sexta-feira, 15 de junho de 2012

Festa em Louvor a Santa Edwiges e São Pelegrino

PARÓQUIA SANTA TEREZINHA

FESTA EM LOUVOR A

SANTA EDWIGES

“PROTETORA DOS POBRES E ENDIVIDADOS”

SÃO PELEGRINO

‘‘PROTETOR DOS DOENTES DE CÂNCER’’

De 05 a 08 de Julho 2012, no Bairro Cruzeiro da Serra

Patrocínio MG

Editorial - Junho 2012

    O mês de Junho, vivemos o Corpus Christi. Os católicos fiéis do mundo todo celebram o “Corpo de Cristo”. Mas, o que exatamente significa isso e por que esse feriado não é comemorado sempre no mesmo dia, em todos os anos? A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia. Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”. Os católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual creem que Deus é o alimento espiritual da alma.

    Também comemoramos as festas juninas, aonde honramos a vida de vários santos que foram são muito importante para Igreja como santo Antônio, São João batista e São Pedro e São Paulo. Possamos viver imitando a fé de cada um que seguiram o testemunho de Jesus Cristo e vivendo com amor e fé.

    Deus abençoe a todos!!!

Pe. José Ricardo Lucas de Lima
Paróquia Santa Terezinha.

Dia dos Namorados!!!

    Brilho nos olhares! Corações acelerados! Mãos que se encontram! Palavras doces ditas com suavidade! É o amor que nasce!

    Amor Ágape ou amor Eros? Como saber? Como escolher? Estou buscando a mim mesmo? Quero ser feliz agora, realizando a auto satisfação egoísta? Ou quero edificar uma felicidade a dois, partilhando os sentimentos, respeitando os valores de família, tendo coragem de dizer e de ouvir um “não”, quando necessário?

    Desde os anos 90, temos sido chamados a falar para adolescentes e jovens do E.A.C. e E.J.C. sobre sexo. Sempre foi um assunto bastante polêmico. E com as mudanças do ponto de vista da sociedade se torna mais ainda. Parece retrógrado, mas a mensagem cristã-católica, de propor o sexo somente após o casamento, é a opção mais responsável para uma adolescência e juventude saudável e madura.

    Não se sobe uma escada saltando degraus, é arriscado. Cada degrau deve ser pisado com firmeza e segurança!

    Assim são as fases de ascensão para um matrimônio feliz e duradouro. Namoro, Noivado, Casamento: Busca, escolha. Conhecimento, projetos, preparativos. Realização.

    Se queimamos etapas a possibilidade de sucesso se torna mais distante e o risco de um casamento infeliz é maior. Pois, a princípio são dois na busca de um fim único. Porém somente pela Graça do Matrimônio vão se tornar Um. Corpo e alma se misturam e “já não são dois, mas, uma só carne”Mc.10,8.

    Daí a importância de nos educarmos desde cedo para as três dimensões do Matrimônio, tão grandiosas e ao mesmo tempo tão esquecidas:

    Unidade: um só corpo.

    Indissolubilidade: o que Deus uniu a homem não separe.

    Paternidade: geração e criação dos filhos.

    Jovens namorados, vivam intensamente esta fase tão linda de sua vida, mas não deixem de ser cristãos autênticos!

    Um feliz Ágape a vocês!

Lourdes Barbosa (Pastoral Familiar)

O Mensageiro Entrevista

Entrevista Pastoral da Juventude

    Amigos e Amigas em Jesus Cristo tive a grata satisfação de entrevistar a coordenadora da Pastoral da Juventude, Adriana Reis Batista Fernandes. Na oportunidade, ela relata os desafios e os objetivos da pastoral. Os jovens de hoje necessitam de acolhida e maior respaldo da Igreja, pois precisamos investir nos jovens, para que eles sejam comprometidos e atuantes para o Reino de Deus. Nossos sinceros agradecimentos. Abraço!

Natanael Oliveira Diniz ( Comunidade Santa Terezinha)

1-Qual a função da Pastoral da Juventude?

    Trabalhar em conjunto com os jovens da paróquia, incluindo jovens do EAC e do EJC, para aprofundar e viver a fé, atuar na comunidade, descobrindo como transformar a realidade buscando os jovens afastados da igreja.

2- Como é feita as reuniões? Existe formação? Explique-nos.

    Reúne-se com os jovens da paróquia, onde buscamos caminhos para melhoria da pastoral, para aprofundamento da fé e vivencias em Cristo. A formação é feita com temas voltados para aos jovens.

3- Os jovens de hoje enfrentam diversos desafios. Na sua visão a igreja está sabendo acolher esses jovens?

    Sabe acolher sim, pois a igreja é em Cristo no qual sempre está de braços abertos para acolhida, mas como os jovens enfrentam sempre muitos desafios é importante que a igreja apoie cada dia mais a juventude.

4- Em 2013, o Brasil vai receber a presença do papa Bento XVI na Jornada Mundial da Juventude. Algum jovem da paróquia vai participar? Estão se preparando?

    Estamos muito ansiosos, mas não sabemos como será nossa participação ainda. Estamos nos preparando espiritualmente com orações e muita fé de que essa jornada como todas as outras será abençoada trazendo cada vez mais fé e conversão da juventude.

5- Qual a sua experiência de fé na pastoral. Conte-nos.

    Que a juventude vive muitos desafios e provações, mas que Deus está conosco sempre, que somos agentes transformadores em busca do Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Que sem Cristo nossa juventude é desperdiçada.

6- Qual a sua avaliação da juventude de nossa paróquia?

    A juventude da paróquia é um constante desafio no qual estamos sempre unidos por Cristo.

7- Quais são seus santos de devoção?

    São tantos, mas com carinho especial a Nossa Senhora, Santa Terezinha, São José, São Judas Tadeu.

8- Deixe-nos sua mensagem.

    Espero que a juventude seja sempre acolhida e reconhecida pela igreja e pelos fiéis e que os jovens busquem sempre Deus, pois quem não tem tempo pra Deus vive perdendo tempo, e a juventude é um tempo muito bonito pra ser vivido sem as bênçãos divinas e sem a busca do Deus vivo. Que sejam agentes de transformação e conversão através do testemunho e da vivência na fé. Deixo ainda uma frase dita por nosso santo padre Papa Bento XVI “Deixando transparecer o rosto de Cristo, a Igreja é a juventude do mundo.”

Cantinho do Coração de Jesus

FAZEI O NOSSO CORAÇÃO SEMELHANTE AO VOSSO!

    Mais uma vez desejamos que o nosso coração fique trelado ao Coração Sacratíssimo de Jesus; que ele bata no passo e no compasso igual ao de Jesus.

    É junho novamente, é Corpus Christi - Sacramento do Amor, é dia mundial de oração pela santificação do Clero, é solenidade do Sagrado Coração de Jesus, e no dia 17, é o Congresso do Apostolado da Oração.

    Nossos corações têm mesmo motivos de sobra para tanta alegria! No domingo, 17 de junho, estaremos todos reunidos, aproximadamente 500 pessoas, membros do Apostolado da Oração de todo o Setor São José da nossa Diocese, na Igreja de Santo Antônio da Paróquia São José.

    Estaremos unidos em orações, louvores, cânticos e reflexões, de 13:00h às 18:00h. Estaremos nos entregando, nos consagrando ao Sagrado Coração de Jesus, esperando confiantemente que Ele nos faça também mansos e humildes.

    Ser manso é ter brandura, suavidade, calma, paz, sossego, tranquilidade; é ser afável, bondoso, meigo, terno e pacífico; é ser do bem!

    Ser humilde é reconhecer que Deus é o único Senhor que devemos servir e que nós não somos deuses para nos servirmos dos outros.

    Jesus, com seu coração manso e humilde é o remédio para todos os nossos males. A mansidão e a humildade são caminhos que nos levam ao verdadeiro amor. Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!

    Um abraço amigo,

Maria José da Silva Alfredo.

CatequInformando

Chegou o mês das Festas Juninas, é mês de muitas brincadeiras e comer muita pipoca. E a catequese da Comunidade de Santa Terezinha novamente lança as candidatas a “Rainha Caipira”. Este ano são 04 candidatas.

   

Pedimos a todos que colaborem comprando das candidatas, as rifas de R$1,00, para ajuda da nossa Catequese Paroquial, a candidata que mais vender rifas, receberá a faixa de rainha, que será entregue no dia da nossa Festa Junina, que se realizará dia 14/07. Contamos com a colaboração e presença de todos.

Juliana - Comunidade Santa Terezinha

Encontro de Folias na Gruta

Dia 20 de maio tivemos o Encontro de Folias na Gruta de Santos Reis, próximo ao Cristo Redentor. Durante todo o dia tiveram apresentações de varias folias que vieram de varias cidades e também a participação da folias de Patrocínio.

A tarde Pe. José Ricardo celebrou a Santa Missa, que contou com a animação do coral dos internos da Fazenda Colina da Paz.

Após a celebração continuou com a programação da festa.

Pascom

Galeria de Fotos:

Louvando a Nossa Rainha

Durante o mês de maio tivemos as solenidades de Coroação de Nossa Senhora. A coroação vem louvar e honrar a virgem Maria, demonstrando nosso respeito e amor àquela que se tornou a principal mulher da história. Devemos reconhecer seus méritos e a dignidade de sua Maternidade Divina. Senhora e Rainha do céu e da terra, Mãe da igreja e nossa Mãe.

As solenidades se revestiram da maior grandeza, respeito e profundo fervor espiritual, visando sempre deixar evidente a devoção sincera da comunidade e a beleza do amor de seus membros, que foi traduzido pela intensidade do carinho e do maior interesse que puderam demonstrar durante as cerimônias.

Pascom

Galeria de Fotos:

Maria

13 milhões de brasileiros levam no nome a devoção a “Maria”.

Um Brasil cheio de Marias: 13 milhões. Quase 10% dos brasileiros têm esse nome. A popularização do nome está ligada ao fato mais importante ocorrido com a humanidade: o nascimento de Jesus Cristo.

Através da ligação entre Mãe e Filho, o mundo conheceu e passou a admirar a história da mulher escolhida por Deus para dar à luz Cristo. A Virgem Maria se tornou Mãe dos cristãos, Nossa Senhora.

Com isso, seu nome foi se tornando popular e fazendo parte da certidão de nascimento de meninas e meninos. São mães que, na maioria das vezes, querem que seus filhos carreguem a marca da humildade e o exemplo dessa mulher, que nos inspira a fé, a confiança e a coragem.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Recepção do Padre José Luís

1ª Missa do Padre José Luís na Paróquia Santa Terezinha

    Foi com grande alegria que no dia 20 de maio acolhemos em nossa paróquia o mais novo padre da diocese: Pe. José Luís.

    Ele celebrou sua primeira missa na paróquia juntamente com o Pe. José Ricardo e o seu irmão Pe. Antônio Carlos e foi com muito entusiasmo que os paroquianos participaram juntos com eles da celebração.

    Ao Pe. José Luís nossas boas vindas! Que Deus o abençoe e que Maria o cubra com seu manto em sua caminhada sacerdotal.

Pascom

Galeria de Fotos:

Patronos e Intercessores da JMJ Rio 2013

PATRONOS

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Protetora da Igreja e das famílias!

Biografia: No ano 1717, três pescadores, ao lançarem a sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba, encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Devido aos muitos milagres realizados e aumento da devoção foi proclamada padroeira do Brasil em 1930 e anos depois foi erguida, em sua homenagem, uma grande basílica que acolhe milhões de peregrinos todos os anos. A JMJ a invoca como Protetora da Igreja e das famílias!

Oração: Mãe de Deus e Senhora minha, rogai incessantemente por minha família que hoje consagro a vós! Amém.

São Sebastião

Soldado e mártir da fé!

Biografia: Sebastião preferiu a fidelidade a Cristo a toda e qualquer honra civil e militar e, por esse motivo, foi expulso dos quadros do exército e morto na perseguição de Diocleciano no ano 300. Vemos destacar-se na vida do Santo a sua valentia e amor ao Senhor Jesus. A JMJ o invoca como Soldado e mártir da fé!

Oração: Que vossa intercessão alcance-me a graça de obedecer mais a Deus do que aos homens, tornando-me um soldado de Cristo. Amém.

Santo Antônio de Santana Galvão

Arauto da paz e da caridade!

Biografia: Nasceu em Guaratinguetá em 1739. Da família com grandes recursos e possibilidades, renunciou a tudo e ingressou na ordem Franciscana. Pregador da paz e da caridade com palavras e obras, tornou-se modelo de entrega. Seus milagres começaram ainda em vida, distribuindo pílulas feitas por suas próprias mãos, que geravam grandes curas. O invocamos como arauto da paz e da caridade!

Oração: Intercedei para que, a vosso exemplo, eu promova a paz e a caridade em todos os momentos de minha vida. Amém.

Santa Teresa de Liseux

Padroeira das missões!

Biografia: Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu na França, em 1873. Aos 15 anos, entrou num Mosteiro Carmelita, lugar onde viveu com humildade, simplicidade sua plena confiança em Deus. Foi proclamada padroeira das missões em 1927, por seu profundo desejo de ser missionária e sua disposição de oferecer tudo pelo bem dos demais. A JMJ a invoca como Padroeira das missões!

Oração: Concedei-me, por vossa intercessão, o ardor missionário para levar Jesus a todos os povos! Amém.

Beato João Paulo II

Amigo dos jovens!

Biografia: O Papa João Paulo II, o Grande, foi o criador da Jornada Mundial da Juventude em 1984. Considerado como o Papa dos jovens esforçou-se no diálogo com eles e convidou-os a reconhecer o seu lugar e missão dentro da Igreja. Seu pontificado foi duradouro e ajudou a conduzir os cristãos, tendo como base as inspirações do Concilio Vaticano II. Lutou até o último momento de sua vida compartilhando conosco sua felicidade de entregar-se totalmente a Cristo e à Virgem Maria. O invocamos como amigo dos Jovens!

Oração: Confio-me a vossa intercessão a fim de viver sinceramente a amizade com Cristo e com os irmãos. Amém.

INTERCESSORES

Santa Rosa de Lima

Fiel à vontade de Deus!

Biografia: Isabel Flores nasceu em Lima, Peru, no ano 1586. Foi apelidada de Rosa pela beleza de seu rosto. Foi a primeira santa do continente americano e se destacou de maneira especial por sua intensa vida de oração e penitência. Experimentou muitas dificuldades em sua vida e, diante delas, soube manter uma extraordinária serenidade, imitando a Cristo pobre e crucificado. Pedimos sua intercessão para que sejamos fiéis à vontade de Deus!

Oração: Auxiliai-me na busca da fidelidade aos planos de Deus para minha vida. Amém.

Beato Pier Giorgio Frassati

Amor ardente aos pobres e a Igreja!

Biografia: Nasceu em Turim, em 06 de abril de 1901, e ao nascer, apresentava deficiências respiratórias, por isso foi imediatamente batizado. Revelou-se um amigo dos pobres, vendo neles o próprio Cristo. Com 18 anos inscreveu-se na Confraria do Rosário de Pollone e na Conferência de São Vicente de Paulo. Sempre amou os humilhados, dedicando a sua vida a fazer-lhes bem. Seu coração foi destinado aos outros. Nós o reconhecemos como alguém que ardentemente amou os pobres e a Igreja.

Oração: Intercedei por mim para que, nas muitas escolhas da vida, eu dê preferência ao serviço de amor a Deus e aos irmãos! Amém.

Beata Chiara Luce Badano

Toda entregue a Jesus!

Biografia: Nasceu em Sassello, Itália, no ano 1971. Aos 10 anos de idade vive uma experiência forte de encontro com Deus que muda a sua vida e a de seus pais. Desde este momento decide viver com radicalidade o Evangelho, buscando amar a todos aqueles que a rodeiam. Aos 18 anos lhe diagnosticam um tumor ósseo. Vive com grande valentia cada uma das etapas de sua dolorosa doença. Nós a invocamos pela sua entrega total a Jesus!

Oração: Ajudai-me a vencer os desafios próprios da juventude para que minha vida seja entregue sem reservas a Jesus Cristo. Amém.

Beato Frederico Ozanam

Servidor dos mais pobres!

Biografia: Nascido em Milão, Itália, cresceu em um ambiente de profundo espírito de caridade, sobretudo pelo exemplo de seus pais. Apaixonado pelas questões existenciais e espirituais dedicou-se ao estudo da filosofia, de onde encontrou argumentos para sustentar o compromisso social dos católicos. Morreu em 1853, aos 40 anos, deixando o precioso legado das Conferências Vicentinas e a certeza de ter feito a vontade de Deus em sua vida. Nós o invocamos como servidor dos mais pobres.

Oração: Pela vossa intercessão, possamos viver a verdadeira partilha em favor dos mais necessitados e no auxílio aos que sofrem. Amém.

Beato Adílio Daronch

Amigo de Cristo!

Biografia: Nasceu em outubro de 1908 em Dona Francisca, em uma família de modestas condições numa isolada localidade no interior do Brasil. Desde pequeno gostava muito de rezar e ajudar nas missas. Aos dezesseis anos morreu assassinado, juntamente com o Pe. Manuel Gómez González, por obra de alguns revolucionários que encontraram na estrada durante uma viagem para visitar as comunidades cristãs mais distantes. Nós o invocamos por sua forte amizade com Cristo!

Oração: Que a exemplo de vossas virtudes, sejamos recebidos entre os amigos de Cristo, nesta vida e na que há vir! Amém.

Santa Teresa de los Andes

Contemplativa de Cristo!

Biografia: Nasceu no Chile no ano 1900. A partir dos 6 anos participava, quase diariamente da Santa Missa. Sua constância na Eucaristia revela sua sede interior de encontrar-se com Cristo. Muitos dizem que antes de entrar no Carmelo, aos 17 anos, já vivia uma vida Santa que atraía as almas para Deus. Sempre foi consciente de que a sua oração e sacrifício eram capazes de melhorar e purificar o mundo. Hoje no seu túmulo encontramos a sua frase: “O amor é mais forte”. Pedimos a sua intercessão para que aprendamos a ser contemplativos de Cristo!

Oração: Ajudai-me a encontrar em minha alma o desejo de adorar e glorificar a Jesus sem cessar. Amém!

Beato José de Anchieta

Apóstolo do Brasil!

Biografia: Nasceu em 1534 em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Ingressou na Companhia de Jesus e foi enviado como missionário ao Brasil. Foi ordenado sacerdote em 1566 e ocupou o cargo de superior de comunidades e provincial de toda a missão no Brasil, trabalho que foi realizado com grande sabedoria e segurança. Faleceu no ano 1597 e recebeu o qualificativo de “apóstolo do Brasil”. Nós, jovens da JMJ Rio 2013, o invocamos do mesmo modo!

Oração: Que por vosso exemplo, possamos multiplicar os frutos da ação missionária em nosso país. Amém.

Beato Isidoro Bakanja

Mártir do escapulário!

Biografia: Isidoro nasceu em torno de 1890, em Bokendela, no Congo. De vida muito pobre trabalhou já na infância como lavrador no campo. Seu batismo, em 1906, foi a partir do seu encontro com missionários carmelitas que doaram a ele um rosário e o escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Muito devoto da Virgem Maria, alegremente rezava e cantava enquanto trabalhava. Uma vez, impedido de fazê-lo, decide abandonar seu posto, mas sem acolher o mandato de abandonar os sinais visíveis de sua fé. Foi chagado em suas costas com açoites e morre por não resistir aos ferimentos. Nós o invocamos como mártir do escapulário.

Oração: Que a exemplo de vossa fé, sejamos fortalecidos diante das adversidades da vida e entregues à proteção da Virgem Maria, nossa Mãe. Amém.

Beata Irmã Dulce

Embaixadora da Caridade!

Biografia: Nasceu em 1914 em Salvador e desde jovem demonstrou um profundo espirito de caridade. Destacou-se pela perseverança e o esforço por dar atenção aos doentes e teve como princípio nunca fechar a porta a uma pessoa necessitada de sua ajuda. Ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Fundou associações e inaugurou colégios e hospitais. Nós a invocamos como Embaixadora da Caridade!

Oração: “Anjo bom do Brasil” intercedei por nós para que sejamos capazes de partilhar alegremente os bens recebidos com os irmãos mais necessitados. Amém.

São Jorge

Combatente contra o mal!

Biografia: Segundo tradição da Igreja, foi um militar do Império Romano no tempo de Diocleciano. Converteu-se ao Cristianismo e, por esse motivo, foi torturado e decapitado. Desde o século IV, foi venerado em toda a Igreja como mártir de Cristo. A tradição o apresenta como quem enfrenta o dragão, simbolizando a fé firme. Alguém que triunfa sobre a força do maligno. O invocamos como combatente do mal!

Oração: Que por vosso exemplo, sejamos fortalecidos na fé e corajosos diante das ações do maligno, aguardando a vitória que vem de Cristo. Amém.

Beata Laura Vicuña

Mártir da pureza!

Biografia: Nasceu no Chile, em 1891. Aos 10 anos de idade fez a sua Primeira Comunhão e, a partir deste momento, fez o propósito de amar a Deus com todas as suas forças. Esforça-se por tornar a Jesus conhecido e por reparar as ofensas contra Ele. Vendo a sua mãe em situação de pecado, ofereceu sua vida em troca de sua conversão. Foi tomada por uma grave enfermidade e chamada à presença de Deus aos 12 anos. Invocamos sua intercessão como mártir da pureza!

Oração: Obtende as graças de que necessito e ajudai-me a aderir com o coração puro e doce à vontade do Pai. Amém.

Santo André Kim - e seus companheiros

Mártires da evangelização!

Biografia: No início do séc. XVII a fé cristã chegou pela primeira vez à Coréia. Um grupo fervoroso contava com a direção espiritual do Padre André Kim, primeiro presbítero dessa comunidade. Em 3 perseguições entre os anos 1839 e 1866 morreu junto a outros 102 companheiros mártires, consagrando com o seu precioso sangue os primórdios da Igreja coreana. Os invocamos como mártires da evangelização!

Oração: Rogai incansavelmente por mim, para que eu esteja sempre unido a Cristo e seja perseverante na fé, pois quero levar a verdade a todas as nações. Amém.

Beata Albertina Berkenbrock

Virtuosa nos valores evangélicos!

Biografia: Nasceu em Santa Catarina em abril de 1919. Aos 12 anos de idade foi assassinada porque quis preservar a sua pureza. O martírio e a consequente fama de santidade se espalharam rapidamente. Foi uma menina que cultivou uma grande sensibilidade em sua relação com Deus e com o seu próximo. Nós a invocamos como virtuosa nos valores evangélicos!

Oração: Conquistai, em nosso favor, a alegria de perseverarmos no caminho da vivência dos valores do Evangelho. Amém.

Fonte: http://www.rio2013.com

Jornada Mundial da Juventude 2013

No último dia 27 de maio foi divulgado no Rio de Janeiro, por Dom Orani João Tempesta, (arcebispo do Rio de Janeiro) os nomes dos santos beatos que serão patronos e intercessores da Jornada Mundial da Juventude 2013. Os cinco patronos são: Nossa Senhora da Conceição Aparecida - protetora da Igreja e das famílias -, São Sebastião - soldado e mártir da fé -, Santo Antônio de Santana Galvão - arauto da paz e da Caridade -, Santa Teresa de Liseux - padroeira das missões - e Beato João Paulo II - amigo dos jovens.

Segundo Dom Orani, esses santos foram escolhidos por estarem intimamente ligados ao espírito do evento. Já os 13 santos intercessores, que representam um modelo a ser imitado, são: Santa Rosa de Lima, Beato Pier Giorgio Frassati, Beata Chiara Luce Badano, Beato Frederico Ozanam, Beato Adílio Daronch, Santa Teresa de los Andes, Beato José de Anchieta, Beato Isidoro Bakanja, Beata Irmã Dulce, São Jorge, Beata Laura Vicuña, Santos André Kim e companheiros e Beata Albertina Berkenbrock.

A Jornada Mundial da Juventude acontecerá de 23 a 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro, e terá como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Pascom

João Batista e o Batismo de Conversão

Das várias comemorações de santos que temos no mês de Junho destacam-se duas solenidades: São Pedro e São Paulo (dia 29) e São João Batista (dia 24). A importância de São Pedro e são Paulo está no fato de eles serem os dois principais guias da comunidade cristã no início da Igreja e de terem testemunhado o Cristo ressuscitado de forma exemplar: foram mártires. São João batista é importante porque é o último dos profetas: ele vai preparar o povo de Israel para acolher Jesus e também dá testemunho de Jesus pelo martírio.

No Antigo Testamento está descrita a preparação para a vinda de Jesus. Vários profetas já haviam anunciado que viria o messias. Dentre estes profetas destaca Isaías quando anuncia que uma virgem dará a luz a um filho e ele chamará Emanuel, ou seja, Deus conosco (Is 7,14). Quando chegou o tempo certo, o Espírito Santo desceu sobre a Virgem Maria e ela se engravidou pelo seu poder (Mt 1,18). Da mesma forma, Isabel (a prima de Maria) se engravidou seis meses antes de Maria por obra divina, pois era estéril (Lc 1,7-25).

João Batista veio antes de Jesus para preparar o seu caminho. João anunciava a vinda do messias na mesma linha dos profetas anteriores, mas o seu anúncio é para uma vinda “próxima” do messias. Por isso ele dizia: “Arrependi-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 3,2). É o próprio Jesus que João anuncia, pois Jesus é o Reino dos Céus que vem até nós. Assim, a preparação exigida por João é uma preparação verdadeira: uma conversão do coração, porque é o Filho de Deus que ele anuncia.

João é o último profeta do Antigo testamento e o primeiro do Novo Testamento. É o próprio Jesus quem disse isto dele: “Em verdade em verdade eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu nenhum maior do que João, o Batista... (Mt 11,11). João tinha a missão de preparar as pessoas para acolherem Jesus, pois sua chegada estava próxima.

O batismo de João Batista era um batismo de conversão. Existia outros batismos no povo judeu. Um deles era o batismo dos prosélitos que consistia num batismo de iniciação ao judaísmo exigido aos pagãos ou estrangeiros que queriam inserir na comunidade judaica. A singularidade do batismo de João batista está no fato de ele anunciar uma realidade nova: o Reino de Deus está próximo.

Assim, João, o primeiro profeta do Novo Testamento, anuncia ainda hoje para quem se aproxima do sacramento do batismo: “Arrependei-vos...”. A dimensão da conversão é essencial para quem vai ser batizado e não deve ficar fora da preparação dos pais e padrinhos que pedem o batismo para os seus filhos e afilhados. O sacramento do batismo deve ser vinculado à dimensão da conversão para dar os frutos de salvação que todos esperam.

José Antônio Ramos, seminarista do 4º ano do curso de teologia do
Seminário Maior “Dom José André Coimbra” de Patos de Minas.

A Fogueira de São João

São João Batista é celebrado na liturgia em duas ocasiões diferentes. O seu martírio é lembrado no dia 29 de agosto e a natividade no dia 24 de junho, sendo essa uma das mais importantes festividades desse período.

O nascimento de João Batista foi anunciado pelo Arcanjo Gabriel, sendo o filho da velhice de Isabel e Zacarias (Lc 1,5-24). Comemora-se o nascimento desse grande santo, porque o fato marcou o início do cumprimento das promessas divinas, João é o último profeta da Antiga Aliança. Ele é identificado com Elias, que estava destinado a preceder imediatamente o Messias para preparar o povo de Israel para a sua vinda.

Após a morte de seus pais, João doou todos os bens da família e viveu na austeridade do deserto. Pregou um batismo de conversão e preparou realmente a vinda de Jesus. Foi João que batizou Cristo no Rio Jordão, quando Deus revelou a divindade de Jesus: “Este é o Meu Filho muito amado; no qual encontro o meu agrado” (Mc1,11).

Isabel, mãe de João estava próxima de dar á luz quando Nossa Senhora foi visitá-la e lhe perguntou como poderia ficar sabendo do nascimento da criança.

Isabel lhe respondeu que quando João nascesse acenderia uma fogueira bem grande e também mandaria erguer um mastro com uma boneca sobre ele. Assim Nossa Senhora ficaria sabendo que o bebê nasceu.

Por isso se chama “fogueira de São João”.

Pascom

Festas Populares

Forró, quadrilha, canjica e quentão. Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo. Chegaram as festas juninas. Em muitos lugares de nosso Brasil a motivação religiosa é o ponto de partida para bonitas manifestações culturais.

Dessa forma torna-se mais clara a presença visível da dimensão espiritual como iluminadora da vida cultural e social.

Neste ano em que comemoramos os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, é possível pensar a dimensão do lazer e dos festejos juninos como uma aplicação bem prática da ação dos fiéis leigos no âmbito cultural. Cabe, nesta circunstância, aquilo que a Constituição “Lumen Gentium” chama de encargo glorioso de trabalhar para que o plano divino da salvação atinja cada vez mais todos os homens, em quaisquer tempos e lugares.

Recorrendo outra vez ao Concílio, a Constituição “Gaudium et Spes” ensina bem o conceito de cultura entendido pela Igreja. Vale a pena lê-lo na íntegra:” A palavra cultura indica, em geral, todas as coisas por meio das quais o homem apura e desenvolve as múltiplas capacidades do seu espírito e do seu corpo; esforça-se por dominar, pelo estudo e pelo trabalho, o próprio mundo; torna mais humana com o progresso dos costumes e das instituições, a vida social, quer na família, quer na comunidade civil; e finalmente, no decorrer do tempo, exprime, comunica aos outros e conserva nas suas obras, as suas grandes experiências espirituais e aspirações, para que sejam de proveito a muitos e até á inteira humanidade.

Viver bem a vida cristã em todas as suas dimensões traz, como consequência, um “proveito a muitos e até á inteira humanidade”, diz o Concílio. Dessa forma, as vidas dos santos tão populares nesse mês de junho, tornam-se fios condutores para nossa própria alegria e para nosso testemunho.

Antônio, celebrado dia 13, reconhecido pelas suas belas e profundas pregações. Aprendamos com ele a fazer de nossa boca, poderoso instrumento para falar as coisas de Deus.

João Batista, cujo nascimento é comemorado dia 24, foi primo de Jesus e reconhecido como “o batizador”. Ele continua a nos convidar a preparar o caminho do Senhor por uma profunda e sincera conversão.

Por fim os apóstolos Pedro e Paulo, festejados dia 29, são as colunas da Igreja, que nos deixaram uma sólida base de fé, pelas suas atitudes, testemunhos e ensinamentos.

Nos alegremos sim, com as festas juninas e façamos delas, momentos privilegiados de evangelização.

Pascom

O Santo Mais Popular do Brasil

Nascido em Lisboa em agosto de 1195, Fernando de Bulhões ficou popular no Brasil com outro nome, o de Santo Antônio.

Quando Fernando ingressou na Ordem Franciscana em 1220 trocou seu nome para Antônio. Pregou em inúmeras cidades, da Itália á França, seus sermões eram populares, e a ele eram atribuídos feitos prodigiosos, crescendo assim sua fama de santidade.

Sempre com a saúde debilitada, Antônio estava a caminho de Pádua, na Itália, quando faleceu em 13 de junho de 1231. Em apenas 11 meses o Papa Gregório IX o canonizou no dia 13 de maio do ano seguinte.

Santo Antônio escreveu diversos textos doutrinários, tendo sido inclusive, declarado como doutor da Igreja. Sua veneração é muito popular em países latinos como o Brasil, sendo aqui o padroeiro dos pobres, o casamenteiro e também invocado em casos de objetos perdidos.

Pascom

sexta-feira, 8 de junho de 2012

O Mensageiro - Junho de 2012

O Mensageiro - Junho de 2012

Órgão Informativo da Paróquia Santa Terezinha

Patrocínio MG - Diocese de Patos de Minas

Clique nas Imagens e veja:

  

  

(Obs: para visualização das imagens em tamanho maior, clique com botão direito do mouse, e em abrir nova janela ou nova aba, quando a imagem abrir clique onde você quer ampliar).

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Corpus Christi

No dia de Corpus Christi, em Patrocínio MG, o dia amanheceu nublado, todo fechado, parecia que o céu estava mais próximo do altar, na porta da igreja matriz de Santa Terezinha onde foi celebrada a missa.

Iniciamos a missa que foi presidida por Pe. José Luís e concelebrada por Pe. José Ricardo e Pe. Jeferson (do Rio de Janeiro). Durante a segunda leitura a chuva começou a cair, alguns foram embora, outros se esconderam na igreja, mas muitos abriram suas sombrinhas e partilhando com o vizinho continuaram participando da celebração. Pe. Jeferson proclamou o evangelho e Pe. José Ricardo nos falou que diante de tudo que Jesus passou por nós, poderíamos então fazer um sacrifício por Jesus, ficando ali na chuva e terminarmos a missa.

Após a comunhão, saímos debaixo de chuva pelas ruas do bairro, a nossa frente ia Jesus, conduzido por Pe. José Luís e por Pe. José Ricardo, à medida que passava abençoava as famílias dos moradores das casas, por onde passávamos era só bênçãos decidas do céu.

Nosso trajeto foi feito em cima de um lindo tapete de cobertores, fruto da doação de muitos cristãos. Foram recolhidos e depois que secarem serão distribuídos para as famílias que precisam. Durante a caminhada Pe. Jeferson refletiu que a chuva poderia atrapalhar, mas também são graças que recebemos, portanto nas adversidades da vida, seja nas alegrias ou nas dificuldades que caminhemos sempre com Jesus.

Próximo da Igreja São Francisco a chuva parou, chegamos e tivemos a benção do Santíssimo. Abastecidos e alimentados voltamos para nossas casas.

Galeria de Fotos:

V Boi no Rolete

Paróquia Santa Terezinha realiza 5º Boi no Rolete neste domingo (10/06)

Foi realizada no último sábado (2), uma carreata pelas principais ruas da cidade para a divulgação do 5º Boi no Rolete, promovido pela Paróquia Santa Terezinha. Já tradicional na cidade, o Boi no Rolete é um dos eventos gastronômicos mais importantes da Diocese de Patos de Minas.

A edição de número cinco, será neste domingo (10) á partir das 12:00h no Rotary Clube de Patrocínio Brumado dos Pavões. Além do almoço, haverá um super bingo com vários prêmios e show com a dupla patrocinense, Adalto e Adriano.

Os ingressos estão sendo vendidos no Escritório Paroquial na Rua Oscar Rodart 901 - Fone (34) 3831-8654 e com membros das pastorais e movimentos no valor de R$12,00 reais.

Cartaz do Evento:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3