Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

FAMÍLIA BAROSO



Músicas que nos aproximam de Deus!

Cantadas pela Família: Paulo, Gislene, Lorena e Lucas

Praça Santa Luzia

Dia 22/11/2009

Venha e traga sua Família!!!

sábado, 14 de novembro de 2009

FESTA EM LOUVOR A SANTA TEREZINHA




10 ANOS DE HISTÓRIA DA PARÓQUIA SANTA TEREZINHA
A PARÓQUIA SANTA TEREZINHA, CCP E OS FESTEIROS CONVIDA VOCÊ E SUA FAMÍLIA, PARA JUNTOS CELEBRARMOS A FESTA EM LOUVOR A SANTA TEREZINHA
BAIRRO SANTA TEREZINHA

DE 17 A 29 DE NOVEMBRO DE 2009



NOVENA À SANTA TEREZINHA

Dia 17/11 às 19:00h: Procissão com a Imagem de Santa Terezinha, saído da Igreja São Francisco até a Igreja Santa Terezinha, longo em seguida a Celebração Eucarística.
Participação: Comunidade Terapêutica São Vicente Paulo

Dia 18/11 às 19:00h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha
Participação: Comunidade Santa Terezinha

Dia 19/11 às 19:00h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha
Participação: Pastoral Catequética
Pastoral da Crisma: pais e padrinhos

Dia 20/11 às 1900h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha
Participação: Comunidade São Francisco
Primeira Eucaristia da Comunidade São Francisco

Dia 21/11 às 19:30h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha
Participação: Divisa, Pedros Santo Antônio do Quebranzol, Córrego Dantas, Vieiras e Macaubinhas
Primeira Eucaristia das comunidades do setor Santa Terezinha

Dia 22/11 às 12:00hs: Almoço
Local: Igreja Santa Terezinha
Ingressos: Pastorais, Movimentos, CCP(s), Festeiros, Escritório Paroquial

Dia 22/11 às 18:00h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha
Participação: Comunidade Santa Terezinha e os Missionários do Oriente

Dia 23/11 às 19:00h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha
Participação: Comunidade Santa Terezinha

Dia 24/11 às 19:00h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha
Participação: Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Primeira Eucaristia da Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Dia 25/11 às 19:00h: Celebração Eucarística e Novena na Igreja Santa Terezinha.
Participação: Comunidade Santa Edwiges
Primeira Eucaristia da Comunidade Santa Edwiges e São Pelegrino
TRÍDUO A SANTA TEREZINHA

Dia 26/11 às 19:00h: Celebração Eucarística na Igreja Santa Terezinha.
Participação: Comunidade Nossa Senhora do Rosário
Primeira Eucaristia da Comunidade Nossa Senhora do Rosário

Dia 27/11 às 19:00h: Celebração Eucarística na Igreja Santa Terezinha
Participação: Comunidade Santa Terezinha
Primeira Eucaristia da Comunidade Santa Terezinha

Dia 28/11às 19:00h: Celebração Eucarística na Igreja Santa Terezinha
Participação: Duas Pontes, São João, Macaúbas, Brejo do Silvano, Mata do Silvano, Coelhos, Córrego da Mata e Silvano
Primeira Eucaristia das comunidades do setor São Sebastião

ENCERRAMENTO
Dia 29/11 às 18:00h: Celebração Eucarística e Procissão na Igreja Santa Terezinha
Participação: Comunidades Urbanas e Rurais, CCP(s), Festeiros



Pe. Wesley Roberto Balbino

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

EDITORIAL


Irmãos e irmãs, ao iniciarmos o mês, celebrando todos os Santos e Santas de Deus, formamos comunhão com todos os que são glorificados com Cristo. Também somos proclamados felizes porque fazemos parte da grande família de Deus, procurando seguir a multidão dos que já nos precedem no céu e nos deixaram exemplos de fidelidade e amor.

Celebrar o dia dos fiéis defuntos, apesar das lembranças e da saudade, é a alegre festa da esperança. É nos alegrarmos com a felicidade daqueles que amamos e que retornaram à casa do Pai. Ao mesmo tempo é a oportunidade que nos é dada para refletirmos sobre o grande dom de Deus, que é a nossa vida aqui na terra. Que o Senhor nos dê sabedoria para vivermos com respeito e muito amor, enquanto seguimos rumo a ressurreição.

Durante todo o mês nossa paróquia está em festa, em homenagem aos padroeiros: Nossa Senhora do Rosário, São Francisco e Santa Terezinha.

No dia 22, festa de Cristo Rei, encerra-se o Ano Litúrgico, este ano, dedicado a catequese. A celebração nos recorda que temos um só Rei e que sua Lei deve ser a nossa lei: Amar e Servir sem medida.
Saúde e Paz!



Lourdes Barbosa.

FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO


























A comunidade Nossa Senhora do Rosários esteve em festa, mais uma vez com muita alegria para saudar Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Tivemos celebrações todos os dias as 19:30 hs com a participação da comunidade, festeiros, visitantes, congadeiros.

Esta festa é diferente de todas as demais festa de nossa Paróquia, nela temos a participação dos congados que com sua dança e seu canto entram na Igreja, passam em frente de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito louvando e bendizendo. Na celebração de sábado trouxeram com eles um Mastro colorido que foi aspergido com água benta e depois da celebração foi feito o levantamento do Mastro na entrada da Igreja.

No final de cada celebração tivemos lindas coroações com participação de pastorais, movimentos, padrinhos e festeiros deste ano.

Em frente da Igreja montamos uma ampla barraca onde tivemos a oportunidade de tomar um lanche, brincar de Bingo, bater um papo, rever amigos, e contribuir com a construção do Reino de Deus.

Nas ruas próximas a igreja tivemos muitas barraquinhas de diversas qualidades onde todos puderam fazer suas compras.

Foi uma bela festa, com muita espiritualidade, que Nossa Senhora do Rosário e São Benedito continue nos abençoando e nos dando força para estarmos novamente aqui em 2010.

Obrigado a todos que ajudaram com seus esforços, suas doações, suas orações e seus serviços para que tudo corresse bem. A todas as pastorais e movimentos e ao CCP o nosso obrigado pela dedicação.

FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA APARECIDA

Aconteceu, de 22 a 25 de outubro, no bairro Amir Amaral a festa em louvor a padroeira Nossa Senhora Aparecida. As comemorações se iniciavam, durante todos os dias, com a Celebração Eucarística, presididas pelos padres Wesley e/ou Sizenando e contando ainda com a participação dos recuperandos da Comunidade Terapêutica São Vicente de Paula “Colina da Paz”, sempre animando as celebrações com seus cantos.

Logo após as celebrações acontecia a movimentação nas barraquinhas, com bebidas, os deliciosos caldos e pastéis além de um animado bingo, tudo em um ambiente super familiar.

No domingo dia 25 aconteceu o encerramento, com celebração da Santa Missa e logo após, procissão e coroação a Nossa Senhora Aparecida, feita pelas crianças da comunidade. No final, nosso pároco Pe. Wesley Roberto Balbino agradeceu aos festeiros de 2009 e a todos os que ajudaram na realização da festa e acolheu os festeiros para 2010.



Dayane














Consagração a Nossa Senhora Aparecida

“Ó Maria Santíssima, que em vossa querida imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, cheio (a) do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado (a) a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis. Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção. Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade.” Assim seja!

Cantinho do Coração de Jesus - Partilhando Maravilhas

“COM A PERMISSÃO DE JESUS OCUPO HOJE MAIS ESPAÇO QUE UM SIMPLES CANTINHO PARA CONTAR BÊNÇÃOS QUE TRANSBORDAM EM MINHA VIDA”

É muito grande a alegria de poder partilhar com todos vocês as maravilhas e bênçãos que pude viver de 06 a 16 de outubro, numa viagem “especial” para representarmos o Brasil na canonização de nosso querido Damião de Molokai.



Fomos um grupo de 53 pessoas, sendo 29 de Patrocínio e incluindo 05 sacerdotes amigos nossos.

Nosso primeiro objetivo era a Itália pois, além de estarmos em Roma no feliz dia 11 de outubro da canonização, ainda aproveitaríamos para visitar Cássia e Assis.

Primeiro Cássia, distante apenas 150 km de Roma.

Além da expectativa por conhecer relíquias de uma santa tão querida, enchemos de encantamento nossos olhos com tantas plantações de uva e de azeitona, sendo comum até nos jardins, praças e portas das casas.

Para chegarmos na Igreja que fica muito alto, subimos uma montanha sem sentir. Eram 05 escadas rolantes e mais algumas escadas convencionais.

Valeu a pena subir tanto, pois, lá dentro vi um dos sacrários mais belos de toda a minha vida e ainda, numa urna de vidro, o corpo de Santa Rita de Cássia mantido intacto ainda hoje.



Graças e louvores a Deus!

No dia seguinte fomos conhecer a Basílica de São Francisco de Assis, também construída no alto de uma montanha. Vimos mais maravilhas ainda, pois a região toda é muito linda e logo que chegamos soubemos de duas notícias muito interessantes: esta Basílica já tem 800 anos e nosso amado São Francisco media apenas um metro e meio.



Um Frei Franciscano brasileiro era nosso guia e nos explicou e mostrou tudinho.

Tomados por bastante emoção, fomos conhecendo as partes mais importantes da Basílica, as pinturas no teto e nas laterais que representam toda a oração do Credo, e de um lado a paixão de Cristo e do outro lado a compaixão de Francisco.



No altar principal o túmulo de São Francisco rodeado pelos túmulos dos outros freis, seus maiores companheiros. Mais adiante, no Museu de São Francisco, pudemos ver o hábito original que ele tanto usou (todo surrado); o manuscrito da Regra de São Francisco, as luvas, meias e um pedaço do seu cordão (também muito surrados) e um único documento assinado por ele naquela época, com a marca do Tau que assumiu naquele tempo e até hoje lembra sua pessoa, sua história, sua vida.



Deus seja louvado por esta alegria e mais esta emoção!

Voltando desse passeio maravilhoso, passamos pelo Rio Tibre, o terceiro maior da Itália, com 405 quilômetros de extensão, que banha toda a cidade de Roma.

São incontáveis igrejas, monumentos inesquecíveis, muitos arcos, muitas pontes e também abrigo dos restos mortais de inúmeros papas e santos.

Cidade Eterna, assim é chamada pelo mundo, Roma de quase 2.800 anos.

Imponente no Vaticano é a Capela Cistina, construída pelo Papa

Cisto IV, dividida por uma grade onde ficam os cardeais para as celebrações, onde se escolhe o novo Papa, quando necessário; vimos também a janela por onde sai a fumaça preta, se ainda não há Papa e fumaça branca quando já temos novo Papa.

O grande artista Michelangelo gastou 04 anos para pintar o teto da Capela e o fez deitado em cima de um andaime.

Percorremos 04 quilômetros e meio das belezas do Vaticano (no total são 11 quilômetros). Vimos tetos, paredes, janelas, vitrais, pisos, e tantas obras de arte maravilhosa, que nem pensávamos que pudesse existir. Deus seja louvado!

Também vimos e tocamos a Porta Santa de São Pedro que é aberta pelo Papa somente de 25 em 25 anos e assim permanece por todo o ano jubilar. A última vez que foi aberta foi no ano de 2.000, portanto a próxima abertura será no ano de 2.025.

Eis que chegamos à Catedral de São Pedro, totalmente mística, inteiramente linda e se preparando para iniciar uma Celebração Eucarística, com nove sacerdotes. Nem preciso falar que aí mesmo eu fiquei e só saí depois da bênção final, radiante e feliz.



A Basílica de São Pedro foi construída pelo Imperador Constantino, em cima do local onde fora guardado o corpo de São Pedro.



São quatro as Basílicas Papais: São Pedro, São Paulo, Santa Maria Maior e São João do Latrão. Esta última é a maior de todas, considerada Arquibasílica pois possui dois arcos enquanto as outras tem apenas um.

Ela é a única Arquibasílica do mundo, e é a Basílica do Bispo de Roma, o Papa.

Nela existem várias capelas com altares diferentes e especiais, mas, a que mais me chamou a atenção foi a que possui guardadas em local visível, as relíquias usadas na Última Ceia. Tudo é muito lindo e significativo.



Também lá existe a Porta Santa que o Papa abre somente nos anos jubilares, portanto de 25 em 25 anos.



O Papa celebra nesta Basílica de Latrão, todo ano, a cerimônia da 5ª feira santa, e em Roma, não se celebra a 6ª Feira da Paixão e sim a “2ª feira do anjo” que é a 2ª feira logo após o domingo da Páscoa.

No último dia 09 de novembro, a Igreja celebrou, em todas as comunidades de rito romano, a festa da Dedicação da Basílica do Latrão ao Divino Salvador .



Ela foi fundada pelo Papa Melquíades e é considerada a mãe de todas as Igrejas.

Ainda fomos também na Igreja de Santa Maria Sopra Minerva, para celebrar uma adoração em preparação à canonização e a Santa Missa, junto do Superior Geral da Congregação dos Sagrados Corações, muitos padres da congregação representantes do mundo e ainda vários representantes da Ilha de Molokai, incluindo 12 leprosos.



Assim chegou o tão esperado 11 de outubro, com uma madrugada chuvosa, católicos chegando de todas as partes do mundo. À medida que o sol nascia, ia iluminando a Basílica de São Pedro, tornando-a dourada, esplêndida.

Gente de todas as caras, de todas as cores, de todas as línguas e com um só objetivo: ver o Papa e rezar juntos a canonização de 05 novos Santos.



A missa presidida pelo Papa, foi na Catedral, estampada em grandes telões. Ao encerrar a celebração e a cerimônia da canonização que foi belíssima e acompanhada por todos através de um livro próprio, o Papa veio para a Praça ver de mais perto os milhares de fiéis que lá estavam. Cumprimentou as nações ali representadas, não se esquecendo de se alegrar muito com o Brasil que, no caso, éramos nós. Encerrou esta inesquecível celebração com a bênção papal.

Ainda desejando mais alegrias e fortes emoções lá vamos nós para Portugal, no dia 12 de outubro conhecer o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.



Que presente original para um 12 de outubro, não acham?

Chegamos numa cidade próxima à Fátima de nome Leiria. Ainda nesta noite de 12 de outubro, enquanto no Brasil todos podiam cantar “Viva a mãe de Deus e nossa”, nós cantávamos em Fátima: Á 13 de maio na cova da Iria, no céu aparece a Virgem Maria! Ave, Ave, Ave Maria...

Meu Deus, quão grande és Tu! Que nos deste mãe tão doce e terna. Que nos permitiste estar neste lugar, neste dia...

Vimos a procissão luminosa, com milhares de filhos e filhas devotos e amáveis, cada país levando sua bandeira, mais de 200 padres, nossas velas, orações e cânticos se misturando à de tantos irmãos de tantos lugares...



No dia seguinte, dia 13 às 09 horas, missa em Português. Mais uma vez, milhares de fiéis devotos e agradecidos. Não bastasse cada minuto ou cada parte da missa com a sua emoção própria, na hora da comunhão ficou mais lindo ainda pois, numa organização impecável, foram se abrindo sombrinhas brancas para marcar o local onde centenas de sacerdotes iriam parar para distribuir a Eucaristia. Para mim foi um dos momentos mais fortes e ricos. Junto a este momento, considerei uma verdadeira bênção do Senhor Deus, poder tocar e ajoelhar na “Cova da Iria”.



Graças e louvores hoje e sempre!

Peço licença à Maria, mãe de Jesus e nossa para dizer como me sinto depois de ter experimentado tudo isto: estou plena de graça!

Quero viver para agradecer! Para louvar ao Deus bondoso as maravilhas que Ele fez e faz em minha, em nossas vidas.

Que o Senhor Deus abrace, assista e recompense a todos que, de alguma forma, se irmanaram conosco nesta empreitada.

Vou repetir mais uma vez o que falo sempre aonde vou:

Como eu sou feliz por ser católica!

Obrigada meu Deus! Obrigada Maria!

São Damião de Molokai, intercedei sempre por nós!



Maria José da Silva Alfredo.