração e Confissões na Igreja Santa Edwiges e São Pelegrino
19:00h: Celebração Eucarística e Novena de Igreja Santa Edwiges e São Pelegrino
Participação: Comunidade Nossa Senhora do Rosário

Dia 11/06 - Sexta-feira
19:00h: Celebração Eucarística e Novena de Igreja Santa Edwiges e São Pelegrino

Dia 12/06 - Sábado
15:00h: Celebração Eucarística na Igreja Santa Edwiges e São Pelegrino, com a Unção dos Enfermos.
Participação: Pastoral da Saúde e da Esperança
20:00h: Celebração Eucarística e Novena de Igreja Santa Edwiges e São Pelegrino
Participação: Comunidade Santa Terezinha
(Premio Especial do Dia: 01 Bicicleta)

Encerramento

Dia 13 /06: Domingo:
19:30h: Celebração Eucarística e Procissão de Igreja Santa Edwiges e São Pelegrino
Participação: Comunidade Terapêutica São Vicente de Paulo, Santa Terezinha, Santa Edwiges, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Rosário e Associação dos Missionários do Oriente.
(Premio Especial do Dia: 01 TV 20')

Participe!!!
Venha com sua família! Todas as noites haverá Novena, Celebração Eucarística e também a Movimentação de Barraquinhas, com pastel, caldos, espetos e muita alegria.

Participe conosco!!!

Obs: A renda será destinada para a reforma da Igreja Nossa Senhora Aparecida (Bairro Amir Amaral)

PE. WESLEY ROBERTO BALBINO - PÁROCO


Clique na imagem para ver o Cartaz:

ECC - "Encontro de Casais com Cristo"

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.

A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja

Aconteceu em nossa paróquia o ECC - "Encontro de Casais com Cristo" nos dias 16, 17 e 18 de Abril. Com grande alegria acolhemos os novos ENCONTRISTAS.

Sejam bem vindos a grande Família ECC!!!

Clique nas imagens para ver:

Assembléia Diocesana

A Paróquia Santa Terezinha se mobilizou para estudar e refletir sobre a “Assembléia Diocesana”. Para com a graça de Deus, viver em plenitude os ensinamentos de Cristo, contribuindo com o tema: “Ouvi o clamor do meu povo”. Este tema desperta atitudes importantíssimas em cada participante dos grupos e movimentos que se reunirão para ver as prioridades de seus grupos e prioridades de nossa Paróquia, nossa Diocese.

Nos reunimos no dia 01 de Maio de 2010, na Igreja São Francisco, representantes de todas as pastorais juntamente com padre Wesley para refletir sobre a Assembléia Diocesana proposta para todas as paróquias da diocese de Patos de minas. Todos expuseram suas opiniões e prioridades. Após apresentação das pastorais, padre Wesley deu uma resumida nas prioridades mais sugeridas entre as pastorais, refletimos bastante e nomeou-se uma equipe de 10 membros para estudarem as respostas e finalizar os trabalhos da Assembléia que devera ser apresentado no dia 05 de junho na Igreja São Francisco. Onde nos reuniremos novamente com todos os representantes que participaram desta reunião.


Pascom

Cantinho do Coração de Jesus

BOAS NOTÍCIAS

Abençoados pelo Coração de Jesus, e acariciados pelo Coração de Maria, vamos seguindo em frente, experimentando em cada dia a misericordiosa presença do senhor Deus em nossas vidas.

Com grande alegria temos acompanhado pelos canais católicos da TV, os acontecimentos e celebrações realizados em Brasília, reunindo os Bispos de todo País.

Eles se preparam com estudos e orações para a realização, de 13 a 16 de maio, do 16º Congresso Eucarístico Nacional, cujo tema é: “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”, e o lema: “Fica conosco Senhor”! Que os frutos deste Congresso sejam colhidos e espalhados também por cada um de nós.

No próximo dia 22 de maio, todo o Apostolado de nossa Paróquia estará reunido numa tarde de formação e de espiritualização, na Igreja São Francisco, a partir das 15 horas, encerrando com Adoração ao Santíssimo e a Santa Missa. Você é nosso convidado especial.

Fiquemos atentos, pois no dia 11 de junho, dedicado à Festa anual do Sagrado Coração de Jesus, nossa Paróquia irá celebrar com grande programação, incluindo adoração, missa e procissão.

Vamos todos participar!

No dia 20 de junho, acontecerá o Encontro Regional do AO em Cruzeiro da Fortaleza. Já estamos convidados e não deixaremos de ir, não é mesmo?

E no dia 04 de Julho, será o 2º Encontro Diocesano do AO em Patos de Minas. Teremos a oportunidade de conhecer de perto o Secretário Nacional do Apostolado da Oração, Padre Otmar Jacob, e também nosso Diretor Diocesano Padre Roberto Cristino.

É muito importante que nos empenhemos em participar de todos estes eventos, já que produziremos muito mais frutos, quanto mais ligados estivermos a Jesus e aos nossos irmãos.

Um abraço amigo.


Maria José

CatequInformando

Como proposta de formação, todos os catequistas estão estudando o Documento Iniciação a vida Cristã - Um processo de inspiração catecumenal. Como lemos no Documento de Aparecida “A iniciação cristã é um desafio que devemos encarar com decisão com coragem e criatividade, visto que em muitas partes a iniciação cristã tem sido pobre e fragmentada. Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento, ou não cumprimos nossa missão evangelizadora” (n. 287)

Santo Agostinho relata em seu livro Confissões que “tarde te amei, Beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei”. Muitos, sem saber, estão em busca dessa beleza. Agostinho descobriu tarde a sedução da pessoa e da proposta de Jesus. Mas, talvez, isso tenha contribuído de certo modo para a entrega mais intensa, com o conhecimento de causa e com a consciência do vazio deixado por tantas outras buscas.

Esta procura por Deus está em todos nós. Muitos são os que andam inquietos pelo mundo, descontentes com propostas que ainda não conquistaram sua mente e seu coração. O ser humano vive à procura de respostas sobre a vida e, no fundo, sobre si mesmo. E estas perguntas continuam no coração do homem e da mulher que querem saber quem são, por que estão neste mundo, que sentido têm as escolhas que a vida exige de nós.

Quem chega à idade adulta com essas indagações precisa de mais do que uma síntese doutrinal. O adulto cheio de perguntas quer descobrir sentido na vida, nos seus relacionamentos no mistério de Deus. Para isso, vai ser necessário um verdadeiro mergulho no mistério, com uma experiência cada vez mais profunda das diversas dimensões da vida cristã. Isso não se faz num “cursinho” rápido e nem mesmo numa catequese isolada de outros aspectos da vida eclesial.

Jesus evangelizou os adultos e abençoou as crianças. Nós muitas vezes fazemos o contrário. As crianças têm todo direito de viver a experiência do amor de Deus. Mas adultos é que vão descobrindo o que, sem saber, seu coração sempre buscou. Uma Igreja em estado permanente de missão tem que responder a essa necessidade. “Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande idéia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma pessoa, que dá novo horizonte à vida e, com isso uma orientação decisiva” (DA, n 12).

Tudo começa com uma busca (cf. Jo 1,38) “que procurais?” pergunta Jesus. E isso gera um encontro (cf. Jo 1,38-39): “onde moras?” dizem eles. No fundo estão perguntando: “como te conhecemos melhor?” e aí Jesus responde: “Vinde e vede”. Depois disso produz uma conversão: eles vão, vêem e decidem segui-lo. Assim o processo vai produzindo comunhão: permanecem com ele (c.f Jo 1,39), acompanham seu caminho, compartilham até seu poder de expulsar o mal e curar (cf. Mt 10,1).

Movidos por esse novo desafio poderíamos perguntar e refletir um pouco mais sobre o que é de fato a iniciação cristã? Que papel a catequese desempenha nesse processo?



Edilamar

Maria: Expressão de Amor

O “sim” de Maria é um dos marcos mais sagrados e fundamentais na história cristã. A total adesão de Maria ao projeto de Deus nos faz pensar sobre o belíssimo ato de amor que ela representa.

Nesse encontro maravilhoso de Deus com a humanidade, a jovem de Nazaré, foi canal para o encontro de Deus com a carne humana. Foi naquela acolhida que o divino verbo ganhou o coração de homens e mulheres para a manifestação de gratuidade.

Em nossa existência cheia de limites, só buscamos o divino porque ele já nos amou primeiro. A dimensão peregrina de nossa fé está presente na Mãe de Jesus.

Quem crê se põe a caminho, numa viagem cheia de riscos e surpresas, mas é claro de alegrias.

O discipulado fiel é aquele que se torna portador das “boas notícias”, que Cristo nos reserva.

Maria é a presença amorosa de Deus. Mas ainda vemos muita discriminação, abusos, o próprio poder econômico que desmistifica o papel da mulher, como agente de sua estória. Há avanços, mas ainda é cedo para dizer que o rosto feminino tenha seu lugar e sua voz.

Voz, essa que precisa ser ouvida e acolhida. Se ao invés da agressão, do corpo como produto, reconhecêssemos o feminino, como lugar da criatividade, que renova e eleva.

Talvez, o nosso mundo seria mais humano e mais hospitaleiro, pois ao invés de termos armas teríamos poesias, mais flores ao invés de devastação, mais amor no lugar de guerras; enfim, mais pessoas apaixonadas pela VIDA.

Assim é mais do que justo louvar tantas mulheres de Deus, e em especial nossa MÃE MAIOR, NOSSA SENHORA.

FELIZ MÊS DE MAIO!



NATANAEL OLIVEIRA DINIZ
(Comunidade Santa Teresinha)

Festa na Comunidade dos Sagrados Corações

GRANDIOSA FESTA EM HONRA AOS SAGRADOS CORAÇÕES DE JESUS E MARIA
Paróquia São José Comunidade dos Sagrados Corações
de 21 a 30 de Maio de 2010

Programação

Dia 21/05 Sexta-feira - 19:00h - Celebração da Santa Missa

Dia 22/05 Sábado - 18:50h - Celebração da Santa Missa

Dia 23/05 Domingo - 19:00h - Celebração da Santa Missa

Dia 24/05 Segunda-feira - 19:00h - Celebração da Santa Missa

Dia 25/05 Terça-feira - 19:00h - Celebração da Santa Missa

Dia 26/05 Quarta-feira - 19:00h - Celebração da Santa Missa

Dia 27/05 Quinta-feira - 19:00h - Celebração da Santa Missa

Dia 28/05 Sexta-feira - 19:00h - Celebração da Santa Missa

Dia 29/05 Sábado - 18:50h - Celebração da Santa Missa

Dia 30/05 Domingo - 15:00h - Celebração da Santa Missa, Procissão, nomeação dos festeiros 2011

Obs.: Todos os dias após a Celebração haverá movimentação na barraquinha.

A Paróquia São José e a Comunidade Sagrados Corações, acolhe a todos com carinho e agradece a sua presença.

Boas Festas!

Assembléia Paroquial

Está confirmada para as 14 horas deste domingo16, a nossa assembléia paroquial na igreja de São José.

Todos estão convidados, mas os representantes das comunidades que ficaram incumbidos de defenderem suas propostas, não poderão faltar e se por motivo de força maior o representante não puder comparecer, que envie então um substituto que tenha participado da assembléia da comunidade e tenha conhecimento da causa.

Nosso pároco estará presidindo a assembléia, aberto a ouvir nossas sugestões. Vamos colaborar.

A Paróquia São José Realiza sua 5ª Festa

Após doze dias de novena, a paróquia realizou no dia 1º deste mês a festa de seu padroeiro São José.

Foi a 5ª festa realizada, muito bem organizada e teve uma grande participação dos paroquianos inclusive das demais paróquias, tanto nas celebrações litúrgicas como no serviço de barracas, desta vez com o piso totalmente cimentado e o bom tempo que tivemos durante todo o período, contribuíram muito para um desempenho eficiente de todas as nossas atividades..

O envolvimento das paróquias coirmãs é uma realidade que tem enriquecido muito a nossa festa e agradecemos a todos pela participação e colaboração.
Mas, a paróquia não para; agora é vez das comunidades:

Dia 21 próximo, inicia-se a novena da festa na comunidade Sagrados Corações, veja programa abaixo.

Dia 04 de junho início da novena na comunidade de Santo Antônio.

Dia 15 de junho início da novena de São João Batista, Jardim Eldorado. Assim como colaboramos com a festa da paróquia, vamos colaborar também com estas comunidades, com nossa presença e nossa doação material ou de serviço, num gesto fraterno de solidariedade e unidade paroquial.


Jose Donato

Clique nas imagens para ver:

Corpus Christi

Estamos nos aproximando de mais uma grande festa da nossa Igreja! Por isto achei oportuno falar um pouquinho sobre esta data tão importante para nós cristãos.

É uma festa móvel da Igreja Católica, que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma celebração oficial da nossa Igreja, haja visto que a sua realização pelas vias públicas, se fundamenta na recomendação do Código de Direito Canônico (N.º 944), para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Trindade, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

Sua origem, remota ao século XIII. Foi instituída pelo papa Urbano IV em 11 de agosto de l.264, como necessidade de realçar a presença do “CRISTO TODO” no Pão Consagrado.

Este ano a celebração de CORPUS CHRISTI será em nossa paróquia, iniciando com a santa missa as 09:00h do dia 03 de junho, 5ª feira, na Igreja São José. Logo após teremos a procissão com o Santíssimo Sacramento, até a comunidade de Santo Antônio, onde receberemos a benção final.

O percurso será o seguinte: sairemos reto da porta principal da igreja até a rua Nhonhô Paiva que passa em frente, caminhamos um pouquinho a direita até a rua Marechal Floriano, daí seguiremos novamente a direita até a avenida Marciano Pires e finalmente pegaremos a esquerda até a igreja de Santo Antônio.

As ruas serão enfeitadas pêlos fieis das quatro paróquias e pedimos as pessoas principalmente aos motoristas, não danificarem o trabalho destes voluntários, até que a procissão seja realizada.

Pedimos também aos moradores deste percurso que enfeitem as frentes de suas casas, com símbolos da nossa Igreja, como flores, velas, toalhas, altares imagens etc. Deixe se possível as ruas e calçadas livres e desligue seus aparelhos de som para a passagem do Santíssimo. Jesus estará passando em frente a sua casa! Não jogue fora esta graça! Desde já agradecemos a colaboração de todos.


Jose Donato

Parabéns dona Maria!

Neste 16 de maio estará completando 80 anos de vida dona Maria Abadia Ferreira, uma Senhora de vida exemplar de fervorosa fé cristã, participante freqüente das celebrações na comunidade Sagrados Corações. Na foto, ladeada por suas filhas: Divina, Auxiliadora e Gení, também participantes ativas daquela comunidade.

Parabéns dona Maria e nossos votos de saúde e paz, extensivos a todos familiares!


Jose Donato

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Mensageiro - Maio 2010

O Mensageiro - Maio 2010

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3